Pequenos negócios: como acertar na escolha de fornecedores?

Fonte: Unsplash

Te explicamos como escolher fornecedores para a sua pequena empresa e a diferença desse processo para as grandes corporações!

 

Escolher fornecedores é uma missão complicada para qualquer negócio, mas para as pequenas empresas, este pode ser um desafio ainda mais complexo. Como balancear custos e qualidade em prol dos seus objetivos?

Essa é uma dúvida comum aos micro e pequenos estabelecimentos. Afinal, o objetivo principal é sempre crescer e lucrar.

Enquanto em empresas maiores, essa meta pode variar:

  • As grandes companhias buscam estabelecer seu market share;
  • Ou apenas estabilizar a operação;
  • Ou mesmo aumentar as margens, cortando custos internos;

Selecionar e gerenciar fornecedores com cuidado é uma função essencial da administração de qualquer pequena empresa.

As melhores práticas baseiam-se na construção de relações sólidas de confiança.

Nesse conteúdo, vamos te ensinar algumas dicas para escolher fornecedores para o seu micro ou pequeno negócio, bem como esse processo se diferente para as grandes empresas. Confira!

Escolher fornecedores: porque é diferente nas pequenas empresas?

Escolher fornecedores certos para sua pequena empresa é um processo complexo e que difere de uma grande empresa.

Falamos de pessoas, grupos e empresas com as quais você trabalhará dia após dia para garantir que tenha o estoque certo na hora certa, o que é fundamental para manter o fluxo de vendas.

Quando falamos em grandes corporações, entendemos o supply chain como uma intrincada rede de conexões, em que um elemento se destaca: o volume.

Por isso, erros e falhas na rede de fornecedores podem ser rapidamente sanados com uma simples tomada de decisão. Afinal, existe capital de sobra.

Sim, sabemos que nem sempre é tão fácil, mas esse é um exemplo hipotético que mostra uma coisa: a flexibilidade de caixa de uma empresa desse porte.

Para os pequenos negócios, o processo é diferente, pois não há margem para erros.

É preciso, portanto, refinar a escolha de modo que se construa relacionamentos sólidos, de confiança, em que a sua empresa tenha certeza da capacidade da outra de cumprir com suas demandas.

Como escolher fornecedores para o seu pequeno negócio?

Confira algumas dicas para escolher fornecedores para o seu pequeno negócio. Separamos alguns direcionamentos que você pode seguir para fundamentar seu processo.

1. Faça uma lista de seus requisitos e expectativas

Uma das partes mais importantes da criação e manutenção de relacionamentos com fornecedores é ter expectativas muito claras desde o início.

Estabeleça um entendimento sobre o que cada parte trará para o relacionamento, sem se esquecer do “quando” e “como”.

Isso lhe dá algo para medir o relacionamento e permite que seu fornecedor saiba não apenas o que você quer deles, mas o que você trará para o relacionamento.

Crie uma lista com seus requisitos, atribuindo peso a cada um. Em seguida, avalie cada fornecedor em relação a cada um desses critérios.

Isso tira a emoção do processo de decisão e permite que você analise cada atributo independente, como preço, atenção aos detalhes, qualificação, controle da qualidade.

2. Procure fornecedores com expertise em atender demandas como as suas

Um fornecedor que já está acostumado a atender o seu tipo de negócio vai agregar valor imediato.

Eles já conhecerão seus pontos fracos e como resolvê-los, porque eles já entendem seu setor.

O fornecedor mais desejável para um pequeno negócio deve ter experiência comprovada nos mercados de pequeno e médio porte, bem como entender o orçamento limitado e os desafios de qualidade.

Assim, trabalhará com você para resolver esses problemas, ao mesmo tempo que leva em consideração seu orçamento básico e a necessidade de fornecer um retorno positivo sobre o investimento.

3. Determine se o fornecedor pode escalar com você

Assim como as pequenas empresas precisam considerar a escalabilidade ao investir em soluções de software, elas também precisam entender como os fornecedores podem acomodar os planos de crescimento esperados, incluindo suporte logístico, horário de operação e serviços adicionais necessários.

Da mesma forma, entenda as consequências de seu negócio diminuir.

Esse parceiro tem um contrato mínimo a cada mês, que você vai conseguir negociar se suas necessidades mudarem?

Ao avaliar os fornecedores, não pense apenas se eles podem atender às suas necessidades hoje, mas também pense em como eles são flexíveis para suportar o crescimento futuro.

4. Construa relacionamentos através da qualificação de fornecedores

Uma última dica é sobre a construção de relacionamentos e o papel da qualificação de fornecedores.

Essa tarefa é essencial para garantir que você tenha em carteira os melhores parceiros comerciais, que se mantêm atualizados conforme sua necessidade de qualificação.

Para ajudar nesse quesito, uma solução de automatização da qualificação de fornecedores pode auxiliar o seu negócio, reduzindo custos e também o tempo da operação.

Afinal, tudo é automatizado.

É o que você tem com um software como o U-qualify em mãos: automatização inteligente da qualificação periódica de fornecedores.

Que tal conferir a solução e ainda testar gratuitamente?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Software para homologação de empresas com mais de 20 fontes de verificação.

Nos acompanhe

Entre em contato

Telefone: (11) 4280-8482

E-mail: contato@uqualifyapp.com

© U-qualify – Todos os direitos reservados 2020-2021.