Relacionamento com fornecedores: 7 melhores práticas para adotar agora

Conheça algumas das principais boas práticas para melhorar seu relacionamento com fornecedores e conquistar ótimos resultados. Confira!

Que o relacionamento com fornecedores é essencial para o sucesso do seu negócio você já sabe. No entanto, cada empresa é diferente e o tipo de relação com os parceiros também varia.

Portanto, como assegurar que a sua organização está fazendo o possível para manter a qualidade das relações comerciais, auxiliando assim em melhores resultados?

Para ajudar, existem boas práticas que servem de modo a aparar as arestas do relacionamento com fornecedores.

Que tal conferi-las?

Algumas delas você possivelmente já conhece, mas garantimos que revisar essas boas práticas pode ser muito bom, já que pode servir de inspiração para insights valiosos para o seu negócio.

E aí, ficou curioso? Confira a nossa lista agora mesmo!

7 dicas para melhorar o relacionamento com fornecedores

Ter relacionamentos duradouros e confiáveis ​​com fornecedores deve ser o objetivo principal de qualquer empresa que se esforça para ser bem-sucedida. Que tal descobrir quais estratégias podem ajudar a alcançar esse patamar?

Confira as nossas dicas

1# Lembre-se que seus fornecedores não são apenas vendedores

Os fornecedores não são apenas vendedores, eles são seus parceiros.

E essa parceria deve se basear não apenas no quesito financeiro, mas também na confiança entre ambas as marcas.

Faça com que seus fornecedores se sintam parte do seu negócio. Uma relação de mão dupla (win-win) é importante, pois torna os parceiros parte do negócio.

Assim, eles sabem não apenas quais produtos você quer, mas como seus processos funcionam, quando novidades serão lançadas, o cronograma de promoções, entre outros pontos.

2# Os relacionamentos devem ser fortes e significativos

Certifique-se de manter uma comunicação forte e regular com cada um de seus fornecedores.

Mantenha-os regularmente informados e atualizados sobre sua estratégia e planos para que eles saibam onde se encaixam e como podem ajudar, planejar e se beneficiar desses planos.

Torne-os verdadeiramente parceiros do seu negócio.

Isso diz respeito ao feedback, também!

Se você aprecia o trabalho deles, diga. Mas se algo não estiver funcionando para você, informe-os, detalhando todos os problemas.

3# Avalie os riscos

Sempre avalie os riscos de lidar com um fornecedor e, em particular, um novo fornecedor — especialmente se você tiver uma cadeia de suprimentos complexa.

Reunir os dados corretos do fornecedor é extremamente importante para a seleção e avaliação do mesmo.

Peça referências, exemplos de trabalhos anteriores, anos de empresa, áreas de especialização, como lidam com uma crise (e o que fizeram na última vez que tiveram que lidar com uma crise), entre outras questões:

  • Eles têm preços competitivos?
  • Eles têm a experiência certa?
  • Eles são financeiramente estáveis?
  • Eles têm capacidade para lidar com seus pedidos?

Estas são apenas algumas das perguntas que você deve fazer. Talvez o fornecedor que você selecionou não seja o mais barato, mas garante 100% de entrega no prazo com o diferencial de devolver o dinheiro em caso de atrasos.

Outro ponto que vale investir nesse quesito é em um software de qualificação de fornecedores. Assim, você automatiza, agiliza e torna seu processo mais eficiente.

4# Baseie seu contrato em um SLA eficaz

Não é nada bom que, após vários meses de um bom relacionamento com seu fornecedor, você de repente precise lidar com discussões sobre problemas pontuais.

Portanto, é muito importante que, ao assinar o contrato, você também estabeleça um SLA (Service Level Agreement) que indique exatamente o que será entregue e como sua empresa e o fornecedor devem se portar.

Os termos e condições de pagamento, preço, prazos de entrega, termos de serviço, entre muitos outros pontos, são necessários para o seu acordo, servindo como garantia para uma gestão eficaz do relacionamento com os fornecedores.

Seguindo esta etapa corretamente e mantendo-se organizado, você e o fornecedor podem acompanhar todo desenrolar da relação com base nos indicadores propostos oficialmente, tornando a gestão mais transparente.

5# Faça sua parte ao estabelecer um relacionamento positivo

Não é apenas responsabilidade do fornecedor promover um bom relacionamento, mas também da sua empresa, no papel de compradora.

Aqui, várias ações contam, como uma comunicação proativa, uma gestão próxima e, claro, a qualificação periódica dos parceiros comerciais.

6# Não se esqueça de comparar preço e qualidade

É claro que o preço vai sempre ser uma das principais âncoras estratégicas do setor de Compras. É normal!

No entanto, você não pode se esquecer que ao contratar um fornecedor, sua análise deve ir muito além dos valores em orçamento.

É preciso equilibrar custos com a qualidade, de modo que o seu negócio saia ganhando e que se trate de uma oferta realmente valiosa para sua operação.

7# Que tal criar metas compartilhadas?

Você pode incrementar a sua negociação com desafios que enriqueçam a parceria com seus fornecedores, de modo que ambos possam atingir suas metas.

Pensando nisso, uma dica é investir nas metas compartilhadas.

Definir objetivos em comum pode servir como base para que as operações se alinhem, de modo que melhores resultados sejam perseguidos e alcançados tanto pela sua organização, como pelo seu parceiro comercial.

 

E agora, já entendeu como melhorar o relacionamento com fornecedores?

As dicas que compartilhamos podem não ser de todo novas, mas relembrá-las é sempre uma boa forma de obter insights valiosos para sua operação.

Além disso, há aqueles empreendedores e líderes que, no meio de tantos desafios, ainda não tiveram tempo de parar e pensar em estratégias que otimizem seus relacionamentos com os parceiros comerciais.

É por isso que seguir as nossas dicas é um excelente ponto de partida!

E claro, contar com a tecnologia certa pode ser um diferencial e tanto, sabia? É por isso que você pode contar com todo suporte da U-Qualify!

O sistema inteligente de homologação e qualificação periódica U-qualify by Stratesys é uma ferramenta essencial para o seu setor de compras.

Nossa solução moderniza a sua empresa e impacta positivamente no relacionamento com fornecedores.

Que tal conferir mais sobre os benefícios e diferenciais? Teste o U-qualify gratuitamente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Software para homologação de empresas com mais de 20 fontes de verificação.

Nos acompanhe

Entre em contato

Telefone: (11) 4280-8482

E-mail: contato@uqualifyapp.com

© U-qualify – Todos os direitos reservados 2020-2021.