Entenda tudo sobre a previsão de demanda e como ela afeta seu negócio

Entenda tudo sobre previsão de demanda, a importância dessa ferramenta e como sua aplicação pode beneficiar toda cadeia produtiva da sua empresa!

Para aumentar a lucratividade, as cadeias de suprimentos precisam ser o mais eficientes possível. Com uma boa previsão de demanda, é possível garantir que seu supply chain sirva de apoio estratégico para o seu negócio, assegurando estoque e mantendo (ou aumentando) as receitas.

Mas o que é previsão de demanda e por que é tão importante?

Bom, na prática, trata-se de um divisor de águas para o seu negócio.

Seu objetivo principal é garantir que as empresas atendam à demanda esperada dos clientes, mas pode ser usado para muito mais.

Neste conteúdo, você vai entender o que é previsão de demanda, como funciona para prevê-la e sua importância em um negócio. Vamos lá?

O que é previsão de demanda?

A previsão da demanda é um processo da gestão da cadeia de suprimentos, onde realiza-se um planejamento que analisa a demanda dos clientes com base em dados históricos de vendas.

Ao estimar quantos produtos sua empresa vai vender, separando-os por categorias e canais (bem como outras classificações), torna-se mais fácil garantir que eles sejam entregues, assegurando a satisfação dos clientes, bem como melhorando a organização da sua cadeia produtiva.

Na prática, a previsão de demanda ajuda as empresas a entender, prever e planejar melhor seus produtos e tomar melhores decisões de negócios.

Assim, é um planejamento eficiente e muito útil, que garante oferta suficiente para atender às demandas do cliente.

Além disso, trata-se de uma inteligência de negócios das mais importantes, pois impacta no trabalho de todos os setores envolvidos com o supply chain, como o setor de compras, estoque, logística e distribuição.

Como funciona a previsão de demanda em uma empresa?

Existem diferentes tipos de previsão de demanda: manual, passiva, ativa, entre outros. Todas funcionam de formas diferentes e são elaboradas seguindo práticas próprias.

No entanto, o intuito é sempre o mesmo, utilizar a inteligência de dados para prever o nível de demanda de seus clientes e antecipar as necessidades do negócio.

Em geral, a previsão é feita por profissionais responsáveis pelo setor de Compras ou pela cadeia de suprimentos da empresa, utilizando métodos estatísticos e cálculos baseados em dados históricos.

O resultado ainda pode contar com insights vindos do setor de Vendas (novos negócios fechados para os próximos meses) e Marketing (novas ações de comunicação que podem maximizar as vendas), Produto e mesmo do Financeiro.

Assim, esses profissionais poderão se basear nos dados, insights, KPIs e prever o cenário para um determinado período.

A forma como o processo é conduzido depende muito da empresa, mas o ideal é contar com tecnologias que possam processar dados transacionais e utilizar recursos de Machine Learning para, continuamente, melhorar o cálculo da previsão.

Como a previsão de demanda ajuda sua empresa?

O objetivo da previsão de demanda é encontrar um equilíbrio entre ter níveis de estoque suficientes para atender às necessidades do cliente sem que haja um excedente.

Uma ampla variedade de fatores pode influenciar a demanda, incluindo mudanças na força de trabalho, mudanças econômicas, clima severo, desastres naturais ou eventos de crise global.

Assim, a previsão ajuda a entender esses fenômenos e eventos de maneira antecipada, possibilitando que a empresa se prepare para o futuro e organize seus processos de acordo com os dados da empresa.

Mas e os benefícios? Bom, falamos de várias vantagens para a sua organização, além de um melhor atendimento ao cliente, mas também impulsionando melhorias em toda operação.

Entre os principais, podemos citar:

1# Menos incerteza produtiva

A incerteza é sempre um aspecto negativo quando a relacionamos à gestão da cadeia de suprimentos. É uma característica que dificulta a tomada de decisões, causa atrasos e afeta a confiança das partes interessadas.

A previsão de demanda pode reduzir a incerteza, garantindo que as funções relacionadas à oferta tenham recursos adequados e que os líderes estejam mais bem informados para tomar decisões eficazes que incentivem o crescimento e o progresso.

2# Infraestrutura aprimorada

Antecipar altos e baixos na demanda é essencial para a integridade de sua infraestrutura de fornecimento.

A previsão de demanda oferece suporte à gestão de supply chain, otimizando a capacidade, o reabastecimento de estoque e o gerenciamento dos funcionários no chão de fábrica.

#3 Menor necessidade de manter estoque de segurança

A conta é simples: quanto mais estoque em seu depósito, mais lento para girá-lo e maior o impacto em seus resultados.

A previsão de demanda reduz a necessidade de estoque de segurança, para que você possa reduzir os custos de estoque enquanto se concentra nos produtos mais rentáveis.

4# Produtos disponíveis por mais tempo

A previsão de demanda significa que mais produtos estarão disponíveis a maior parte do tempo, o que pode ser um grande benefício para a manutenção da sua base de clientes.

Melhorar o atendimento por meio de uma previsão de demanda precisa pode melhorar a imagem da sua marca no mercado, incentivando ações espontâneas como as recomendações boca a boca.

5# Melhora sua logística

A oferta e a demanda afetam todos os aspectos do processo da cadeia de suprimentos.

Por exemplo, ser capaz de prever a demanda de um determinado produto permitirá que os líderes logísticos tenham tempo para garantir mão de obra suficiente para realizar o envio das mercadorias para os clientes.

Sem isso, os pedidos podem atrasar e prejudicar a imagem e o caixa da sua empresa.

 

E você, gostou de aprender mais sobre previsão de demanda e sua importância para um negócio?

Esperamos que esse conteúdo tenha esclarecido tudo sobre o assunto, bem como transpareça o quão essencial é aplicá-lo em sua gestão de cadeia de suprimentos.

Agora, que tal seguir aprendendo sobre temas do tipo, bem como dicas de gestão de supply chain e fornecedores? Siga acompanhando o blog da U-qualify!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Software para homologação de empresas com mais de 20 fontes de verificação.

Nos acompanhe

Entre em contato

Telefone: (11) 4280-8482

E-mail: contato@uqualifyapp.com

© U-qualify – Todos os direitos reservados 2020-2021.