Conhecendo os principais indicadores do Supply Chain

Entenda quais são os principais indicadores do Supply Chain e porque é importante monitorá-los. Confira!

Mais do que nunca, os líderes de negócios reconhecem que as organizações de alto desempenho são impulsionadas por duas coisas: um supply chain eficiente e por dados.

Por isso, não é novidade quando um expert fala que a medição, o monitoramento e a divulgação dos números que mais importam dentro do negócio deve ser parte de sua cultura.

Quando falamos de supply chain, trata-se da cadeia de processos mais importante dentro do contexto empresarial. Por isso mesmo, por ser um ecossistema tão complexo e delicado, carece de controle.

Nesse sentido, realizar o monitoramento dos processos e seus resultados, bem como da qualidade na prestação de serviço de parceiros e fornecedores, é tão importante.

Mas como fazer esse monitoramento? O principal aqui não é saber “como”, mas sim “o quê”.

Neste blogpost, separamos alguns dos principais indicadores de performance que sua empresa pode monitorar em busca de um supply chain mais eficiente. Aprenda tudo a seguir!

Quais KPIs de Supply Chain minha empresa deve monitorar?

O desafio ao gerenciar seu estoque e sua cadeia de suprimentos é encontrar o equilíbrio certo entre o nível de estoque e a satisfação das necessidades de seus clientes.

Teoricamente, para atender 100% das necessidades do seu cliente o tempo todo, e para enfrentar todas as possibilidades (atrasos, greves, problemas de qualidade, etc), você precisaria ter um estoque infinito.

Seu objetivo será, portanto, encontrar o equilíbrio certo entre a disponibilidade do cliente e a rotação de estoque.

Este é o desafio para todas as empresas que lidam com a rotatividade de insumos e produtos em seu estoque e que precisam melhor planejar a cadeia produtiva.

E então, você já sabe por onde começar a monitorar o seu supply chain?

O ideal é estabelecer KPIs, que são métricas que indicam o nível de sucesso da operação em determinadas direções.

O supply chain é, como mencionamos, um ecossistema. Logo, ele é diferente de negócio para negócio. Por isso, são múltiplas as métricas que podem ser mapeadas.

A seguir, apresentamos as principais. Confira!

 

1# Desempenho dos Pedidos – Perfect Order

Facilmente a métrica mais importante para medir a eficácia de uma cadeia de suprimentos, o KPI de Perfect Order é um composto de várias métricas importantes que fornecem informações sobre múltiplas áreas do processo de atendimento de pedidos.

Ele também pode ajudá-lo a rastrear suas operações de armazenamento e entrega, gerenciar custos e avaliar a satisfação do cliente.

Alguns dos componentes mais importantes do KPI de Perfect Ordem incluem:

  • Entrega no prazo: determine a porcentagem de entregas de vendas feitas no prazo.
  • Entrega completa: acompanhe a porcentagem de entregas de vendas feitas corretamente, ou seja, o cliente certo recebeu o pacote certo.
  • Entrega sem danos: calcular o número de pedidos que chegaram em perfeitas condições ao cliente.
  • Documentação precisa: meça a porcentagem de entregas de vendas que foram entregues aos clientes com documentação precisa. Esses documentos incluem principalmente faturas, DANFE, etiquetas, entre outros.

O KPI de Perfect Order pode ajudá-lo a determinar a satisfação do cliente.

Por exemplo, se você tiver uma porcentagem baixa de entregas no prazo ou sem danos, isso indica que seus clientes estão recebendo pedidos em atraso.

Esses componentes também revelarão custos adicionais incorridos ao dar reembolsos e oferecer devoluções aos clientes.

 

2# Tempo de Ciclo do Pedido do Cliente

O tempo do ciclo do pedido do cliente fornece informações importantes relacionadas ao serviço e à capacidade de resposta do supply chain.

Ele descreve o período entre o momento em que um pedido é recebido e o momento em que é entregue com sucesso ao cliente.

Nesse caso, é um KPI que serve de guarda-chuva para vários outros e pode revelar problemas importantes.

Examinar outras métricas vitais, como tempos de faturamento, contas a pagar e contas a receber, pode ajudá-lo a encontrar a causa.

 

3# Rotatividade do Estoque

A rotatividade de estoque é outro KPI de supply chain que revela informações sobre quantas vezes todo o seu estoque é vendido dentro de um período específico.

O giro do estoque, como também é conhecido, pode ajudá-lo a medir a eficiência do atendimento, das operações de marketing e vendas e dos processos de produção.

 

4# Margem Bruta de Retorno sobre Investimento

A margem bruta de retorno sobre o investimento é um KPI importante que revela informações sobre a lucratividade de uma empresa.

Ele mostra a quantidade exata de dinheiro obtida a partir de uma quantidade especificada de investimento em estoque.

Você pode identificar itens de baixa movimentação em seu inventário rastreando esse KPI em regime mensal, e usar essas informações para melhorar o planejamento, a produção e as operações de armazenamento de sua empresa.

 

5# Entrega no prazo

Uma entrega pontual acontece quando um pedido chega ao destinatário no prazo, e isso é cada vez mais importante com demandas mais altas diminuindo as janelas de entrega.

Normalmente, as empresas definem uma porcentagem mínima para entregas dentro do prazo — o que afeta não apenas o despacho dos pedidos, mas toda cadeia produtiva e as exigências para com fornecedores.

Isso significa que várias partes móveis, de estoque a transportadores e operadores de logística, fornecedores e emissores de documentação, devem estar funcionando de forma congruente, o que é difícil sem boas soluções de integração.

E você, gostou de aprender mais sobre o assunto?

Entender como controlar seu supply chain é essencial para desenvolver uma operação eficiente, econômica e que contribua para uma melhor experiência do cliente.

Para seguir aprendendo sobre o tema, é só continuar de olho nas novidades do nosso blog.

 

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Software para homologação de empresas com mais de 20 fontes de verificação.

Nos acompanhe

Entre em contato

Telefone: (11) 4280-8482

E-mail: contato@uqualifyapp.com

© U-qualify – Todos os direitos reservados 2020-2021.