Por que a requalificação periódica de fornecedores deve ser levada a sério?

A requalificação periódica de fornecedores é uma obrigação em empresas que buscam melhorar sua gestão de parceiros comerciais. Saiba mais!

A requalificação periódica de fornecedores é uma obrigação em empresas que buscam melhorar sua gestão de parceiros comerciais. Saiba mais!

Um aspecto importante da gestão de um negócio é a forma que se controlam os setores e as tarefas. Muito mais do que controle de qualidade, falamos da inspeção de conformidade de cada um dos pares do seu negócio. Por isso, a requalificação periódica de fornecedores é cada vez mais importante.

Muitas vezes deixado de lado pelas empresas, o processo de qualificação de fornecedores vem assumindo um papel muito mais relevante nos negócios.

Porém, muito além da sua aplicação no presente, é preciso que as empresas pensem no futuro.

É por isso que a requalificação periódica de fornecedores deve estar em pauta e entrar no planejamento o quanto antes.

Não sabe por que? Ou ainda acha que não é algo que sua empresa deveria fazer?

É normal cruzar com gestores que pensam assim, por isso criamos esse conteúdo. 

Queremos te explicar a importância do processo e sua periodicidade, bem como falar sobre algumas ferramentas indispensáveis para auxiliar.

E então, que tal aprender mais? Continue a leitura conosco!

O que é a qualificação de fornecedores?

A qualificação de fornecedores é um processo de qualidade que visa confirmar a capacidade de uma empresa de prestar serviços ou vender produtos para sua organização.

É um processo que estabelece e atesta níveis de confiança, calcados em normas internas, certificados requisitados e exigências muitas vezes legislativas.

A qualificação de fornecedores não é um processo exclusivo de indústrias com produções específicas, como farmacêutica ou hospitalar.

Na verdade, é uma boa prática de gestão de fornecedores que todas as empresas — independente de nicho e tamanho — devem implementar em sua rotina.

A qualificação de fornecedores diz respeito à capacidade dos seus fornecedores de produzir, armazenar, distribuir ou transportar produtos, bem como realizar serviços.

Essa avaliação é criteriosa e pode ser bastante complexa, realizada com base em critérios de qualidade preestabelecidos.

Em muitos casos, as empresas que buscam entrar em conformidade com essas regras acabam buscando certificados de conformidade, muitas vezes internacionais.

É o caso do famoso ISO, que atesta a existência de padrões de gestão ou produtivos em uma empresa. No entanto, há vários outros certificados e documentos, muitos deles específicos para cada setor corporativo.

Qual a importância da requalificação periódica de fornecedores?

Após entender o que é a qualificação, é importante compreender porque a requalificação periódica é tão necessária.

Em um mundo tão volátil como o atual, as mudanças ocorrem na velocidade da luz. De um dia para outro, um mercado inteiro pode ser transformado. É uma das características dessa realidade de Transformação Digital que vivemos.

Por isso, para as empresas, realizar a requalificação periódica de fornecedores é tão importante.

É uma garantia real de que sua rede de parceiros se mantém atualizada com as normas e regras do seu setor.

Assim, nada escapa ao seu radar: no momento em que uma empresa não está em conformidade com os documentos, é possível pausar a relação comercial.

Vê só o risco que a empresa evita? Se falamos de um fornecedor de matéria-prima, por exemplo, você evita receber insumos de baixa qualidade.

Imagine o quão prejudicial um carregamento inteiro pode ser ao seu negócio:

Por mais que não seja utilizado, atrasos e multas podem acarretar em uma grande confusão.

Como o U-Qualify pode ajudar sua empresa neste processo?

O U-Qualify é a melhor solução para a qualificação e requalificação periódica de fornecedores.

O software inteligente, desenvolvido pela Stratesys, automatiza todo processo.

Dessa forma, você e sua equipe de gestão de fornecedores não precisam investir horas a fio no processo de requalificação. O software faz isso automaticamente!

Isso tudo independente do tamanho da sua base de fornecedores, se for de dezenas ou milhares de parceiros comerciais.

O sistema checa automaticamente se continuam em conformidade, com pesquisas reais realizadas em mais de 20 fontes oficiais de verificação.

Um dos principais benefícios é que você pode arquitetar seu compliance, desenvolvendo toda arquitetura de qualificação. Assim, o sistema se baseia nele para realizar o processo.

Ou seja, flexibilidade tecnológica para tornar seus processos mais dinâmicos.

Afinal, o U-Qualify pode ser utilizado standalone ou integrado a outros sistemas e plataformas.

Falamos de um controle de qualidade realmente rico e qualificado, capaz de manter um olho fixo na conformidade da sua base de parceiros.

Esse nível de gestão apenas agrega valor à sua empresa, reduzindo a taxa de erros e evitando custos desnecessários.

Ou seja, um belo passo adiante na jornada da Transformação Digital, não acha?

Agora que você sabe mais sobre a requalificação periódica de fornecedores, que tal experimentar gratuitamente o U-Qualify e ver, na prática, como ele pode gerar resultados para o seu negócio?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Software para homologação de empresas com mais de 20 fontes de verificação.

Nos acompanhe

Entre em contato

Telefone: (11) 4280-8482

E-mail: contato@uqualifyapp.com

© U-qualify – Todos os direitos reservados 2020-2021.