O que é e qual a importância da Gestão de Contratos em sua empresa

Conheça tudo sobre Gestão de Contratos, sua importância e como pode melhorar os resultados e reduzir os riscos em sua empresa!

À medida que o Supply Chain se desenvolve, encontrar maneiras de mitigar riscos e garantir operações contínuas e, ao mesmo tempo, maximizar o valor se tornou uma prioridade para as empresas. Nesse ponto, uma boa Gestão de Contratos é essencial.

O processo de gerenciamento de contratos é uma parte importante desses esforços e, se feito de maneira adequada, pode economizar tempo, melhorar o desempenho competitivo e tornar mais resiliente e versátil a cadeia de suprimentos da empresa.

Tudo isso, claro, serve para impulsionar os resultados financeiros da organização.

Ao investir o tempo e os recursos necessários para compreender e otimizar seu processo de Gestão de Contratos, você garante que sua empresa esteja mais protegida contra riscos desnecessários.

Desse modo, sua organização se coloca pronta para aproveitar as vantagens de um Supply Chain bem estruturado, com várias oportunidades de construção de relacionamento.

O que é Gestão de Contratos?

A gestão de contratos é um braço da Gestão de Fornecedores, de forma que é utilizada tanto por compradores como vendedores. Seus objetivos são gerenciar as expectativas e relacionamentos com clientes e fornecedores, controlar riscos e custos e contribuir para a lucratividade e o sucesso organizacional.

Na prática, a gestão de contratos vai muito além da elaboração do documento, mas engloba tudo.

Desde o estabelecimento do negócio e a confirmação de sua necessidade, até a gestão de relacionamento e a análise de desempenho.

É crescente a necessidade das empresas em estabelecerem um processo de gestão de contratos eficiente. Entre elas, destacamos:

  • Atualização de requisitos regulatórios;
  • Maior complexidade no fechamento de contratos;
  • Aumento de conformidade e das necessidades analíticas;
  • Pressão cada vez mais para conquistar a redução de custos;
  • Necessidade de melhorar o desempenho financeiro e operacional;
  • Necessidade crescente de automatizar e melhorar os processos contratuais.

Você identificou algum deles em sua empresa? É sinal de que você precisa estabelecer uma política renovada de gestão de contratos!

Como funciona?

A gestão de contratos é um campo do gerenciamento estratégico realmente muito amplo e diverso. É possível afirmar que cada empresa cria o seu processo, de acordo com suas necessidades e capacidades financeiras.

No entanto, podemos abordar algumas das etapas que são essenciais para a gestão de contratos. Que tal conferir?

Iniciação

Duas ou mais partes expressam interesse em estabelecer uma relação comercial. É aqui que surge a necessidade de um contrato.

Negociação e Criação do Contrato

Essas duas etapas estão interligadas, já que as partes que negociam um contrato geralmente redigem o contrato de maneira iterativa, à medida que enviam o documento de um lado para outro no decorrer de várias rodadas de negociações.

Aprovação e Execução

Uma vez que cada parte concorda que o contrato é satisfatório, representantes autorizados assinam o acordo, o contrato entra em vigor e as partes são obrigadas a responder por seus termos.

Renovação ou Rescisão

Frequentemente, os contratos são válidos apenas por um período específico.

Como um contrato com prazo limitado se aproxima do fim desse prazo, cada parte precisa revisar não apenas o acordo, mas também a relação comercial e determinar se o negócio continua atendendo às suas necessidades.

Qual a importância da Gestão de Contratos para sua empresa?

A gestão de contratos é um processo fundamental no gerenciamento eficaz de processos de negócios.

Tanto voltado para o fornecedor, quanto voltado para o cliente, o processo de gerenciamento de contratos é rico em oportunidades para criar valor para uma empresa.

Além disso, evita cair em armadilhas em potenciais, por meio da exposição ao risco e preocupação com a reputação.

É possível apontar que a gestão de contratos eficaz está diretamente ligada à saúde e ao desempenho do seu negócio, bem como aos seus relacionamentos com todos na sua cadeia de abastecimento.

Uma boa gestão de contratos traz muitas vantagens estratégicas ao negócio, bem como pode blindá-lo contra brechas jurídicas.

Em geral, o maior controle sobre os termos do contrato garante que a empresa conseguirá entregar o que foi prometido, aumentando a satisfação do cliente e reduzindo os erros.

Assim, é possível evitar prejuízos futuros para a empresa, reduzindo custos de produção.

 

Gostou de aprender mais sobre a gestão de contratos? Esse é um assunto de essencial importância para as empresas hoje em dia — e uma prática que a sua organização deveria ficar de olho!

Para mais conteúdos sobre gestão de fornecedores e relacionamentos comerciais, continue de olho aqui no Blog da U-Qualify!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Software para homologação de empresas com mais de 20 fontes de verificação.

Nos acompanhe

Entre em contato

Telefone: (11) 4280-8482

E-mail: contato@uqualifyapp.com

© U-qualify – Todos os direitos reservados 2020-2021.