Explicamos o que é, qual a importância e qual a relação da ISO 9001 com a gestão de fornecedores. Confira!
Problemas de qualidade, falta de estoque e falhas na gestão da cadeia de suprimentos podem estar relacionados a vários fatores. Na prática, todos eles podem ser resolvidos com a ISO 9001, uma das premissas da boa gestão de fornecedores.
Você sabe a relação entre essa certificação com a gestão de fornecedores, bem como a importância crescente de adquiri-la?
É o que vamos explicar nesse conteúdo. Que tal conferir conosco? Então siga a leitura!
O que é o ISO 9001?
ISO 9001 é um padrão que especifica os requisitos para um “sistema de gestão da qualidade” que as empresas usam para mostrar aos clientes que eles podem atender sistematicamente aos seus requisitos.
Trata-se de uma diretriz de gerenciamento de qualidade que ajuda sua empresa no processo de compra.
Na prática, estrutura uma abordagem baseada em risco, que direciona seu processo de aquisição e avaliação de fornecedores com base em vários critérios, como:
- Conformidade;
- Foco no cliente;
- Ações corretivas;
- Melhoria contínua;
- Revisão do pedido;
- Design de produto;
- Qualidade de serviço;
- Satisfação do cliente;
- Adequação de recursos;
- Competência da equipe;
- Planejamento de qualidade;
- Gestão de processos entre funções;
- Tratamento de reclamações de clientes;
- Compromisso da gerência com a qualidade;
- Monitoramento e medição de seus processos.
É um dos muitos padrões ISO, mas é o único na família ISO 9000 onde você obtém a certificação.
O ISO 9001:2015 é a revisão mais recente do padrão, e muito necessária.
De acordo com a norma ABNT ISO 9001:2015:
“A organização deve determinar e aplicar critérios para a avaliação, seleção, monitoramento de desempenho e reavaliação de provedores externos, baseados na sua capacidade de prover processos ou produtos e serviços de acordo com requisitos”.
Por que o ISO 9001 é tão importante para a gestão de fornecedores?
A ISO 9001 ajuda os fornecedores a fornecer melhor qualidade devido aos seus requisitos de controle, cujo objetivo é criar processos operacionais e logísticos com “defeito zero”.
Um pré-requisito para alcançar esse status é por meio da adoção de uma abordagem baseada em risco no desenvolvimento do plano de produto.
Esse tipo de abordagem é importante, pois determina a probabilidade de erros que podem impactar as operações e causar não conformidades.
Através da certificação, a empresa garante que possui ações e atividades de mitigação preventiva capazes de evitar as não conformidades.
Portanto, em cada etapa de desenvolvimento do produto — da aquisição da matéria-prima à entrega final — há controles predeterminados ainda no planejamento para garantir que a qualidade exigida seja alcançada.
Ou seja, para que o objetivo de “defeito zero” seja propriamente alcançado.
Na prática, isso quer dizer que:
- Existe a busca incessante por melhorias contínuas;
- Trata-se do único padrão internacional de qualidade;
- O fornecedor empodera sua equipe para ajudar você como cliente;
- Os produtos e serviços atendem às suas necessidades e expectativas;
- Há a busca pela consistência nos processos de modo a satisfazer você como cliente.
Seu fornecedor é certificado na ISO 9001, o que isso quer dizer?
Se o seu fornecedor afirma ser compatível ou certificado com a ISO 9001, é uma boa notícia! Mas você sabe o que significa?
Basicamente, que seu fornecedor tem uma abordagem sistemática para o gerenciamento da qualidade de suas entregas — como explicamos anteriormente.
Com a ISO, o fornecedor prova possuir o conjunto de requisitos que garantem a consistência dos produtos e serviços.
Isso quer dizer que eles basicamente cumprem com o que prometem, atendendo às necessidades e expectativas de seus clientes, bem como cumprem os regulamentos relevantes.
Esse é um ponto importante: com a ISO 9001, seu fornecedor deve garantir sua satisfação como cliente. Ou seja, deve agir de acordo com seus feedbacks, tratando o mais rápido possível de reclamações.
Como cliente, sua empresa deve ter um canal de comunicação oficial para registrar feedbacks.
Caso os problemas não sejam resolvidos, você pode acionar a empresa de certificação para investigar os problemas — entre outras etapas do tipo.
Ou seja, muito além de ser uma garantia interna do seu fornecedor, a certificação ISO 9001 trata-se de uma proteção a você, como cliente.
Percebe o valor disso na gestão de fornecedores?
Por isso, ao contratar um fornecedor com certificação ISO 9001, você deve deixar seus requisitos claros, consultar a documentação do fornecedor sobre as especificações por trás de suas entregas, bem como avaliar os padrões nacionais ou internacionais que seguem.
E claro, lembre-se sempre da norma ABNT que citamos anteriormente.
É responsabilidade da sua empresa determinar critérios para avaliação, seleção, monitoramento e reavaliação do desempenho dos seus fornecedores.
Com um software como o U-qualify, um sistema inteligente que automatiza a homologação e qualificação periódica de fornecedores.
Assim, com poucos cliques — e de maneira automática — o sistema avalia se o seu fornecedor continua com as certificações em dia, como o ISO 9001!
Que tal testar o U-qualify gratuitamente?
E para mais conteúdos sobre gestão de fornecedores, é só seguir de olho aqui no blog!