Quais setores do mercado podem se beneficiar de um software para a qualificação de fornecedores?

Na sua empresa, o quão bem um software para a qualificação de fornecedores se encaixaria no dia a dia? Essa solução pode significar uma virada de chave para o seu negócio — em especial para certos setores do mercado.

Confira como o software para a qualificação de fornecedores pode se encaixar em seu negócio!

Na sua empresa, o quão bem um software para a qualificação de fornecedores se encaixaria no dia a dia? Essa solução pode significar uma virada de chave para o seu negócio — em especial para certos setores do mercado.

No entanto, sabemos que muitos gestores não conseguem visualizar isso.

E não é por falta de competência, muito pelo contrário.

Atualmente, é preciso escolher com sabedoria as ferramentas e recursos tecnológicos para adotar na empresa. Para isso, é necessário estudo e conhecimento dos benefícios de cada uma delas.

É por isso que resolvemos falar mais sobre o software para a qualificação de fornecedores.

A verdade é que cada vez mais empresas vêm adotando a solução — e o melhor de tudo, obtendo excelentes resultados.

Que tal fazer com que sua empresa seja a próxima a compor essa estatística de sucesso?

Então confira como o software para a qualificação de fornecedores pode se encaixar em seu negócio!

O que é a qualificação de fornecedores?

A relação de parceira, de cliente e fornecedor ou prestador de serviços, entre empresas não é simples.

Ela pode ser simplificada, é claro, mas há vários fatores que influenciam a tomada de decisão, do momento de fechar negócio até a renovação de um contrato.

Isso, é claro, você já sabe.

É por isso que deve imaginar o papel da qualificação de fornecedores aqui:

Atestar a competência de um fornecedor no atendimento, produção e entrega de um produto ou serviço.

Trata-se do processo de confirmação de capacidade e de especificações para cumprir com certa demanda, bem como sua qualidade.

Porém, a qualificação de fornecedores não se dá apenas em relação a sua capacidade e qualidade produtiva.

Há diversas métricas (sanitárias, processuais, de know-how) para diferentes tipos de fornecedores, como industriais, logísticos, focados em armazenamento, etc.

Qualificação x Certificação

Uma diferença que você deve entender nesse processo todo é o que separa a qualificação de fornecedores de sua certificação. Você sabe?

A gente explica:

  • Qualificação: o processo de avaliação que aprova o fornecedor com base em requisitos mínimos exigidos pela empresa. A qualificação garante que o fornecedor conseguirá cumprir com suas obrigações de qualidade e segurança.
  • Certificação: o status de que a empresa é certificada, com base em processos padronizados e por meio de auditoria, e entrega excelência em determinadas demandas. A certificação costuma ser sinônimo de excelência, um plus para o fornecedor e, em alguns casos, uma exigência das empresas para com seus parceiros.

Setores do mercado que precisam de um software para a qualificação de fornecedores

Na prática, quais setores do mercado mais se beneficiariam da adoção de um software para a qualificação de fornecedores? Em geral, todos que trabalham com fornecimento de matérias-primas, insumos ou recursos de terceiros.

Essa resposta pode ser um tanto direta demais, mas é a verdade!

Se a sua empresa não depende apenas de si para desenvolver o produto e entregá-lo ao cliente (ou se você presta um serviço, como pintura), a qualificação de fornecedores é necessária.

E isso se aplica especialmente no cenário atual do mercado.

Afinal, a cada dia que passa, as empresas se desenvolvem e entregam soluções melhores para seus consumidores. Com isso, a competição se torna ainda mais dura.

Portanto, empresas de setores como os abaixo aproveitariam demais um software para a qualificação de fornecedores:

  • Moda;
  • Alimentos e Bebidas;
  • Atacadista e Varejista;
  • Farmacêutico e Cosmético;
  • Industrial e eletroeletrônico.

Como funciona um software para a qualificação de fornecedores?

Um software para a qualificação de fornecedores serve para toda gestão dos parceiros comerciais, especialmente em relação aos seus dados.

Ou seja, funciona diretamente no processo de qualificação de fornecedores.

O U-Qualify da Stratesys, por exemplo, automatiza essa tarefa com base em mais de 20 fontes de verificação, com consultas reais e comprováveis.

O software inteligente permite o estabelecimento de uma rotina de monitoramento periódico e automático. Assim, de forma autônoma, realiza a requalificações de fornecedores, garantindo que continuam aptos a atender seu negócio.

E isso é possível pois você pode personalizar suas próprias regras de compliance, homologando cada documento em um layout customizável.

Em um software para a qualificação de fornecedores assim, como o U-Qualify, você une esse potencial aos seus recursos de gestão integrada.

Isto é, além da parte prática, a integração de dados está presente no sistema. Assim, todos os setores da empresa, e envolvidos com a gestão de pedidos, podem acessar informações e documentar etapas de cada processo.

Com isso, o software para a qualificação de fornecedores te dá uma linha do tempo completa para acompanhar o passo a passo de cada pedido.

E então, agora que entendeu mais sobre o software para a qualificação de fornecedores, que tal testar na sua empresa? Teste gratuitamente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Software para homologação de empresas com mais de 20 fontes de verificação.

Nos acompanhe

Entre em contato

Telefone: (11) 4280-8482

E-mail: contato@uqualifyapp.com

© U-qualify – Todos os direitos reservados 2020-2021.