É hora de pensar na relação da sustentabilidade e a gestão de fornecedores?

Entenda a relação da sustentabilidade na gestão de fornecedores e como otimizar seu supply chain de forma a criar processos mais sustentáveis!

A sustentabilidade é muito mais do que uma questão ambiental. É uma forma de pensar em que buscamos um equilíbrio de valores econômicos, sociais, ambientais e éticos. Para as empresas, a sustentabilidade é também uma questão de gestão de fornecedores.

Uma cadeia de suprimentos sustentável é o resultado de processos que atendem às necessidades do presente — sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender às suas próprias necessidades.

Isso envolve mais do que cuidar do meio ambiente.

Mas como podemos incorporar a abordagem de sustentabilidade na gestão de fornecedores? Discutimos o assunto e te oferecemos algumas dicas!

Sustentabilidade na gestão de fornecedores: existe?

Pode não parecer em muitos mercados, mas já há um movimento muito forte dos grandes players para que as empresas invistam em uma gestão de fornecedores (e um supply chain) mais sustentável.

Enquanto a gestão de fornecedores e supply chain convencional se concentra na velocidade, custo e confiabilidade das operações, o gerenciamento sustentável busca defender os valores ambientais e sociais.

Isso significa abordar questões como mudança climática, segurança hídrica, desmatamento, direitos humanos, práticas trabalhistas justas e corrupção.

E veja bem: a pressão de investidores, clientes e organizações sem fins lucrativos para empurrar a sustentabilidade para a supply chain aumentou significativamente nos últimos anos.

De acordo com o Global Reporting Initiative (GRI), há uma exigência maior pelo foco na sustentabilidade em toda a cadeia de suprimentos.

Gerenciando e melhorando o desempenho ambiental, social e econômico em todas as suas cadeias de abastecimento, as empresas podem conservar recursos, otimizar processos, inovar em produtos, reduzir custos, aumentar a produtividade e promover os valores corporativos.

Os desafios da sustentabilidade na gestão de fornecedores

Enquanto mais empresas expandem seus programas de sustentabilidade para incluir fornecedores, elas lutam com a implementação.

De acordo com um relatório da ONU, as empresas estão cada vez mais falando sobre a sustentabilidade na gestão de fornecedores, com progresso sólido.

No entanto, ainda falta alinhar as expectativas do mercado com ações concretas que impulsionam a sustentabilidade na cadeia de suprimentos.

Como tornar sua gestão de fornecedores mais sustentável?

Criar e implementar seu próprio sistema de gestão de fornecedores e supply chain sustentável não é necessariamente difícil, mas necessita de uma mudança na sua cultura corporativa.

A adoção de inovações, como metodologias ágeis no setor de Compras, é essencial para que essa transformação digital aconteça.

Aqui estão quatro passos para implementar uma cadeia de suprimentos mais sustentável. Confira:

Metas e objetivos

Identifique suas metas e objetivos de sustentabilidade e, em seguida, crie um plano de como alcançá-los.

Certifique-se de incluir sua cadeia de suprimentos porque ela desempenha um grande papel no impacto ambiental, social e econômico da sua empresa.

Política de sustentabilidade

Crie uma política de sustentabilidade para seus fornecedores e clientes.

Lembre-se de inserir requisitos para descarte de resíduos, uso de energia, transporte e muito mais. Depois de fazer uma política, lembre-se: é preciso cumpri-la — e garantir que os stakeholders também cumpram.

Aqui, ressaltamos: que tal repensar sua forma de consumir energia? Você pode buscar por caminhos como:

  • Uso de soluções de baixo carbono.
  • Tecnologias de energia limpa, pois os custos estão caindo rapidamente.
  • Economia orientada para os serviços, pois os produtos como serviço estimulam a economia circular.
  • Um mix de energia mais limpa, à medida que o petróleo e o carvão diminuem e as energias renováveis aumentam.

Vá além pela gestão de fornecedores sustentável

Algumas medidas para a sustentabilidade requerem não apenas mudanças processuais, mas comportamentais e culturais.

Um passo importante para alcançar a sustentabilidade é ganhar a adesão de sua própria equipe e dos fornecedores.

Recursos de educação, como qualificação e treinamento, podem ajudar a alinhar todos com a missão. 

Desenvolva programas de treinamento que ensinem a missão sustentável da empresa logo a partir do momento em que novos funcionários são admitidos — bem como quando novos parceiros comerciais são oficializados.

Avalie seu supply chain

Avalie sua cadeia de suprimentos de cima a baixo. É tão sustentável quanto você deseja ou você deve fazer ajustes?

Anote os pontos críticos e mapeie o que você e seu time creem ser importantes.

Realize melhorias

Tome as medidas adequadas para tornar sua cadeia de suprimentos mais sustentável.

Isso pode significar a mudança de fornecedores ou opções de transporte, ou pode resultar em seus parceiros atuais adotando práticas mais sustentáveis (e tecnológicas) para manter seu negócio.

Uma dica extra para a gestão de fornecedores sustentável: tecnologia

A tecnologia levou a gestão de fornecedores a ser uma ciência corporativa.

Os avanços tecnológicos contínuos estão fornecendo às organizações habilidades antes inconcebíveis para analisar, ajustar, medir e otimizar processos operacionais como qualificação automática de fornecedores, gestão de estoque, gerenciamento de pedidos e distribuição, e gerenciamento de transporte.

Os insights obtidos por meio de dados e machine learning podem ser aproveitados para encontrar e explorar oportunidades para processos sustentáveis.

 

Gostou de aprender mais sobre a gestão de fornecedores sustentável? Trata-se de uma tendência que, cada vez mais, se consolida no mercado.

E agora, que tal seguir aprendendo sobre gestão de fornecedores e outros assuntos relacionados à supply chain?

Então continue de olho em nosso blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Software para homologação de empresas com mais de 20 fontes de verificação.

Nos acompanhe

Entre em contato

Telefone: (11) 4280-8482

E-mail: contato@uqualifyapp.com

© U-qualify – Todos os direitos reservados 2020-2021.