Precisa gerir melhor seus fornecedores? Então descubra o SRM

Entenda tudo sobre o SRM, Gestão de Relacionamento com Fornecedores, e como um software pode otimizar os processos da sua empresa!

Imagem: Unsplash

Independente do setor em que sua empresa atua, você depende de fornecedores para operar sua empresa. Por isso, utilizar um SRM, ou um software Gestão de Relacionamento com Fornecedores faz todo sentido.

A dinâmica é simples: os fornecedores provêm insumos, matéria-prima e produtos para você fabricar e vender sua própria mercadoria ou realizar seu serviço.

Além disso, os fornecedores transportam suas mercadorias. E são os fornecedores que fornecem bens, suprimentos e softwares para que sua operação aconteça.

Sem fornecedores, nenhuma empresa poderia sobreviver, muito menos prosperar.

No entanto, muitos gestores tratam os fornecedores sem se importar com o relacionamento, de modo que não aproveite de benefícios mútuos.

É o que se chama de “relacionamento passivo”, algo que, no futuro, não será mais suficiente.

Por isso que o SRM, o software de Gestão de Relacionamento com Fornecedores é tão importante, pois pode tornar essa relação mais estratégica e benéfica!

Que tal entender mais sobre essa tecnologia e como funciona? Confira!

O que é SRM ou Gestão de Relacionamento com Fornecedores

O SRM (do inglês, Supplier Relationship Management), como conceito, não é um software, mas uma abordagem. Trata-se de uma avaliação sistemática das capacidades dos fornecedores em relação a uma organização.

Ou seja, uma forma de analisar e entender como os fornecedores podem contribuir com a empresa.

De maneira mais ampla e considerando o supply chain como um todo, é comum que as empresas utilizem o SRM em aquisições, operações e gerenciamento de projetos.

Nesse campo do SRM, inclui-se também o planejamento e execução de todas as interações com os fornecedores em todo seu ciclo de vida, de forma a maximizar o valor obtido por meio dessa interação.

O foco do SRM é desenvolver relacionamentos mutuamente benéficos com parceiros comerciais estratégicos.

Assim, é possível obter maiores níveis de colaboração, inovação e vantagem competitiva do que poderia ser alcançado por meio de um acordo tradicional.

E a tecnologia de SRM?

Como um CRM ou ERP, que também são metodologias, existem softwares que capacitam várias funções ou recursos específicos para otimizar o SRM.

É o caso dos softwares de SRM!

Com a implementação do SRM, sua empresa tem em mãos uma abordagem abrangente que visa mapear e gerenciar todas as interações com os fornecedores.

Desse modo, com o SRM, é possível planejar, estruturar, agilizar e tornar mais eficazes os processos entre uma empresa e seus fornecedores nos níveis operacional, tático e estratégico.

Quais as vantagens do SRM – Gestão de Relacionamento com Fornecedores?

Confira as vantagens de adotar o SRM e de utilizar um software de gestão de relacionamento com fornecedores em seu negócio!

Redução de custos

É comum que as empresas possuam custos extras ao buscar novos fornecedores. A boa notícia é que o uso de um software SRM pode eliminar muitos desses custos.

Boas relações de trabalho com fornecedores não só proporcionam economia de custos, mas também reduzem problemas de disponibilidade, atrasos e problemas de qualidade — e isso significa um melhor serviço para o seu consumidor.

Mais eficiência

À medida que o relacionamento com o fornecedor se desenvolve, a comunicação melhora.

Assim, seus fornecedores compreendem de forma mais completa os negócios que atendem, e isso permite que atendam às suas necessidades com mais eficácia.

Os atrasos na cadeia de abastecimento diminuirão e o fluxo das operações melhorará muito.

E quando surgirem problemas no processo de pedido, a relação de trabalho saudável entre o fornecedor e o cliente tornará esses problemas mais fáceis de resolver.

Consolidação o supply chain

Como áreas específicas dos negócios do fornecedor e do comprador trabalham juntas, isso permite que ambas as partes entendam melhor o funcionamento interno da outra.

Em alguns casos, ambas as partes serão capazes de adaptar suas próprias práticas de trabalho e operações para melhor acomodar a outra, e isso pode levar a mais eficiências e vantagens operacionais.

A consolidação da cadeia de suprimentos pode permitir que os compradores reduzam o número de fornecedores de quem compram — agilizando o processo de compra e tornando o orçamento uma tarefa muito mais simples.

Melhoria contínua das operações

Um relacionamento de longo prazo entre fornecedor e comprador permite o fluxo livre de feedback e ideias.

Com o tempo, isso criará uma cadeia de suprimentos mais eficiente que pode ter um impacto positivo nos custos e no atendimento ao cliente.

Mais qualidade da homologação e qualificação de fornecedores

Um problema sério de muitas empresas é operacionalizar de maneira ágil algumas tarefas essenciais da Gestão de Fornecedores.

A qualificação periódica dos fornecedores é uma dessas tarefas.

No entanto, com o software certo, sua empresa pode automatizar essa tarefa de maneira bastante simples.

Assim, você garante máxima qualidade na prestação de serviços e também que os seus fornecedores continuem qualificados para atender suas demandas e o seu compliance.

 

E então, gostou de aprender sobre o SRM, a Gestão de Relacionamentos com Fornecedores e como ele pode transformar o seu negócio?

O U-Qualify é um software de SRM que aprimora seu relacionamento com os fornecedores ao automatizar a homologação e qualificação dos parceiros comerciais.

Trata-se de uma ferramenta completa que agiliza seus processos e reduz riscos e custos. Que tal conhecer mais testando gratuitamente?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Software para homologação de empresas com mais de 20 fontes de verificação.

Nos acompanhe

Entre em contato

Telefone: (11) 4280-8482

E-mail: contato@uqualifyapp.com

© U-qualify – Todos os direitos reservados 2020-2021.