Confira como o software para a qualificação de fornecedores pode se encaixar em seu negócio!
Na sua empresa, o quão bem um software para a qualificação de fornecedores se encaixaria no dia a dia? Essa solução pode significar uma virada de chave para o seu negócio — em especial para certos setores do mercado.
No entanto, sabemos que muitos gestores não conseguem visualizar isso.
E não é por falta de competência, muito pelo contrário.
Atualmente, é preciso escolher com sabedoria as ferramentas e recursos tecnológicos para adotar na empresa. Para isso, é necessário estudo e conhecimento dos benefícios de cada uma delas.
É por isso que resolvemos falar mais sobre o software para a qualificação de fornecedores.
A verdade é que cada vez mais empresas vêm adotando a solução — e o melhor de tudo, obtendo excelentes resultados.
Que tal fazer com que sua empresa seja a próxima a compor essa estatística de sucesso?
Então confira como o software para a qualificação de fornecedores pode se encaixar em seu negócio!
O que é a qualificação de fornecedores?
A relação de parceira, de cliente e fornecedor ou prestador de serviços, entre empresas não é simples.
Ela pode ser simplificada, é claro, mas há vários fatores que influenciam a tomada de decisão, do momento de fechar negócio até a renovação de um contrato.
Isso, é claro, você já sabe.
É por isso que deve imaginar o papel da qualificação de fornecedores aqui:
Atestar a competência de um fornecedor no atendimento, produção e entrega de um produto ou serviço.
Trata-se do processo de confirmação de capacidade e de especificações para cumprir com certa demanda, bem como sua qualidade.
Porém, a qualificação de fornecedores não se dá apenas em relação a sua capacidade e qualidade produtiva.
Há diversas métricas (sanitárias, processuais, de know-how) para diferentes tipos de fornecedores, como industriais, logísticos, focados em armazenamento, etc.
Qualificação x Certificação
Uma diferença que você deve entender nesse processo todo é o que separa a qualificação de fornecedores de sua certificação. Você sabe?
A gente explica:
- Qualificação: o processo de avaliação que aprova o fornecedor com base em requisitos mínimos exigidos pela empresa. A qualificação garante que o fornecedor conseguirá cumprir com suas obrigações de qualidade e segurança.
- Certificação: o status de que a empresa é certificada, com base em processos padronizados e por meio de auditoria, e entrega excelência em determinadas demandas. A certificação costuma ser sinônimo de excelência, um plus para o fornecedor e, em alguns casos, uma exigência das empresas para com seus parceiros.
Setores do mercado que precisam de um software para a qualificação de fornecedores
Na prática, quais setores do mercado mais se beneficiariam da adoção de um software para a qualificação de fornecedores? Em geral, todos que trabalham com fornecimento de matérias-primas, insumos ou recursos de terceiros.
Essa resposta pode ser um tanto direta demais, mas é a verdade!
Se a sua empresa não depende apenas de si para desenvolver o produto e entregá-lo ao cliente (ou se você presta um serviço, como pintura), a qualificação de fornecedores é necessária.
E isso se aplica especialmente no cenário atual do mercado.
Afinal, a cada dia que passa, as empresas se desenvolvem e entregam soluções melhores para seus consumidores. Com isso, a competição se torna ainda mais dura.
Portanto, empresas de setores como os abaixo aproveitariam demais um software para a qualificação de fornecedores:
- Moda;
- Alimentos e Bebidas;
- Atacadista e Varejista;
- Farmacêutico e Cosmético;
- Industrial e eletroeletrônico.
Como funciona um software para a qualificação de fornecedores?
Um software para a qualificação de fornecedores serve para toda gestão dos parceiros comerciais, especialmente em relação aos seus dados.
Ou seja, funciona diretamente no processo de qualificação de fornecedores.
O U-Qualify da Stratesys, por exemplo, automatiza essa tarefa com base em mais de 20 fontes de verificação, com consultas reais e comprováveis.
O software inteligente permite o estabelecimento de uma rotina de monitoramento periódico e automático. Assim, de forma autônoma, realiza a requalificações de fornecedores, garantindo que continuam aptos a atender seu negócio.
E isso é possível pois você pode personalizar suas próprias regras de compliance, homologando cada documento em um layout customizável.
Em um software para a qualificação de fornecedores assim, como o U-Qualify, você une esse potencial aos seus recursos de gestão integrada.
Isto é, além da parte prática, a integração de dados está presente no sistema. Assim, todos os setores da empresa, e envolvidos com a gestão de pedidos, podem acessar informações e documentar etapas de cada processo.
Com isso, o software para a qualificação de fornecedores te dá uma linha do tempo completa para acompanhar o passo a passo de cada pedido.
E então, agora que entendeu mais sobre o software para a qualificação de fornecedores, que tal testar na sua empresa? Teste gratuitamente!