Entenda como o supply chain 4.0 vai mudar o mercado e as tendências desse movimento que vai modernizar a cadeia de suprimentos
O supply chain 4.0 já se tornou uma parte estratégica e integrante das atividades operacionais em muitos setores, incluindo logística, varejo, agricultura, manufatura e muito mais. Mas você sabe como a disrupção está atingindo esses setores?
Veja bem, já explicamos aqui no blog um pouco mais sobre o conceito de supply chain 4.0 e como se difere do modelo atual.
A cadeia de suprimentos tradicional baseia-se em uma operação linear em um ambiente previsível e consistente.
No entanto, os tempos de incerteza atuais exigem a adoção de um novo modelo de cadeia de suprimentos que permita que as organizações sejam mais responsivas e ágeis para sobreviver e liderar o mercado.
Supply Chain 4.0 é a aplicação da Inteligência das Coisas, big data combinada com data science, conectividade digital e muitas outras tecnologias inteligentes trazidas pela quarta revolução industrial.
Agora que já introduzimos o conceito, que tal ficar para conferir as tendências que prometem modelar o supply chain 4.0 através de vários setores do mercado. Veja só!
Tendências do Supply Chain 4.0 pelos diferentes setores
Hoje, o Supply Chain 4.0 é uma necessidade especialmente por conta do mercado volátil atual. Entre as mudanças vistas em diferentes setores do mercado, podemos mapear:
Manufatura
As tecnologias digitais podem ajudar a mitigar as interrupções causadas pela pandemia, aumentando a eficiência operacional e proporcionando a continuidade produtiva.
Por exemplo, algoritmos de machine learning e tecnologia visual podem conduzir inspeções automáticas de qualidade, analisando a conformidade em pedidos.
Logística
Logística inteligente alimentada por conectividade, análises avançadas e soluções de automação abrangem a otimização de rotas e programação de veículos.
Além disso, a pandemia e a crise de fornecedores aumentaram a necessidade de utilizar veículos autônomos para entregar mercadorias e minimizar as interações físicas.
Varejo
O supply chain 4.0, movido por processos inteligentes baseados em dados, fornece aos varejistas uma transparência aprimorada, incluindo aquisição de matéria-prima, produção e entrega final.
Ao adotar processos inteligentes e data-driven, as empresas de varejo podem não apenas gerenciar o estoque de maneira eficaz e atender às expectativas dos consumidores, mas também sincronizar o compartilhamento de informações em toda a cadeia de suprimentos.
Tendências do Supply Chain 4.0: o que pode agregar às empresas?
A digitalização das cadeias de abastecimento permite que as empresas atendam aos novos requisitos dos clientes, aos desafios de um mercado volátil, bem como às expectativas de melhoria da eficiência.
Com o supply chain 4.0, sua empresa pode se tornar:
Mais rápida
Os novos métodos de entrega reduzem o tempo de entrega de maneira significativa.
Hoje, é possível utilizar abordagens avançadas baseadas em previsão (com uma mistura de análise preditiva de dados de mercado e do chão de fábrica), permitindo uma melhor aplicação da manutenção preventiva.
Além disso, para o futuro, será comum ver movimentos como o de “remessa preditiva” (os produtos são enviados antes mesmo do cliente realizar um pedido).
Mais precisa
A próxima geração de sistemas de gerenciamento fornece transparência em tempo real em toda a cadeia de suprimentos.
Por isso, veremos plataformas que “aprendem” a identificar automaticamente os riscos ou exceções e mudam os parâmetros da cadeia de suprimentos, em uma abordagem de aprendizado de ciclo fechado.
Isso permite uma tomada de decisão mais rápida e precisa sobre as operações logísticas e que envolvem a cadeia produtiva, evitando riscos consideráveis.
Mais eficiente
A eficiência na cadeia de suprimentos é impulsionada pela automação de tarefas operacionais e da etapa de planejamento.
Hoje, robôs lidam com o material (como paletes e caixas) de forma totalmente automática ao longo do processo de armazenamento — do recebimento até o armazenamento para separação, embalagem e envio.
E aí, gostou de aprender mais sobre as tendências do supply chain 4.0? Esse é um movimento de transformação digital que visa modernizar a cadeia de suprimentos.
Hoje, em um mercado calejado após uma pandemia traumática, é preciso que as empresas e seu supply chain sejam flexíveis às mudanças drásticas de consumo e operações.
Como sobreviver em um cenário tão instável?
Com todo poder da tecnologia, que capacita seu negócio a se adaptar rapidamente às necessidades emergentes do mercado.
Soluções inovadoras, como o próprio U-qualify, um software de automatização da qualificação de fornecedores, são ideais para as empresas!
Que tal dar o primeiro passo no estabelecimento do supply chain 4.0, conquistando uma significativa vantagem competitiva diante dos competidores?
Então experimente o U-qualify gratuitamente e conheça todos os benefícios da nossa ferramenta!