A importância da qualificação de fornecedores para a indústria farmacêutica

Entenda a importância da qualificação de fornecedores de maneira periódica para empresas que buscam o sucesso na indústria farmacêutica!

Fonte: Unsplash

Para que uma empresa da indústria farmacêutica tenha sucesso, o processo de gestão e qualificação de fornecedores é cada vez mais importante.

De embalagens a medicamentos, existem múltiplos suprimentos dos quais as empresas farmacêuticas dependem diariamente.

Mais importante, os consumidores dependem dessas empresas farmacêuticas para entregar os produtos e medicamentos que precisam para manter a saúde.

Portanto, é essencial para uma empresa farmacêutica que aprimore cada vez mais seus processos de gestão e qualificação de fornecedores.

Neste conteúdo, vamos explorar o assunto a fundo, entendendo os caminhos que as empresas farmacêuticas podem trilhar para otimizar seu supply chain. Confira!

Quais os principais desafios na cadeia de suprimentos da indústria farmacêutica?

Para se tornarem competitivas na indústria farmacêutica, muitas organizações precisam que seu supply chain capacite sua operação, contribuindo ativamente nos resultados financeiros.

Afinal, cada vez mais, é necessário garantir um rápido retorno na colocação de produtos no mercado.

Outro ponto importante, e que impacta demais nessa equação, é o aumento de burocracias e regulações setoriais e governamentais.

Para que sua empresa promova um fluxo produtivo constante e contínuo, é necessário contar com fornecedores engajados e, principalmente, qualificados em atender suas necessidades.

É por isso que uma boa cadeia de suprimentos na indústria farmacêutica deve ser robusta e rastreável, de modo que permita que a empresa esteja à frente dos processos e possa melhorar sua tomada de decisões, influenciando diretamente nos resultados.

Como garantir a melhor gestão de fornecedores em sua empresa?

Manter uma cadeia de suprimentos robusta é uma estratégia multifacetada.

Primeiro, é importante escolher estrategicamente os fornecedores de matéria-prima.

As empresas farmacêuticas devem ter fornecedores em vários locais. Isso ajudará a reduzir a probabilidade de problemas e limitações logísticas ou mesmo políticas.

É algo que acontece com mais frequência para empresas de maior porte, que podem e devem contar com fornecedores além das fronteiras brasileiras.

Por exemplo, se os fornecedores de uma empresa estiverem todos no mesmo país, atrasos no envio se tornarão problemáticos se houver turbulência política.

Outro fator, também ligado a esses pontos acima, é a qualificação dos fornecedores.

O ramo farmacêutico é um dos mais rígidos em questões de diretrizes de segurança e conformidade. Há muita burocracia e regulamentação.

Atravessar isso é um dos principais desafios das empresas deste setor.

Por isso, ter fornecedores que seguem as mais rígidas diretrizes de conformidade para a produção de qualidade também é importante na indústria farmacêutica.

Mas como garantir isso? Esse é um problema operacional estrutural de muitas empresas, que pecam na homologação e qualificação periódica dos fornecedores.

O que faz sentido, já que esse é um processo lento, trabalhoso e passível de erros se feito de maneira manual — em que apenas um funcionário se encarrega da função.

Como a U-qualify pode ajudar sua empresa com a qualificação de fornecedores?

O U-qualify é um Smart Supplier Qualifier, um software que automatiza todo processo de homologação e qualificação periódica de fornecedores.

Exatamente: a solução da Stratesys elimina totalmente um dos principais problemas das empresas com seus fornecedores.

O software inteligente realiza um monitoramento periódico e automático com toda sua base de fornecedores. De maneira autônoma, o U-qualify verifica a situação dos seus parceiros comerciais em mais de 20 fontes oficiais de consulta.

Assim, você consegue saber em pouco tempo quais fornecedores se mantém qualificados para atender seu negócio, de acordo com suas diretrizes, e àqueles que já não possuem certificações ou autorizações válidas.

O melhor é que o U-qualify permite que você cadastre um layout personalizado de regras para compliance.

Assim, o sistema se encaixa ao seu nível de exigência e suas especificidades, realizando a conferência mais adequada para sua empresa.

Além disso, você pode programar as consultas automáticas e também integrar o sistema ao seu ERP. Inclusive, o U-qualify já possui integração homologada com o SAP Ariba, reconhecido oficialmente pela SAP.

 

E então, que tal testar gratuitamente o U-qualify em seu negócio e ver como o sistema pode resolver uma das principais dores da sua operação?

Melhore toda gestão de fornecedores com o U-qualify, seu Smart Supplier Qualifier!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Software para homologação de empresas com mais de 20 fontes de verificação.

Nos acompanhe

Entre em contato

Telefone: (11) 4280-8482

E-mail: contato@uqualifyapp.com

© U-qualify – Todos os direitos reservados 2020-2021.