Gestão de fornecedores no setor de alimentos: por que investir?

Entenda tudo sobre a gestão de fornecedores no setor alimentício e por que é importante implementar as melhores práticas. Confira!

A cadeia de suprimentos do setor de alimentos é o processo pelo qual todos os produtos alimentares passam, desde a produção até ao consumo. Assegurar que todos esses processos sejam feitos com máxima qualidade e segurança é essencial.

No entanto, por trás de todos os desafios atrelados à produção e distribuição de alimentos, existe um problema em comum: a gestão de fornecedores.

Esse é tópico crucial para que as empresas parte da cadeia produtiva alimentar possam se destacar no mercado.

Escolher os melhores parceiros comerciais, no entanto, não é uma tarefa simples — e sequer é um processo igual ao de outras indústrias.

É preciso implementar uma série de ações propositivas e modernas, que contribuam para a construção de um supply chain robusto, mapeável e seguro.

Que tal entender mais? Neste breve guia, explicamos tudo por trás da gestão de fornecedores e da cadeia de suprimentos no setor alimentício.

 

O que é a cadeia de suprimentos alimentar?

A cadeia de suprimentos alimentar compreende todas as fases pelas quais os produtos alimentares passam durante o seu movimento, desde o produtor até aos clientes e consumidores. Agora, mais do que nunca, esse tipo de cadeia passou por um enorme período de crescimento.

Embora isso possa inicialmente ser visto como benéfico para as linhas de produção de alimentos, isso significa que as cadeias inevitavelmente se tornam mais fragmentadas.

É algo que torna mais difícil para os consumidores rastrearem facilmente seus alimentos até suas origens, muitas vezes com alimentos sendo transportados de todos os cantos do mundo, por um longo período de tempo.

Existem certos estágios-chave que aparecem na cadeia de suprimentos de alimentos, incluindo:

  • Produção: é aqui que o fornecimento começa no nível de produção e onde os alimentos são adquiridos. Seja cultivado ou desenvolvido, o produto seguirá as diretrizes locais e internacionais para garantir a qualidade e a segurança alimentar.
  • Manuseio e Armazenamento: refere-se à preparação e às etapas de última hora que os alimentos passam após a colheita do produto. Esta etapa ocorre antes que os alimentos sejam enviados para serem processados.
  • Processamento e Embalagem: é aqui que o alimento, seja de plantas ou animais, é convertido em uma forma comestível. Aqui é especialmente importante que os alimentos cumpram todos os requisitos de segurança alimentar antes de serem embalados para venda e distribuição.
  • Distribuição: é onde, uma vez que o alimento é comestível, é transportado e distribuído para o varejo ou fornecedor necessário.
  • Varejo: este é o processo usado para entregar os produtos dos fornecedores aos consumidores, e envolve desde a obtenção do alimento até a venda.
  • Consumo: ocorre quando o cliente compra um alimento de um varejista.

 

Como o gerenciamento de fornecedores afeta o setor de alimentos e bebidas

O gerenciamento de fornecedores é uma parte crítica da indústria de alimentos e bebidas, um setor complexo e dinâmico que depende de uma cadeia de suprimentos eficiente para funcionar.

Afinal, trata-se de uma cadeia repleta de elos: desde os agricultores e produtores que produzem as matérias-primas passando pelos fabricantes que processam e embalam esses ingredientes, até os varejistas que vendem os produtos acabados aos consumidores.

Cada etapa desta cadeia de suprimentos é importante, e as interrupções em qualquer ponto podem ter um efeito cascata em todo o sistema.

É por isso que o gerenciamento da cadeia de suprimentos (o que inclui a correta gestão de fornecedores) é tão importante no setor de alimentos.

Ao gerenciar o fluxo de materiais, informações e finanças através da cadeia de suprimentos, as empresas podem garantir que suas operações sejam eficientes.

Mas como melhorar a gestão de fornecedores para empresas do setor? Separamos algumas dicas.

 

Como melhorar a gestão de fornecedores no setor de alimentos?

O primeiro passo é entender como está sua cadeia de suprimentos agora.

Muitas vezes, se pensa na cadeia de suprimentos como algo linear, quando na realidade ela se assemelha a uma teia.

Por isso, a visibilidade é tão importante. Quanto menos visibilidade você tiver, mais difícil será controlar os fatores de risco.

Assim, o próximo passo é identificar quem é o responsável pelo controle dos riscos.

Embora cada empresa adote uma abordagem diferente para o gerenciamento da cadeia de suprimentos, há muitas semelhanças compartilhadas em todo o setor.

Por exemplo, muitas organizações usam auditorias para garantir que seus fornecedores tenham programas abrangentes de segurança alimentar em vigor.

Você também pode optar por implementar certificados de análise para confirmar se os ingredientes, produtos ou materiais atendem às especificações.

Normalmente, esses documentos incluem resultados reais obtidos de testes de controle de qualidade e podem ser usados ​​ao receber inspeções.

Embora essas medidas sejam geralmente confiáveis, é importante revisar suas atividades periodicamente para garantir que sejam o mais eficazes possível.

Nesse sentido, contar com uma tecnologia completa, como um Smart Supplier Qualifier, que automatiza e torna mais eficaz o processo de qualificar seus fornecedores.

Outra prática comum que as empresas de alimentos e bebidas usam no gerenciamento de fornecedores é monitorar o comportamento do fornecedor.

Se um fornecedor se tornar menos responsivo, não cumprir com as especificações de contrato ou perder prazos repetidamente, ele precisa de uma reavaliação.

E então, gostou de aprender mais sobre o tema?

Então siga de olho em nosso blog para seguir aprendendo sobre gestão de fornecedores e boas práticas para assegurá-lo em todas as indústrias e setores!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Software para homologação de empresas com mais de 20 fontes de verificação.

Nos acompanhe

Entre em contato

Telefone: (11) 4280-8482

E-mail: contato@uqualifyapp.com

© U-qualify – Todos os direitos reservados 2020-2021.