Você faz análise de fornecedores antes de fechar negócios? Entenda sua importância e os pontos principais a serem avaliados!
O impacto que seus fornecedores exercem na qualidade do seu produto é enorme. Essa afirmação é um tanto óbvia, mas ainda assim, não é raro ver as empresas pecando na hora de compor sua carteira de fornecedores.
Sem estabelecer critérios de escolha, você pode perder dinheiro e receber produtos de qualidade baixa, prejudicando sua própria linha de produção.
Os impactos são enormes e podem significar perdas preciosas de oportunidades para seu negócio.
No entanto, ao realizar a análise de fornecedores, você cria uma visão muito mais criteriosa e analítica dos parceiros comerciais. Entenda mais!
A importância de fazer uma análise de fornecedores
Muitas vezes, durante a negociação, o fornecedor parece perfeito: flexível, atencioso e disponível.
Porém, na hora de entregar sua demanda e honrar os compromissos, a realidade se tornou outra.
Nível de qualidade dos produtos longe do esperado, atrasos na entrega, limitações logísticas, péssimo atendimento… A lista vai longe. Você se identificou com algumas dessas situações?
No mundo corporativo, infelizmente, esses casos não são isolados. Por isso a análise de fornecedores é uma etapa tão essencial.
Com ele integrando seu processo de Compras, você estabelece políticas que aproximam sua empresa do maior custo x benefício possível.
Além disso, uma boa análise de fornecedores garante que apenas os melhores componham sua carteira de parceiros. A vantagem é que seu relacionamento com os fornecedores tende a ser das melhores, mantendo (ou mesmo aprimorando) a qualidade final do seus produtos.
No entanto, antes de sair anotando quais os prós e contras dos seus fornecedores, é preciso entender os principais critérios a serem considerados. Confira!
Quais os pontos mais importantes a serem avaliados?
Alinhamento estratégico, histórico no mercado, cultura organizacional… Tudo isso conta. No entanto, uma boa análise de fornecedores tem como base 5 pontos essenciais.
Se eles estiverem de acordo com o que você e sua equipe consideram aceitáveis, está aí a oportunidade de fechar uma grande parceria.
Conheça os principais pontos a serem avaliados na hora de fazer a sua análise de fornecedores!
1# Prazos e condições logísticas
Como tudo, o planejamento é a espinha dorsal da sua produção. Por isso, seus fornecedores devem oferecer condições de entrega que obedeçam aos seus prazos.
Sem essa sintonia, toda a produtividade do seu negócio corre o risco de ser afetada.
Portanto, faça questão de entender as políticas de entrega do possível fornecedor. Ele é organizado? Possui condições logísticas de atender suas demandas?
Com essas respostas, você compreenderá o potencial de compromisso do fornecedor.
2# Estabilidade financeira
Apesar da situação econômica atual ser um pouco instável, é preciso contar com fornecedores estáveis financeira e comercialmente.
Sem isso, é capaz de você ficar na mão e suas demandas não serem cumpridas. Como observar isso?
Na negociação, peça para analisar o balanço geral da empresa e os seus últimos resultados. Dessa forma, você e sua equipe poderão entender se o fornecedor é realmente transparente com seus parceiros.
Além de reforçar seu relacionamento, você estará à par da situação gerencial da empresa, o que indicará se ela está (ou não) apta a assumir as suas demandas.
3# Capacidade de inovação
Uma empresa presa aos seus métodos não evolui. Logo, suas entregas tornam-se ultrapassadas e afetam não apenas os seus negócios, mas de seus clientes.
E se você for um dos clientes? O resultado pode ser bem ruim. Portanto, faça questão de analisar as diretrizes de inovação da empresa.
Ela busca melhorar seus processos produtivos, adotando novas tecnologias? Sua experiência, aliada à capacidade de inovação, traz a qualidade esperada para seus produtos?
Contar com fornecedores atentos às tendências é algo essencial para o seu futuro como parceiros corporativos!
4# Preços
Um dos principais pontos, o preço vai direcionar a sua negociação e afetar a sua saúde financeira.
O que você precisa saber é se o que estará pagando realmente valerá a pena. Afinal, o preço praticado faz jus à qualidade do produto?
Se a sua necessidade por qualidade é muito grande, provavelmente o investimento terá que ser bem direcionado — e o fornecedor muito bem escolhido.
Agora, se é o custo x benefício que importa, talvez você possa procurar por opções mais em conta.
5# Compromisso
Por fim, tudo recai sobre a capacidade do fornecedor de honrar seus compromissos — e o que ele faz para que isso seja um padrão de sua empresa.
A empresa segue iniciativas como o ISO ou Seis Sigmas? Possui certificados de padronização de processos? Utiliza um Sistema de Gestão de Qualidade? Ele mostra preocupação em seguir compromissos éticos, morais e legislativos?
Se a resposta for positiva, ótimo! Está aí uma chance de desenvolver uma relação única e duradoura com uma empresa séria e profissional, pronta para ajudar o seu negócio!
E então, ficou alguma dúvida sobre como realizar a melhor análise de fornecedores para o seu negócio? Fale conosco!