Gestão de Relacionamento com Fornecedores: o que é?

Essencial para a otimização dos seus processos e o aumento da sua margem de lucros. Entenda em detalhes o que é a Gestão de Relacionamento com Fornecedores!

Não é raro ver empresas desandando ou mesmo falindo por conta de erros estratégicos e administrativos graves. Em muitos casos, o que identificamos é o mesmo equívoco: a falta de uma boa Gestão de Relacionamento com Fornecedores. Afinal, a forma com que você lida com sua cadeia de suprimentos faz toda diferença no sucesso do seu negócio.

Porém, antes de explicar mais sobre o conceito, vamos voltar ao problema.

Quase dois terços das empresas não utilizam tecnologia nenhuma para monitorar o desempenho de sua cadeia de suprimentos.

Ou seja, muitas delas operam às cegas, sem um olhar analítico acerca de como o trabalho de seus fornecedores é realizado. Assim, deslizes e falhas passam batido da equipe de controle e podem se tornar uma bola de neve, desestruturando todo o negócio.

É por isso que a Gestão de Relacionamento com Fornecedores é tão importante.

Muito acima de manter o contato, esse conceito serve para estabelecer diretrizes de monitoramento contínuo e proativo do fornecedor. Dessa forma, o trabalho realizado não foge à régua de exigência já estabelecida.

Entenda mais sobre o que é a importância desse tipo de gerenciamento!

O que é a Gestão de Relacionamento com Fornecedores?

Também conhecida como SRM (Supplier Relationship Management), a Gestão de Relacionamento com Fornecedores é a etapa posterior ao fechamento de uma parceria de suprimentos com uma empresa.

Ou seja, no momento em que seu negócio arranja um novo fornecedor, começa a ser realizado a gestão de relacionamento com ele.

As principais funções são identificar, adquirir e gerenciar os recursos necessários para que o seu processo produtivo esteja sempre guarnecido de suprimentos, matérias-primas e produtos necessários.

Dessa forma, ao realizar a Gestão de Relacionamento com Fornecedores, você controla os custos de seus pedidos, podendo até reduzi-los, caso a relação se fortaleça.

Qual a importância da Gestão de Relacionamento com Fornecedores?

Conforme sua empresa cresce, os processos se tornam mais complexos. No caso do setor de Compras, o movimento é o mesmo. Com maiores demandas, maior é a responsabilidade do time de lidar com fornecedores variados.

De forma geral, a importância dessa gestão é a possibilidade de consolidar sua cadeia de suprimentos. Ou seja, fazer com que seu fornecedor conheça sua empresa e seus processos, entendendo seu lugar e importância para o resultado final.

E na mesma moeda, que sua empresa e seu time valorizem o trabalho do fornecedor, compreendendo que ele é parte vital para o sucesso de cada projeto. Cada entrega depende dele, assim como cada meta estabelecida.

Além disso, a Gestão de Relacionamento com Fornecedores deve contar também com o auxílio de tecnologia específica. Um software para a tarefa pode ser a chave para que sua equipe também tenha acesso à dados relevantes sobre as entregas do fornecedor.

Assim, é possível retirar insights valiosos para melhorar o seu negócio e seu planejamento estratégico.

A vantagem é que, com essas informações, sua empresa saberá onde alocar mais eficientemente os recursos de compras.

Ou seja, a Gestão de Relacionamento com Fornecedores funciona como uma atividade cíclica de lapidação e melhoria nos seus processos de aquisição e também de produção. O resultado final é uma maior margem de lucros, já que se reduzem os custos operacionais e maximiza-se a produtividade, otimizando o investimento.

A quem cabe realizar a Gestão de Relacionamento com Fornecedores?

Essa é uma função que costuma ser dividida entre os compradores, que mantém contato contínuo com os parceiros, os gerentes do setor. Essa mecânica de responsabilidades funciona muito bem com PMEs.

No entanto, há também o Procurement.

Esse é um profissional mais encontrado em empresas de grande porte. O Procurement avalia e analisa as entregas dos fornecedores da empresa, administrando assim toda cadeia de suprimentos.

Passa por ele a definição de como se dará o relacionamento com os fornecedores, seja em sua análise inicial até o pós-compra.

A grande diferença aqui é que o Procurement trabalha o setor de Compras com uma visão mais estratégica. Passa por ele analisar questões variadas, como contratos, expedição e avaliação dos fornecedores.

Tudo isso se dá com o auxílio de ferramentas avançadas que o ajudam a planejar aquisições, realizar pesquisas de mercado e muito mais!

E na sua empresa, como a Gestão de Relacionamento com Fornecedores é realizada? Seu setor de Compras entende a importância dessa função? Esperamos que esse conhecimento ajude a otimizar os seus processos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Software para homologação de empresas com mais de 20 fontes de verificação.

Nos acompanhe

Entre em contato

Telefone: (11) 4280-8482

E-mail: contato@uqualifyapp.com

© U-qualify – Todos os direitos reservados 2020-2021.