Big Data e a Gestão de compras: tudo sobre esta relação

Entenda como o Big Data se relaciona com a Gestão de Compras e como essa inovação vem ajudando a modernizar os processos no setor!

Big data, até pouco tempo considerada “buzzword”, já não pode mais ser ignorada pelos profissionais de gestão de compras.

Afinal, o setor de compras, que antes era considerado algo meramente transacional desempenhado por funcionários administrativos, agora é uma função transformadora para os negócios — que pode gerar resultados, como receitas e economias.

Como? É que, em seu dia a dia, o profissional moderno de compras é parte analista de dados e parte construtor de relacionamento. A gestão de compras deve ser capaz de tomar decisões estratégicas sobre como a empresa investe seu orçamento de maneira assertiva — e tudo isso graças ao Big Data.

Neste conteúdo, explicamos a você tudo sobre a relação entre o Big Data e a gestão de compras, bem como a análise de dados vem enriquecendo e dando mais poder ao setor de aquisições. Confira!

O que é Big Data?

Relembrando, o Big Data é um conceito que diz respeito a um grande volume de dados que, a cada segundo, se torna maior, repleto de informações estruturadas (planilhas) e não estruturadas (arquivos de voz, de texto, imagens, etc).

Esse é um conceito um pouco complexo por natureza, mas é possível afunilá-lo para simplificar o entendimento:

Toda empresa possui seu próprio big data, um grande volume de informações que gera todo dia, com dados originários de clientes, dos seus processos, de suas redes sociais, de tudo que faz e que é registrado digitalmente.

O que importa, ao entender o Big Data, é que o mais importante é saber como e quais dados analisar para retirar dali insights valiosos para o seu negócio.

É aí que atividades como o big data analytics (análise do big data) entram em cena.

Como o Big Data Analytics impacta na gestão de compras?

O Big Data já ficou famoso por ajudar empresas de múltiplas maneiras, especialmente na Pesquisa & Desenvolvimento e no Marketing. Mas e na Gestão de Compras, como ele se destaca?

Sua principal contribuição é ajudar as empresas a compreender e prever melhor as tendências de mercado, gastos, comportamento do consumidor e necessidades da cadeia de suprimentos em tempo real.

Assim, é possível transformar completamente a maneira como as empresas planejam suas estratégias para se tornarem líderes de mercado.

No entanto, o verdadeiro poder do big data no setor de Compras reside em sua capacidade de combinar dados históricos e percepções do cliente, integrando informações valiosas de várias fontes para ajudar os profissionais de compras a tomar melhores decisões.

Que tal aprender um pouco mais? Separamos alguns pontos que consideramos essenciais na relação entre o Big Data e gestão de compras. Confira!

Melhor gerenciamento de riscos

Com o big data, vem uma maior capacidade de monitorar e gerenciar o comportamento do fornecedor.

De acordo com uma pesquisa da Deloitte de 2018, 65% dos líderes de gestão de compras afirmam que têm visibilidade limitada em sua cadeia de suprimentos.

A maioria relatou ser quase impossível ver além de seu primeiro nível de fornecedores, o que, é claro, prejudica muito sua capacidade de prever riscos.

O setor de compras deve ser capaz de rastrear seu Supply Chain além do segundo nível. Isso permite que os líderes do setor identifiquem os fatores de risco, como escassez de matéria-prima ou possíveis interrupções no transporte, com antecedência suficiente para mudar de direção, se necessário.

Melhor visibilidade dos gastos indiretos

Ainda sobre o assunto acima, vale mencionar que o setor de compras lida com enormes volumes de dados sobre fatores de risco em potencial todos os dias.

Mas o verdadeiro desafio está em entender como esses dados se alinham aos KPIs de sucesso do negócio.

Com o Big Data e as novas tecnologias que surgem a cada dia, os times de Compras podem facilmente definir orçamentos por setor ou projeto, acompanhando todos os gastos em tempo real.

Eles também têm a capacidade de sincronizar esses gastos com outros programas, como o ERP e o sistema financeiro, de modo que todos, do setor de Compras à Contabilidade, tenham maior entendimento sobre os gastos indiretos que acabam por prejudicar o orçamento.

Gastos esses que, até então, sequer eram notados.

Big Data melhora a gestão de fornecedores

No passado, muitos empreendedores achavam que o fornecedor com menor preço era o melhor. Embora o preço seja importante, hoje sabe-se que há muito mais a se considerar.

Através de atividades como benchmarking, coleta e monitoramento de dados do desempenho do fornecedor, bem como os preços de mercado atuais e as avaliações de risco, a Gestão de Compras pode basear suas decisões em evidências reais.

Assim, evita cair em armadilhas influenciadas por discurso ou por aparências e começa a negociar com fornecedores com base em dados reais.

É algo essencial até mesmo para uma boa gestão de contratos, já que o Big Data Analytics permite que você rastreie facilmente as métricas de desempenho do fornecedor e quaisquer documentos relacionados, mantendo-se a par de como o relacionamento é conduzido.

Simplifica a qualificação dos fornecedores

Até pouco tempo atrás, o processo de qualificação de fornecedores era feito de maneira manual.

O problema é que, cada vez mais, o entendimento sobre o desempenho e a capacidade do fornecedor em atender o seu negócio, se tornou um indicador vital para a manutenção da parceira.

Logo, o processo manual já não era incompatível com a realidade. Foi aí que a tecnologia entrou em campo.

Soluções avançadas, capazes de analisar dados de várias fontes, automatizam o serviço de qualificação dos fornecedores, identificando rapidamente se os seus parceiros comerciais estão aptos a atender o seu negócio.

Ou seja, sua empresa exige o certificado ISO 9001? Com o sistema inteligente de qualificação de fornecedores, bastam alguns cliques para que você saiba se os seus fornecedores atualizaram os seus certificados.

Uma tecnologia como essa é essencial para que o setor de compras possa seguir firme em uma gestão eficiente dos fornecedores.

 

O Big Data é certamente um elemento indispensável dos negócios hoje — e uma das alavancas para que as empresas possam se destacar no mercado.

Mas quais soluções mais se encaixam em sua organização? Bom, você pode começar sua própria transformação digital com o U-Qualify!

O sistema inteligente automatiza todo processo de homologação e qualificação periódica de fornecedores.

Assim, seu time de gestão de compras pode focar em atividades mais estratégicas, enquanto nossa tecnologia toma conta do processo de qualificação. Que tal testar gratuitamente?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Software para homologação de empresas com mais de 20 fontes de verificação.

Nos acompanhe

Entre em contato

Telefone: (11) 4280-8482

E-mail: contato@uqualifyapp.com

© U-qualify – Todos os direitos reservados 2020-2021.