Os 5 pontos fundamentais para avaliar os fornecedores de sua empresa

Saiba por que é importante fazer uma análise de fornecedores de sua empresa. Confira nossas dicas para evitar contratempos.

Você faz análise de fornecedores antes de fechar negócios? Entenda sua importância e os pontos principais a serem avaliados!

O impacto que seus fornecedores exercem na qualidade do seu produto é enorme. Essa afirmação é um tanto óbvia, mas ainda assim, não é raro ver as empresas pecando na hora de compor sua carteira de fornecedores.

Sem estabelecer critérios de escolha, você pode perder dinheiro e receber produtos de qualidade baixa, prejudicando sua própria linha de produção.

Os impactos são enormes e podem significar perdas preciosas de oportunidades para seu negócio.

No entanto, ao realizar a análise de fornecedores, você cria uma visão muito mais criteriosa e analítica dos parceiros comerciais. Entenda mais!

A importância de fazer uma análise de fornecedores

Muitas vezes, durante a negociação, o fornecedor parece perfeito: flexível, atencioso e disponível.

Porém, na hora de entregar sua demanda e honrar os compromissos, a realidade se tornou outra.

Nível de qualidade dos produtos longe do esperado, atrasos na entrega, limitações logísticas, péssimo atendimento… A lista vai longe. Você se identificou com algumas dessas situações?

No mundo corporativo, infelizmente, esses casos não são isolados. Por isso a análise de fornecedores é uma etapa tão essencial.

Com ele integrando seu processo de Compras, você estabelece políticas que aproximam sua empresa do maior custo x benefício possível.

Além disso, uma boa análise de fornecedores garante que apenas os melhores componham sua carteira de parceiros. A vantagem é que seu relacionamento com os fornecedores tende a ser das melhores, mantendo (ou mesmo aprimorando) a qualidade final do seus produtos.

No entanto, antes de sair anotando quais os prós e contras dos seus fornecedores, é preciso entender os principais critérios a serem considerados. Confira!

Quais os pontos mais importantes a serem avaliados?

Alinhamento estratégico, histórico no mercado, cultura organizacional… Tudo isso conta. No entanto, uma boa análise de fornecedores tem como base 5 pontos essenciais.

Se eles estiverem de acordo com o que você e sua equipe consideram aceitáveis, está aí a oportunidade de fechar uma grande parceria.

Conheça os principais pontos a serem avaliados na hora de fazer a sua análise de fornecedores!

1# Prazos e condições logísticas

Como tudo, o planejamento é a espinha dorsal da sua produção. Por isso, seus fornecedores devem oferecer condições de entrega que obedeçam aos seus prazos.

Sem essa sintonia, toda a produtividade do seu negócio corre o risco de ser afetada. 

Portanto, faça questão de entender as políticas de entrega do possível fornecedor. Ele é organizado? Possui condições logísticas de atender suas demandas?

Com essas respostas, você compreenderá o potencial de compromisso do fornecedor.

2# Estabilidade financeira

Apesar da situação econômica atual ser um pouco instável, é preciso contar com fornecedores estáveis financeira e comercialmente.

Sem isso, é capaz de você ficar na mão e suas demandas não serem cumpridas. Como observar isso?

Na negociação, peça para analisar o balanço geral da empresa e os seus últimos resultados. Dessa forma, você e sua equipe poderão entender se o fornecedor é realmente transparente com seus parceiros.

Além de reforçar seu relacionamento, você estará à par da situação gerencial da empresa, o que indicará se ela está (ou não) apta a assumir as suas demandas.

3# Capacidade de inovação

Uma empresa presa aos seus métodos não evolui. Logo, suas entregas tornam-se ultrapassadas e afetam não apenas os seus negócios, mas de seus clientes.

E se você for um dos clientes? O resultado pode ser bem ruim. Portanto, faça questão de analisar as diretrizes de inovação da empresa.

Ela busca melhorar seus processos produtivos, adotando novas tecnologias? Sua experiência, aliada à capacidade de inovação, traz a qualidade esperada para seus produtos?

Contar com fornecedores atentos às tendências é algo essencial para o seu futuro como parceiros corporativos!

4# Preços

Um dos principais pontos, o preço vai direcionar a sua negociação e afetar a sua saúde financeira.

O que você precisa saber é se o que estará pagando realmente valerá a pena. Afinal, o preço praticado faz jus à qualidade do produto?

Se a sua necessidade por qualidade é muito grande, provavelmente o investimento terá que ser bem direcionado — e o fornecedor muito bem escolhido.

Agora, se é o custo x benefício que importa, talvez você possa procurar por opções mais em conta.

 

5# Compromisso

Por fim, tudo recai sobre a capacidade do fornecedor de honrar seus compromissos — e o que ele faz para que isso seja um padrão de sua empresa.

A empresa segue iniciativas como o ISO ou Seis Sigmas? Possui certificados de padronização de processos? Utiliza um Sistema de Gestão de Qualidade? Ele mostra preocupação em seguir compromissos éticos, morais e legislativos?

Se a resposta for positiva, ótimo! Está aí uma chance de desenvolver uma relação única e duradoura com uma empresa séria e profissional, pronta para ajudar o seu negócio!

E então, ficou alguma dúvida sobre como realizar a melhor análise de fornecedores para o seu negócio? Fale conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Software para homologação de empresas com mais de 20 fontes de verificação.

Nos acompanhe

Entre em contato

Telefone: (11) 4280-8482

E-mail: contato@uqualifyapp.com

© U-qualify – Todos os direitos reservados 2020-2021.