Existem benefícios em adotar as redes de fornecedores?

Conheça tudo sobre as redes de fornecedores, sua importância e como essa estratégia pode impactar positivamente em seu negócio!

Fonte: Unsplash

Você sabe o que são as redes de fornecedores e os benefícios para sua cadeia de suprimentos ao adotá-las?

As redes de fornecedores estão, cada vez mais, em pauta nas empresas por representarem uma expectativa de otimização e de melhores resultados.

É comum que as organizações se concentrem apenas em sua operação: o que eles produzem ou fornecem.

Ou seja, não necessariamente o foco está naquilo que o cliente final recebe.

Porém, uma rede de fornecedores permite que as empresas vejam o movimento geral de materiais e informações do início ao fim.

Assim, possibilita melhor entendimento do valor de parceria, bem como a importância de trabalhar em conjunto para garantir que o cliente final receba a melhor solução possível.

Que tal entender mais sobre o conceito de redes de fornecedores e como eles podem impactar sua empresa, caso implementados? Continue a leitura!

O que são as redes de fornecedores?

As redes de fornecedores descrevem o fluxo e a movimentação de materiais, insumos e informações entre sua empresa e seus parceiros comerciais, ligando essas organizações para atender ao cliente final.

Essas redes mostram os links entre as organizações e como as informações e os materiais fluem entre esses links.

Quanto mais detalhada a rede da cadeia de suprimentos, mais complexa e complexa se torna a rede de fornecedores.

Com as redes de fornecedores estabelecidas, é possível avaliar os programas e políticas que impactam a cadeia de abastecimento, observando a eficiência de suas operações e como cada interação acontece.

Desse modo, com uma rede de fornecedores definida, é possível documentar essas interações, rastreando melhorias e definindo objetivos de longo prazo.

Como funcionam as redes de fornecedores?

Através da análise das redes de fornecedores, as empresas podem coletar indicadores quantitativos sobre toda sua cadeia de suprimentos.

São informações como capacidades das fábricas, mudanças de preços, capacidade de distribuições, capacidade de estoque e outros fatores relacionados aos fornecedores e aos produtos.

Com isso, é possível tomar decisões estratégicas mais eficientes em relação à própria produção.

Desse modo, a empresa coloca seu cliente no topo das prioridades, pois planeja a produção de modo que melhor o atenda.

Neste processo, vale citar a importância do design das redes de fornecedores (ou como é conhecido lá fora: “supply chain network design“).

É a partir dessa ação que é possível identificar quais parceiros podem fornecer insumos e materiais que se adequem às necessidades e objetivos do negócio (redução de custos, agilidade, qualidade, etc).

Assim, esses profissionais se encarregam de ajudar os tomadores de decisão da empresa a determinar as melhores práticas de fornecimento e estoque para atender às demandas.

Quais os benefícios de implementar as redes de fornecedores?

Existem alguns excelentes benefícios por trás da implementação das redes de fornecedores nas empresas.

Em geral, elas o fazem em busca da maximização de lucros e com a gana de ganhar maior potencial competitivo.

No entanto, seu sucesso também vai depender do quão flexível é sua cadeia de suprimento e sua gestão de fornecedores — já que mudanças podem ocorrer de forma contínua, conforme os profissionais responsáveis acharem adequado remodelar os processos estruturais.

Assim, as redes de fornecedores modelam a cadeia de suprimentos existente, alcançando melhorias que podem reduzir custos, economizar tempo e levar produtos aos consumidores mais rapidamente.

Além disso, sua empresa pode melhorar os serviços e aumentar o retorno sobre o investimento.

Com uma rede de fornecedores inteligente, você elimina ineficiências e reduz os custos da cadeia de suprimentos em geral. 

 

Viu só a importância das redes de fornecedores?

Mas veja só:

Para atender melhor seu cliente final, é importante desenvolver parcerias fortes dentro de sua rede de fornecedores, que tenham um fluxo efetivo para seus clientes finais, seja você um fabricante, distribuidor ou varejista.

Uma melhor comunicação aumentará a eficiência e a produtividade. Nesse tipo de relação, a confiança é o ingrediente principal para desenvolver uma melhor comunicação.

E para mitigar o risco de fazer mudanças globais em sua cadeia de suprimentos, pese cuidadosamente o custo das mudanças e os benefícios de fazê-las.

Se sua cadeia de suprimentos existente é frágil, pode valer a pena uma interrupção temporária para desenvolver uma nova, mais otimizada versão da cadeia de suprimentos, capaz de apoiar iniciativas de crescimento de forma sustentável.

 

E então, gostou de aprender tudo sobre redes de fornecedores?

Para muitos especialistas, essa estratégia é considerada a evolução da cadeia de suprimentos (supply chain) como conhecemos!

Para mais dicas sobre gestão de fornecedores e otimização da sua cadeia de suprimentos, continue de olho em nosso blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Software para homologação de empresas com mais de 20 fontes de verificação.

Nos acompanhe

Entre em contato

Telefone: (11) 4280-8482

E-mail: contato@uqualifyapp.com

© U-qualify – Todos os direitos reservados 2020-2021.