Setor de compras: organizando a casa para 2022

Entenda quais tendências vão transformar o setor de compras em 2022 e quais ações sua empresa pode tomar para se manter à frente da concorrência!

Aos poucos, o mundo se recupera dos efeitos da pandemia. Para o setor de compras, significa que 2022 é um ano de transformações, especialmente na forma da empresa lidar com fornecedores e gerenciar a cadeia de suprimentos.

No entanto, a principal preocupação dos profissionais do setor de compras é saber como sair da crise atual da melhor maneira, desenhando estratégias bem-sucedidas para otimizar os resultados corporativos.

Nesse cenário, o setor de compras precisa tanto se preparar para o futuro, como olhar para o passado recente em busca de respostas.

Como organizar a casa para os desafios de 2022? E como a sua empresa pode mitigar os impactos de disrupções futuras, como o Covid-19 provou ser?

Sem dúvidas, é preciso proteger suas cadeias de suprimentos e gerar valor para recuperar as perdas recentes.

Nesse artigo, vamos te explicar um pouco mais sobre o assunto, abordando algumas tendências que podem ser valiosas para o setor de compras em 2022. Confira!

Como organizar o setor de compras em 2022? Confira 5 tendências de mercado

Afinal, o que vem aí no setor de compras que pode impactar o mercado e transformar as operações?

Alguns dos conceitos que podem ser considerados tendências nós já abordamos aqui no blog, como Supply Chain 4.0 e metodologias ágeis.

No entanto, há muito mais a conferir. Algumas dessas tendências, inclusive, já começam a ser implementadas na rotina de trabalho das empresas, impactando suas operações desde o dia 1.

Que tal conferir as principais e entender como elas podem ajudar o seu setor de compras? Confira!

1# Sustentabilidade

Cada vez mais empresas irão priorizar práticas sustentáveis. Não apenas porque é a coisa certa a fazer e tem um impacto social positivo, mas também por causa dos benefícios resultantes da redução de custos que acompanha essa transformação.

Vivemos em anos nos quais a preocupação acerca de questões sociais e ambientais está em alta — inclusive, é um dos fatores que direciona o consumidor.

Hoje, os consumidores preferem comprar de marcas engajadas com causas ambientais e que se engajam em iniciativas de redução do impacto de suas operações.

Na prática, isso se reflete muito na forma como a empresa conduz suas cadeias de suprimentos.

Para o futuro próximo, as companhias precisarão de um pensamento voltado para a logística verde, firmando um compromisso em encontrar fornecedores sustentáveis ​​e uma mudança em direção a cadeias de abastecimento circulares.

Como resultado, as organizações se beneficiarão com o aumento da fidelidade do cliente.

2# Trabalho remoto

Saindo um pouco do processo em si e discutindo a forma de desempenhar o trabalho: em 2022, uma das principais tendências continuará sendo o trabalho remoto.

Para o setor de compras, isso representa uma coisa: aquisições indiretas.

Ou seja, a criação de políticas e boas práticas de compras relacionadas ao home office ou anywhere office praticado pelos funcionários.

Por um lado, é uma notícia boa, já que a empresa vai reduzir a necessidade de investir em materiais de escritório, por exemplo.

No contexto dos processos, o trabalho remoto significa uma mudança na gestão de processos.

Será necessário desenvolver e implementar novas políticas de compras, negociação e gestão de contratos que simplifiquem o dia a dia.

3# Uso de softwares inteligentes para automação de tarefas

É claro que o trabalho remoto e a necessidade de reinventar os processos do setor de compras — inclusive para comportar táticas de sustentabilidade — vai além de simplesmente definir boas práticas.

É necessário investir em tecnologia: softwares inteligentes que podem automatizar tarefas do setor, liberando a carga operacional dos ombros de seus funcionários para que eles possam desempenhar funções mais estratégicas.

Quer um exemplo? Temos o perfeito:

O U-qualify, um software inteligente de automação do processo de homologação e qualificação de fornecedores.

Sabe aquele processo demorado de qualificação, que um (e às vezes mais!) funcionário passa horas ou dias, buscando atualizar o cadastro de seus parceiros comerciais?

Normalmente, sua principal tarefa é validar os certificados e documentação dos fornecedores, verificando em fontes oficiais (como no site das certificações) para conferir se ainda estão dentro da validade ou foram renovadas.

Em empresas com dezenas ou centenas de fornecedores, esse processo pode ser muito complexo.

Com o U-qualify, você realiza tudo isso de maneira automática!

O U-qualify permite que você suba toda sua base de fornecedores no sistema, crie seu próprio layout de regras e certificações para que o software — sozinho — realize a verificação de conformidade.

Tudo isso de maneira automática, em mais de 20 fontes oficiais de verificação.

Esse, porém, é apenas um dos exemplos do potencial da tecnologia dentro do setor de compras — algo que, para 2022, pode ser essencial para diferenciar sua operação dos concorrentes.

 

E aí, gostou do conteúdo e de compreender um pouco mais sobre as tendências que vão influenciar o setor de compras em 2022? Esperamos que essas dicas ajudem seu negócio!

Para mais dicas como essas, tanto sobre o setor de compras, como gestão de fornecedores, é só seguir de olho aqui no blog da U-qualify!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Software para homologação de empresas com mais de 20 fontes de verificação.

Nos acompanhe

Entre em contato

Telefone: (11) 4280-8482

E-mail: contato@uqualifyapp.com

© U-qualify – Todos os direitos reservados 2020-2021.