Os riscos de não conhecer a fundo seus fornecedores

Quer entender os principais riscos à saúde do seu negócio quando você fecha parceria com fornecedores sem se certificar? Então continue a leitura!

A exigência por um trabalho bem feito no setor de Compras é enorme. As decisões precisam ser muito bem tomadas, pois cada negócio fechado envolve a produtividade, o orçamento e a reputação da empresa. Por isso, é tão importante conhecer os seus fornecedores.

Em um setor onde tudo deve estar de acordo (preço, quantidade, qualidade e prazo), fechar com seus fornecedores sem antes realizar uma análise de risco pode comprometer sua operação.

Demandas à parte, é preciso ter atenção aos detalhes de cada um dos fornecedores e entender se eles estarão aptos a suprir suas necessidades.

Quer entender os principais riscos à saúde do seu negócio quando você fecha parceria com fornecedores sem se certificar? Então continue a leitura!

Quais os riscos que a empresa pode correr ao fechar uma parceria com um fornecedor que não conhece?

Uma boa seleção de fornecedores já não se baseia em critérios básicos como preço final ou velocidade de entrega. Esses pontos importam, é claro, mas há muito mais a se analisar.

Sua análise de riscos deve considerar todo o serviço prestado, de ponta a ponta.

  • Os fornecedores possuem expertise e know-how técnico necessário para produzir àquilo que sua empresa necessita?
  • Seus fornecedores são financeiramente estáveis, com boa reputação no que diz respeito às entregas e capazes de manter a operação?
  • Há apoio técnico no pós-venda, no qual os fornecedores oferecem suporte capacitado para auxiliar a sua equipe em qualquer necessidade?
  • Os preços se mostram competitivos com a realidade do mercado, considerando a qualidade do que é entregue?

Se as respostas para essas perguntas não forem positivas, talvez seja necessário reavaliar sua carteira de fornecedores. Sem isso, sua empresa corre diversos riscos. Confira!

Produtos de baixa qualidade

Um produto ruim pode, em um longo ou curto prazo, prejudicar as suas entregas e trazer prejuízos à empresa

Sem a devida análise de risco dos fornecedores, comparando seus produtos com os de concorrentes, como você entenderá o padrão de qualidade do mercado – e o seu próprio padrão exigido?

Outro fator é que a qualidade do produto vindo dos fornecedores afeta diretamente a sua produtividade e pode diminuir suas chances de fechar futuros negócios.

Preço alto em comparação com outros fornecedores

Sua análise deve conter um estudo minucioso de preços, ofertas e condições oferecidas pelos possíveis fornecedores.

Sem isso, talvez você se encontrará pagando a mais por um produto sem a qualidade compatível com o preço, prejudicando seu orçamento – e consequentemente aumentando o seu valor final.

Concentre todas essas informações em um cadastro de fornecedores, que agregará as informações necessárias sobre todos eles.

Não receber garantias do fornecedor

Certos tipos de produtos exigem garantias do fornecedor, como no caso de cargas perecíveis (geralmente do setor alimentício).

Estabelecer garantias é um passo além na relação de confiança que você nutrirá com seus fornecedores. E os benefícios disso vão muito além das entregas.

Construir uma rede de fornecedores estável fortalece seu crédito no mercado, provando que você é um bom pagador. Esse cenário também vale caso, em situações de necessidade, você esteja buscando por um empréstimo para seu negócio.

Limitações logísticas

E se você fechar com um fornecedor sem uma análise de risco prévia, baseado apenas em preço, e descobrir depois que ele possui limitações logísticas que vão prejudicar seus prazos?

A situação parece absurda, mas pode ocorrer caso sua equipe não tenha total entendimento das capacidades logísticas municipais, estaduais e nacionais dos fornecedores.

Falta de alinhamento estratégico

Procure sempre por fornecedores que apresentem alinhamento estratégico com seu negócio. Assim, você garantirá a continuidade de uma excelente parceria!

Entenda como o fornecedor em questão trata seus próprios funcionários e mantém sua rotina produtiva. Seus processos de produção são desenvolvidos com pensamentos modernos, de redução de gastos, minimização do impacto ambiental e aceitação de novas tecnologias?

Se sim, esse é um ótimo começo! Dessa forma, você garante uma parceria promissora, que não se mostra ultrapassada e que valoriza seus produtos e quem os produz.

Com análise de risco aprofundada sobre seus fornecedores, você lapidará sua carteira de parceiros e contará apenas com os melhores do mercado! Assim, você construirá uma relação de crescimento mútuo, confiança e qualidade. Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Software para homologação de empresas com mais de 20 fontes de verificação.

Nos acompanhe

Entre em contato

Telefone: (11) 4280-8482

E-mail: contato@uqualifyapp.com

© U-qualify – Todos os direitos reservados 2020-2021.