Supply chain 4.0: quais são as tendências de mercado?

Entenda como o supply chain 4.0 vai mudar o mercado e as tendências desse movimento que vai modernizar a cadeia de suprimentos

O supply chain 4.0 já se tornou uma parte estratégica e integrante das atividades operacionais em muitos setores, incluindo logística, varejo, agricultura, manufatura e muito mais. Mas você sabe como a disrupção está atingindo esses setores?

Veja bem, já explicamos aqui no blog um pouco mais sobre o conceito de supply chain 4.0 e como se difere do modelo atual.

A cadeia de suprimentos tradicional baseia-se em uma operação linear em um ambiente previsível e consistente.

No entanto, os tempos de incerteza atuais exigem a adoção de um novo modelo de cadeia de suprimentos que permita que as organizações sejam mais responsivas e ágeis para sobreviver e liderar o mercado.

Supply Chain 4.0 é a aplicação da Inteligência das Coisas, big data combinada com data science, conectividade digital e muitas outras tecnologias inteligentes trazidas pela quarta revolução industrial.

Agora que já introduzimos o conceito, que tal ficar para conferir as tendências que prometem modelar o supply chain 4.0 através de vários setores do mercado. Veja só!

Tendências do Supply Chain 4.0 pelos diferentes setores

Hoje, o Supply Chain 4.0 é uma necessidade especialmente por conta do mercado volátil atual. Entre as mudanças vistas em diferentes setores do mercado, podemos mapear:

Manufatura

As tecnologias digitais podem ajudar a mitigar as interrupções causadas pela pandemia, aumentando a eficiência operacional e proporcionando a continuidade produtiva.

Por exemplo, algoritmos de machine learning e tecnologia visual podem conduzir inspeções automáticas de qualidade, analisando a conformidade em pedidos.

Logística

Logística inteligente alimentada por conectividade, análises avançadas e soluções de automação abrangem a otimização de rotas e programação de veículos.

Além disso, a pandemia e a crise de fornecedores aumentaram a necessidade de utilizar veículos autônomos para entregar mercadorias e minimizar as interações físicas.

Varejo

O supply chain 4.0, movido por processos inteligentes baseados em dados, fornece aos varejistas uma transparência aprimorada, incluindo aquisição de matéria-prima, produção e entrega final.

Ao adotar processos inteligentes e data-driven, as empresas de varejo podem não apenas gerenciar o estoque de maneira eficaz e atender às expectativas dos consumidores, mas também sincronizar o compartilhamento de informações em toda a cadeia de suprimentos.

Tendências do Supply Chain 4.0: o que pode agregar às empresas?

A digitalização das cadeias de abastecimento permite que as empresas atendam aos novos requisitos dos clientes, aos desafios de um mercado volátil, bem como às expectativas de melhoria da eficiência.

Com o supply chain 4.0, sua empresa pode se tornar:

Mais rápida

Os novos métodos de entrega reduzem o tempo de entrega de maneira significativa.

Hoje, é possível utilizar abordagens avançadas baseadas em previsão (com uma mistura de análise preditiva de dados de mercado e do chão de fábrica), permitindo uma melhor aplicação da manutenção preventiva.

Além disso, para o futuro, será comum ver movimentos como o de “remessa preditiva” (os produtos são enviados antes mesmo do cliente realizar um pedido).

Mais precisa

A próxima geração de sistemas de gerenciamento fornece transparência em tempo real em toda a cadeia de suprimentos.

Por isso, veremos plataformas que “aprendem” a identificar automaticamente os riscos ou exceções e mudam os parâmetros da cadeia de suprimentos, em uma abordagem de aprendizado de ciclo fechado.

Isso permite uma tomada de decisão mais rápida e precisa sobre as operações logísticas e que envolvem a cadeia produtiva, evitando riscos consideráveis.

Mais eficiente

A eficiência na cadeia de suprimentos é impulsionada pela automação de tarefas operacionais e da etapa de planejamento.

Hoje, robôs lidam com o material (como paletes e caixas) de forma totalmente automática ao longo do processo de armazenamento — do recebimento até o armazenamento para separação, embalagem e envio.

 

E aí, gostou de aprender mais sobre as tendências do supply chain 4.0? Esse é um movimento de transformação digital que visa modernizar a cadeia de suprimentos.

Hoje, em um mercado calejado após uma pandemia traumática, é preciso que as empresas e seu supply chain sejam flexíveis às mudanças drásticas de consumo e operações.

Como sobreviver em um cenário tão instável?

Com todo poder da tecnologia, que capacita seu negócio a se adaptar rapidamente às necessidades emergentes do mercado.

Soluções inovadoras, como o próprio U-qualify, um software de automatização da qualificação de fornecedores, são ideais para as empresas!

Que tal dar o primeiro passo no estabelecimento do supply chain 4.0, conquistando uma significativa vantagem competitiva diante dos competidores?

Então experimente o U-qualify gratuitamente e conheça todos os benefícios da nossa ferramenta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Software para homologação de empresas com mais de 20 fontes de verificação.

Nos acompanhe

Entre em contato

Telefone: (11) 4280-8482

E-mail: contato@uqualifyapp.com

© U-qualify – Todos os direitos reservados 2020-2021.