Prazos com fornecedores? 6 dicas de ouro para negociar mais e melhor

Conheça algumas dicas para melhorar sua negociação com fornecedores e conquistar os prazos que sua empresa precisa!

Antes mesmo de realizar uma boa Gestão de Fornecedores, seu time deve se empenhar na parte da negociação, buscando os melhores acordos para o seu negócio. Assim, entende-se que os prazos são a peça-chave para manter (e mesmo aumentar) sua produtividade e margem de lucros.

Eles impactam tanto que podem significar o lançamento de um produto ou uma falha épica. O cenário não é desconhecido em um mercado que mesmo tão grande como o automobilístico, ainda sofre com falhas.

Anos atrás, a Peugeot teve que adiar o lançamento de um de seus principais modelos de carro popular. O problema? Atraso no fornecimento de rodas. A marca não divulgou o prejuízo, mas é possível imaginar o abalo na reputação e nos resultados daquele mês.

É claro que, em uma realidade como essa, os danos nem foram sentidos. Porém, na grande maioria das PMEs e mesmo grandes empresas regionais, os efeitos poderiam ser muito mais devastadores.

Tudo isso recai onde? Na negociação.

É por meio dessa conversa tão delicada e importante que você pode cooperar para a saúde da sua cadeia produtiva. Estabelecer bons prazos impacta toda sua operação: do escritório ao chão de fábrica.

No entanto, negociá-los não é tarefa fácil.

Há exigências do fornecedor a considerar (afinal, e se ele depender de fornecedores próprios?), assim como as suas demandas de prazos, qualidade e claro, estoque. Esse último item é essencial na hora de realizar a negociação.

Portanto, como alcançar o melhor resultado e conquistar excelência ao negociar seus prazos com fornecedores?

No artigo de hoje, trouxemos algumas dicas essenciais para você facilitar para seu setor de produção e otimizar todo processo. Confira!

6 dicas para conquistar melhores prazos com fornecedores

Compromisso é tudo, tanto da sua parte como dos fornecedores. O prazo será um reflexo desse comprometimento. Por isso, é preciso trabalhar questões muito além do contrato, uma delas é o relacionamento com o parceiro comercial.

Em muitas das dicas, apresentamos conceitos que podem parecer evidentes. Porém, em vários casos, aprendemos que o que mais falta ao negociante é o básico.

Aliás, a sintonia entre toda essa expertise que faz de um profissional um bom negociador, capaz de conquistar os melhores prazos com os fornecedores.

Aprenda mais!

1# Conheça as suas necessidades

O entendimento sobre o que você precisa é a parte mais essencial de tudo, pois guiará não apenas a sua pesquisa (que aprofundaremos no item seguinte), mas será a régua de toda negociação.

Procure saber mais sobre o insumo necessário: sua correta quantidade (e o porquê), sua aplicação, suas variações aceitáveis, do que e como é fabricada ou extraída.

Tudo isso se torna argumento para um bom negociante, o que abre as portas na hora de impor suas exigências e persuadir o fornecedor.

2# A pesquisa é essencial

É preferível ter um mãos um levantamento sobre os possíveis fornecedores, sempre levando em conta questões como preços praticados, prazos e a qualidade do produto.

Assim, você saberá qual a melhor opção para se sentar junto e negociar.

Uma boa ideia é utilizar um software que reúna esses dados, facilitando a Gestão de Fornecedores.

3# Tenha sempre um plano B

E claro: ao realizar sua pesquisa, sempre crie um plano B. Muitas vezes, o fornecedor que parecia perfeito lhe ofereceu condições ruins, que não compensariam à empresa.

A solução é partir para a próxima, sempre prezando pelo conhecimento de mercado na hora de escolher suas opções

4# Opte por pagar à vista

O pagamento à vista facilita (muito) na hora de negociar os prazos de entrega. O motivo é óbvio: o dinheiro é sempre bem-vindo, especialmente para o seu fornecedor. Com isso, é bem capaz dele ceder e aceitar as suas condições.

Esse passo é importante, mas também deve ser bem pensado. De nada adianta pagar à vista por um produto que ficará em seu estoque por muito tempo, pois isso compromete seu fluxo de caixa. Portanto, atenção!

5# Demonstre-se interessado em construir uma relação de parceria

Ao negociar prazos com fornecedores, você deve deixar claro que o intuito da sua empresa neste negócio é o crescimento de ambas as partes. Por isso, integre o fornecedor à sua rotina produtiva e faça-o entender de sua importância para a criação de seu produto final ou solução.

6# Faça a melhor Gestão de Fornecedores possível

Aliado à dica acima, que tal optar pelo pacote completo? Uma boa gestão de fornecedores é o que você precisa para construir excelentes relações comerciais e, através de análise das informações, entender quais caminhos tomar em seus negócios futuros.

Uma ótima alternativa é contar com um software que te ajude a realizar a melhor gestão de fornecedores.

O U-qualify é uma solução de automatização inteligente do processo de avaliação e qualificação de fornecedores. Com ela, você elimina toda carga burocrática de trabalho do setor de compras.

Saiba mais sobre o u-Qualify!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Software para homologação de empresas com mais de 20 fontes de verificação.

Nos acompanhe

Entre em contato

Telefone: (11) 4280-8482

E-mail: contato@uqualifyapp.com

© U-qualify – Todos os direitos reservados 2020-2021.