Sim: a escolha do fornecedor reflete em toda a cadeia de produtos e serviços

Entenda como melhorar a escolha de fornecedores para otimizar e conseguir melhores resultados em sua cadeia de produtos e serviços!

Sente que falta eficiência e sobram custos em sua operação? Provavelmente, você tem um problema na sua cadeia de produtos e serviços — e o culpado é a escolha dos fornecedores.

Mas como assim?

Bom, muito se fala sobre a importância estratégica de estruturar uma boa cadeia de produtos e serviços. É crucial estabelecer processos modernos e contar com tecnologias facilitadoras e otimizadoras.

No entanto, muitas empresas falham em melhorar justamente um dos procedimentos considerados como pilar dessa parte do negócio: a escolha de fornecedores.

Presos aos mesmos conceitos de qualificação e critérios de escolha, a empresa acaba não possuindo uma rede de parceiros qualificada o suficiente. Isso pode impactar o negócio de várias formas, inclusive com grandes perdas financeiras.

Nesse conteúdo, vamos te explicar mais sobre o assunto e mostrar como a escolha dos fornecedores é essencial no sucesso da sua cadeia de produtos e serviços. 

Vamos lá?

Relembrando: o que é a cadeia de produtos e serviços?

A cadeia de produtos e serviços é o conjunto de processos estritamente ligados à atuação operacional da empresa. Ela compreende todos os processos (da produção de bens ou serviços) de uma organização, que resultam em transformação.

É também conhecida como “cadeia produtiva”, referindo-se aos processos primários da empresa. A “transformação” antes mencionada trata-se da transformação de bens, matérias-primas e insumos em produtos ou serviços.

Esse processo pode ser composto de vários outros, seja com trabalho artesanal, com auxílio de maquinário, automatizado ou completamente robotizado.

O produto ou serviço final apenas se dá nas últimas etapas de sua jornada, na hora de distribuí-los e comercializá-los.

O conceito pode até lembrar a definição de cadeia de suprimentos, mas saiba que se tratam de estratégias diferentes.

Enquanto a cadeia de suprimentos tem o foco em uma empresa específica, que coordena todos os processos (do fornecimento da matéria até o cliente final), a cadeia de produtos engloba diversas empresas.

Assim, diferentes segmentos se relacionam em uma série de estratégias para melhor produção e transformação de um produto.

A importância da cadeia de produtos e serviços

Lidar com as demandas de um mercado cada vez mais exigente é complicado. Se por um lado o conceito de “cadeia de produtos e serviços” veio para somar, por outro é preciso de cuidado para que ele funcione.

Ou seja, é necessário garantir o funcionamento dessa cadeia.

Com isso, é possível que a empresa mantenha um fluxo produtivo e de distribuição capaz de lidar com as necessidades do cliente final — bem como suas variações.

Como você pôde entender, a cadeia produtiva é como uma rede que depende de incontáveis players para ser bem-sucedida.

Aparar as arestas de comunicação e contar com uma carteira de parceiros comerciais qualificados é, portanto, uma obrigação para o sucesso global da operação.

Como a escolha de fornecedores pode afetar a cadeia de produtos e serviços?

A escolha de fornecedores é um processo que necessita de muito mais atenção do que normalmente se dá, sabia?

Sem uma boa gestão de fornecedores, sua empresa corre o risco de sofrer com várias mazelas corporativas, como ociosidade produtiva, prejuízos financeiros e danos à imagem da marca.

Tudo por conta de atrasos e falta de comprometimento de fornecedores despreparados, escolhidos com base em argumentos rasos (como “preço” ou “proximidade”).

Para o sucesso da sua cadeia de produtos ou serviços, é preciso de mais.

Por isso, o processo de escolha de fornecedores é tão importante.

Compreender as qualificações da cada empresa, suas possibilidades diante do seu nível de demanda e, principalmente, seu nível de qualificação.

É por isso que muitas empresas já buscam compreender um possível fornecedor avaliando sua competência além da superfície.

Ou seja, com a checagem de documentos e certificados que comprovem sua qualidade nos mais diferentes aspectos do trabalho, desde como ele gerencia o escritório até o padrão de qualidade do chão de fábrica.

Normalmente, o que dificulta esse processo (e ocasiona os problemas com fornecedores) é a complexidade do processo de escolha de fornecedores.

Realizar a sua qualificação e homologação, de forma manual, pode exigir muitas horas dos seus funcionários. Apenas as consultas por documentação, por exemplo, já podem ser o suficiente para arruinar um dia de trabalho inteiro!

Mas você sabia que existe uma solução?

O U-qualify é uma plataforma inteligente que automatiza todo processo de homologação e qualificação de fornecedores.

Ou seja, de forma automática, o software busca em mais de 20 fontes oficiais (em consultas registradas) se o fornecedor está em conformidade com seu compliance.

Além disso, você pode personalizar esse template de regras, de modo que basta apenas acionar o software para realizar a pesquisa — além disso, essa ação pode ser feita de forma periódica, com monitoramento da própria plataforma.

Que tal poupar custos e potencializar toda a atuação da sua cadeia de produtos ou serviços com um melhor processo de escolha de fornecedores?

Teste o U-qualify gratuitamente agora mesmo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Software para homologação de empresas com mais de 20 fontes de verificação.

Nos acompanhe

Entre em contato

Telefone: (11) 4280-8482

E-mail: contato@uqualifyapp.com

© U-qualify – Todos os direitos reservados 2020-2021.