Gestão de fornecedores ou gestão de terceiros: existe diferença?

Entenda o que é e quais as diferenças entre gestão de fornecedores e gestão de terceiros, bem como a importância de ambas as práticas para seu negócio. Confira!

Quando o assunto é gestão de parceiros comerciais, há muito a se explorar. Por exemplo, que a gestão de fornecedores é essencial você já sabe, especialmente se acompanha o nosso blog.

Mas e a gestão de terceiros, ou seja, dos seus prestadores de serviço, seria a mesma coisa e deve ser considerado com tamanho nível de importância?

Bom, a resposta você confere em nosso conteúdo, onde explicamos em detalhes o que são ambos os conceitos, na teoria e na prática, bem como as diferenças entre eles e qual a importância para seu negócio.

Vamos lá? É só continuar a leitura!

O que é gestão de fornecedores?

A gestão de fornecedores é o conjunto de boas práticas, metodologias, ferramentas e ações implementadas para administrar os fornecedores de suprimentos ao seu negócio.

É um dos pilares da sua estratégia de supply chain e serve para guiar vários indicadores do seu negócio, como a qualidade nas entregas, a rapidez na produção e mesmo a satisfação do cliente.

Ao garantir que esse processo seja o mais eficiente possível, sua empresa assegura que os clientes recebam exatamente aquilo que compraram — bem como destacar sua empresa no mercado.

No entanto, muito além de olhar para o cliente final, a gestão de fornecedores serve como régua para medir o relacionamento com os parceiros comerciais.

Gerenciar os requisitos e comunicar-se claramente com os fornecedores é essencial para a organização.

Para isso, por exemplo, deve-se constantemente monitorar o desempenho e a qualificação dos fornecedores, garantindo que eles se mantenham à par do nível de serviço exigido.

Além disso, vale dizer que a gestão de fornecedores consiste no investimento em sistemas, integração de dados, serviços e quaisquer outros recursos essenciais que permitem que uma organização opere e cresça continuamente

O que é gestão de terceiros?

No contexto corporativo, entende-se a gestão de terceiros como um módulo de boas práticas dentro do guarda-chuva de gestão de fornecedores. Ele serve para garantir que os prestadores de serviço de um negócio cumpram corretamente suas atividades.

No Brasil, a contratação de terceiros para desempenhar funções dentro do seu negócio (ou para a sua empresa) é bastante comum.

Em especial, após a aprovação da Lei da Terceirização em 2017, o cenário se ampliou ainda mais em terras brasileiras.

Isso porque, com a nova legislação, as empresas agora podem terceirizar suas atividades-fim (antes, era possível apenas com atividades-meio, como segurança e limpeza).

De maneira geral, uma organização pode terceirizar qualquer setor do seu negócio: seja alguns colaboradores específicos, setores inteiros ou mesmo funções (como é o caso da cozinha ou segurança).

No entanto, terceirizar algo para sua empresa não garante que o serviço será bem feito — ou terá a qualidade esperada.

É por isso que acordos do tipo são baseados em contratos muito bem amarrados, bem como com SLAs que definem as responsabilidades e entregas de todos os envolvidos.

Esses nós burocráticos também servem para a contratante, já que não cumprir com seu papel (como providenciar as condições corretas para o trabalho ou ausência de pagamento) pode ocasionar problemas ao negócio.

Qual a diferença entre gestão de fornecedores e gestão de terceiros?

A principal diferença entre a gestão de fornecedores e terceiros é que o primeiro não necessariamente atua dentro da sua operação, mas com ela. Já os terceiros atuam para sua empresa, dentro dela (ou, ao menos, para ela).

Na prática, no entanto, existem poucos pontos de distinção específicos que valem ser citados.

Ambos são considerados parceiros comerciais e agregam valor à sua operação.

 

Quais as semelhanças entre a gestão de fornecedores e de terceiros?

Em geral, até por ser uma função adjacente da gestão de fornecedores, administrar os terceiros exige o mesmo tipo e nível de esforço da empresa.

Assim, cabe aos profissionais do setor de Compras realizar todo levantamento de demandas para terceirização do seu negócio, analisando então o mercado e os preços de acordo com seu orçamento.

Além disso, um processo realizado tanto na gestão de fornecedores quanto de terceiros é a homologação e qualificação periódica dos prestadores.

Esse processo se baseia em uma análise completa da empresa, de modo a entender — por meio de certificados, documentos e seu histórico no mercado — se é capacitada a cumprir com as necessidades do seu negócio, no papel de contratante.

E claro, é preciso realizar a qualificação desse processo, de modo que periodicamente haja uma conferência dos documentos, certificados e compliance do prestador para com seu negócio.

Você sabia que o U-qualify pode ajudar sua empresa?

Seja na gestão de fornecedores ou de terceiros, saiba que o U-qualify é a solução ideal para automatizar o processo de homologação e qualificação periódica de seus fornecedores e prestadores de serviços.

Se você já realizou esse processo em seu negócio, sabe o quanto pode demorar e quais erros podem acontecer.

Com uma solução inteligente, você se livra dos riscos e torna toda operação automatizada, obtendo resultados em tempo real e entendendo de forma aprofundada quais parceiros comerciais estão dentro de sua regra de compliance!

Isso porque, além de poder personalizar sua própria estrutura de compliance dentro da ferramenta, ela realiza verificações de documentos e certificados em mais de 20 fontes oficiais de consulta.

E todas as consultas são registradas!

Ficou interessado?

Então saiba da boa notícia: você pode testar o U-qualify gratuitamente em sua empresa!

Basta acessar nossa página, fazer a requisição e pronto, você terá acesso ao U-qualify para uma demonstração completa das funcionalidades da ferramenta.

E então, que tal revolucionar sua gestão de fornecedores e terceiros? Conte com a U-qualify, modernize sua operação e conquiste melhores resultados!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Software para homologação de empresas com mais de 20 fontes de verificação.

Nos acompanhe

Entre em contato

Telefone: (11) 4280-8482

E-mail: contato@uqualifyapp.com

© U-qualify – Todos os direitos reservados 2020-2021.