Gestão Empresarial: nossas dicas secretas para aumentar seu desempenho

A gestão empresarial diz muito sobre o andamento da empresa. Alinhada com os demais setores, assegura um desempenho ainda maior. Confira nossas dicas!

Se você, à frente da sua empresa, tem um objetivo para os próximos anos, temos certeza que ele envolve um fator: a melhora do desempenho em alguma frente do negócio — seja no âmbito produtivo como no estratégico, do setor de compras e gestão de fornecedores, passando pela produção até o pós-venda. 

O movimento é normal: a otimização de um negócio passa por isso, especialmente em tempos de revolução, com movimentos como a Transformação Digital dando as caras. O fato é que nenhuma dessas melhorias virá sem uma gestão empresarial competente… Então, por onde começar?

Em nossa opinião, entender o cenário é um bom primeiro passo.

Por exemplo, segundo estudo da 4PM, a maioria das empresas entrevistada apresentou impressionantes 70% de falhas em seus projetos. 

Ainda, segundo outra pesquisa, 78% de profissionais de TI entrevistados reportaram que os objetivos dos projetos em que trabalhavam não estavam, de forma alguma, relacionados com os objetivos da empresa.

É claro que os dados dão cabo de uma realidade distante: em muito, focam em nichos de mercado americano ou europeu. No entanto, eles servem para embasar um cenário possível aqui no Brasil.

A verdade é que passou da hora das empresas aprimorarem sua gestão empresarial. Afinal, trata-se da base para que seu negócio cresça com a certeza de estar aproveitando ao máximo seu potencial, crescendo e lucrando no processo.

No entanto, sabemos que o grande desafio é justamente alcançar esse patamar. A gestão empresarial de sucesso não é uma receita de bolo. Pelo contrário, sua aplicação deve ser fluida, condizente com as necessidades do seu negócio e do seu consumidor.

No entanto, como tudo no mundo dos negócios, é possível se inspirar em algumas boas práticas e tirar delas a essência para aumentar o desempenho da sua empresa. Quer conhecer mais? Então é só continuar a leitura!

7 segredos para você melhorar a performance da sua gestão empresarial

O que falta na sua caixa de ferramentas estratégica para melhorar a sua gestão empresarial? Talvez repassar algumas das melhores — e muitas vezes esquecidas — boas práticas ajude. Confira!

1# Mergulhe nos dados: faça um estudo de mercado

O entendimento sobre o cenário regional, estadual ou nacional acerca do mercado em que você atua é um item essencial. Assim, você consegue estabelecer metas e objetivos mais realistas e que possam verdadeiramente agregar ao seu negócio.

Um estudo de mercado, seja um encomendado por sua empresa ou disponibilizado por alguma organização especializada (normalmente sindicatos), pode lhe dar essa visão macro. Assim, você entende tudo sobre seus concorrentes, preços, custos, prazos, logística.

2# Aprimore seu processo de gestão de fornecedores

A gestão de fornecedores é um dos pilares de uma boa gestão empresarial. Saber não apenas se relacionar, mas organizar os processos de compra e as linhas de comunicação pode fazer toda a diferença na qualidade do seu produto e na sua eficiência produtiva!

Uma dica é buscar por softwares que ajudem nessa tarefa, automatizando tarefas e centralizando informações.

3# Aposte na capacitação do seu time

Uma boa gestão empresarial está sempre preocupada, antes de tudo, com seu time.

Ou seja, bons profissionais executam as estratégias que tornam a sua gestão empresarial um sucesso. Por isso, investir na capacitação do seu time com workshops, treinamentos e cursos pode representar ganhos incríveis em produtividade e criatividade!

4# Aprenda a exercer sua liderança

Lembre-se: um bom líder não apenas cobra por resultados. Ele guia a equipe em busca desse objetivo. É alguém que domina a comunicação e conhece os caminhos para a produtividade, buscando o melhor de cada funcionário.

5# Invista em ferramentas de automação de marketing

O marketing é um dos braços de negócio que mais se adequaram às novas tecnologias. Com isso, negócios podem apostar em recursos e ferramentas de automação de suas tarefas, que potencializam o alcance da sua comunicação, aprimorando seu relacionamento com uma base maior de leads e clientes, melhorando seus resultados.

6# Utilize softwares para aprimorar sua gestão

Na mesma toada da dica anterior, uma dica certeira para sua gestão empresarial é apostar cada vez mais no potencial dos softwares de automação.

Para a gestão em si, existem os ERPs, que organizam os processos e as informações, integrando setores e tornando todo fluxo de trabalho gerencial mais transparente, eficaz e seguro — além de estar alinhado com as novas tecnologias!

7# Automatize o processo de qualificação de fornecedores

A boa gestão empresarial depende do quão eficientes e ágeis são seus processos. 

Ao optar por uma solução que automatiza a qualificação de fornecedores, você poupa tempo precioso da equipe e deixa com que um sistema inteligente faça a homologação de seus parceiros comerciais, verificando de forma automática seus documentos. Assim, você fortalece seu próprio compliance.

Além disso, esse tipo de software também reúne em um só local seguro todas as informações sobre seus fornecedores, o que torna mais prático todo processo de gestão da sua carteira de parceiros comerciais.

 

E então, entendeu como melhorar a sua gestão empresarial com nossas dicas secretas? Agora é hora de aplicar na empresa e colher os resultados!

Para mais conteúdos como esse, fique de olho em nosso blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Software para homologação de empresas com mais de 20 fontes de verificação.

Nos acompanhe

Entre em contato

Telefone: (11) 4280-8482

E-mail: contato@uqualifyapp.com

© U-qualify – Todos os direitos reservados 2020-2021.