Como o selo verde impacta a indústria e a escolha de fornecedores

Entenda mais sobre a sustentabilidade corporativa, os selos verdes e como esses pontos impactam a indústria e a escolha de fornecedores!

 

Hoje, a sustentabilidade é uma necessidade nas empresas. A busca por uma cadeia produtiva mais sustentável, muito mais do que um investimento pontual, é um KPI — um indicador que a cada ano se torna mais relevante e importante.

Afinal, cada vez mais as instituições enxergam que a sustentabilidade é o único caminho para reverter os impactos da industrialização em massa dos últimos anos.

Líderes de negócios em todo o mundo e indústrias estão implementando estratégias inovadoras destinadas a promover a sustentabilidade em suas operações de negócios.

Dentro da crise climática em constante evolução, integrar práticas sustentáveis em um negócio nunca foi tão importante.

Por isso, o selo verde é essencial. Esse tipo de certificação atesta e destaca a responsabilidade sustentável das empresas.

Que tal entender mais sobre o assunto? Preparamos um guia básico definitivo sobre o tema. Confira!

Afinal, o que é um selo verde?

O termo “selo verde” é um conceito amplo que diz respeito a certificações que determinam o nível de responsabilidade sustentável de empresas.

Ou seja, são certificados que atestam que os tais negócios trabalham de forma ativa na redução dos impactos ao meio ambiente, em vários setores.

O objetivo dos selos verdes é deixar claro que determinada organização investe em processos e recursos que contribuam com o meio ambiente — desde ações que mitiguem os impactos da sua produção, até ações que estimulem a sustentabilidade em si.

Neste caso, podemos exemplificar empresas que investem no plantio de árvores ou na limpeza dos seus resíduos líquidos antes de serem descartados.

Quais os diferentes selos verdes?

Existem vários selos verdes que as empresas podem conquistar — emitidos tanto por instituições nacionais, quanto internacionais.

Estima-se que, hoje, existam mais de 700 selos verdes em todo o mundo, com cerca de 30 no Brasil.

Que tal conferir os principais? Separamos alguns deles para você entender:

ISO 14001

Provavelmente o principal certificado de sustentabilidade, e uma das mais requisitadas no mundo, comprova que a empresa certificada possui um sistema de gestão ambiental implementado.

É elaborado pela International Organization for Standardization (a ISO) e assegura que a organização possui práticas sustentáveis que realmente tragam resultados.

ISO 50001

Outro selo verde muito popular, a ISO 50001, que certifica empresas que tem como meta corporativa a redução das emissões de O2, com uso de políticas de energia moderna.

O intuito é melhorar a eficiência energética de forma geral, mas com um estandarte de sustentabilidade.

Green Dot

De origem europeia, refere-se ao nível de reaproveitamento de armazenamento de produtos. É muito utilizada na Europa, já que diz respeito a toda cadeia de reciclagem de uma empresa, bem como seus esforços para compensar o uso e descarte de embalagens.

Ecolmeia

Esse selo tem relação com a rede de fornecedores das empresas avaliadas. Ou seja, uma vez que você busque o Ecolmeia, a instituição vai examinar seus parceiros comerciais.

Por que é importante aderir à sustentabilidade?

A sustentabilidade é importante porque melhora a confiança de clientes, funcionários e investidores de uma empresa, ao mesmo tempo em que protege o meio ambiente.

Imagine que, a partir de hoje, não haja alterações nos processos de negócios que prejudiquem o meio ambiente.

Nesse caso, há uma alta probabilidade de que os recursos naturais se tornem obsoletos, os ecossistemas desmoronem e as mudanças climáticas sejam catastróficas.

Por exemplo, atividades comerciais como o uso excessivo de petróleo podem causar custos ambientais de curto e longo prazo.

Produtos que requerem petróleo podem prejudicar o meio ambiente através da poluição do ar e da água.

Como o petróleo não é renovável, compromete a capacidade das gerações futuras de atender às suas próprias necessidades com recursos valiosos e não renováveis.

Há muitos benefícios de curto e longo prazo em ter uma estratégia de negócios sustentável em vigor.

Alguns dos inúmeros benefícios de promover a sustentabilidade nos negócios incluem melhoria da eficiência energética, aumento da vantagem competitiva e redução de custos.

Por que é importante aderir à sustentabilidade corporativa?

A importância da sustentabilidade em uma cadeia de suprimentos vai além de ser verde.

Uma cadeia de suprimentos construída em uma plataforma sustentável cria mais oportunidades de parceria porque a responsabilidade ambiental é um ponto crucial na indústria atual.

Praticar a consciência ecológica em todos os aspectos do seu negócio melhora sua reputação e legitima ainda mais sua organização.

Ou seja, contar com fornecedores e parceiros comerciais adeptos de selos verdes (bem como adotá-los em sua própria organização), é uma maneira de consolidar seu negócio para o mercado como uma opção confiável.

Uma cadeia de suprimentos sustentável também ajuda a melhorar a produtividade e, ao mesmo tempo, economizar dinheiro.

Ao usar técnicas e recursos sustentáveis, você aumenta a eficiência de edifícios, veículos e máquinas com uma economia significativa de custos.

E claro, se coloca em compliance com a demanda crescente por mais ações eficazes voltadas à sustentabilidade.

 

E você, gostou de aprender mais sobre o tema?

Para seguir aprendendo sobre gestão eficiente e sustentável de cadeia de suprimentos, bem como gerenciamento de fornecedores, é só continuar de olho em nosso blog.

Uma dica é conferir o post sobre o que é cadeia de valor e o papel do setor de compras nele. Confira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Software para homologação de empresas com mais de 20 fontes de verificação.

Nos acompanhe

Entre em contato

Telefone: (11) 4280-8482

E-mail: contato@uqualifyapp.com

© U-qualify – Todos os direitos reservados 2020-2021.