5 motivos para investir em automatização no processo de qualificação de fornecedores

Tempo é dinheiro. Quanto tempo você perde com planilhas manuais na homologação de fornecedores? Pois bem, conheça 5 motivos para automatizar o processo.

Para evoluir seu processo de produção, é essencial que sua empresa entre de vez no mundo da automatização da qualificação de fornecedores. Entenda mais!

Deixe-nos começar esse artigo com uma pergunta: na sua empresa, como é feita a qualificação de fornecedores? Todas as etapas são realizadas de forma manual ou com tecnologias consideradas ultrapassadas? Se for o caso, lamentamos avisar, mas talvez seu negócio tenha um problema.

Em muitas empresas, esse é um processo relegado ao segundo plano da gestão de fornecedores. Porém, como sabemos, é por meio de uma boa administração que sua empresa cresce — seja das finanças, da produção como também dos próprios fornecedores.

No entanto, a falta de conhecimento faz com que os gestores se atenham à soluções datadas, muitas vezes manuais ou com a utilização de tecnologias precárias (como as famosas planilhas).

No fim das contas, todo processo emperra e os resultados tendem a piorar.

Isso porque a qualificação de fornecedores é uma etapa essencial da cadeia produtiva. É responsável direto pela qualidade final do produto, além de impactar não apenas nisso, mas nas próprias entregas (prazo, por exemplo) e, claro, nos resultados da empresa.

Por mais que, alguns anos atrás, a qualificação de fornecedores manual (ou mais “arcaica”) bastasse, essa não é a realidade hoje. Segundo levantamento, 70% dos negócios já tem um projeto de transformação digital em curso.

O que isso significa?

Que a adoção de tecnologias inovadoras é a tendência no mercado. Empresas que souberem se aproveitar dessas soluções, têm de tudo para crescer e prosperar na nova década.

É por isso que a automatização da qualificação de fornecedores é tão importante.

Afinal, muito mais que eficiência, falamos de redução de custos e do potencial competitivo do futuro de sua empresa.

No artigo de hoje, vamos falar um pouco mais sobre os benefícios dessa solução e como ela pode ajudar a sua empresa a entrar de vez em uma realidade de inovação e crescimento escalável!

5 vantagens de automatizar a qualificação de fornecedores

Antes de entrar em detalhes, queremos explicar:

A automatização do processo de qualificação de fornecedores se trata do uso de software específico para complementar o cadastro e qualificação de parceiros comerciais.

Soluções como o u-Qualify by Stratesys automatizam a captura inteligente de 16 documentos legais brasileiros de cada fornecedor, facilitando sua homologação e centralizando toda documentação e certificação dessas empresas, levando em conta as atualizações e o prazo de validade de cada um desses documentos.

Mas o que isso tudo traz às empresas? É isso que discutiremos abaixo. Confira!

1# Menos tempo para aprovar fornecedores

É claro que uma das principais vantagens está no tempo de execução.

Hoje em dia, tudo precisa ser ágil e assertivo. Com a automatização da qualificação de fornecedores, você já garante a agilidade do processo, pois a plataforma faz todo serviço de avaliação e homologação dos seus parceiros comerciais.

Assim, sua equipe não precisa se preocupar em ir atrás de documentos legais ou certificados, nem mesmo se incomodar em armazená-los. A plataforma automatiza todos esses passos. 

2# Menos erros no processo

Além de ágil, queremos uma qualificação de fornecedores assertiva, correto?

Com a automatização, isso também é possível! Afinal, a plataforma segue passos padronizados em busca da homologação e qualificação de fornecedores, sem espaço para falhas humanas que, antigamente, poderiam comprometer a execução.

Dessa forma, a sua escolha de parceiros comerciais se torna muito mais eficiente, sustentada por dados.

Tudo isso reduz o TCO da empresa, cooperando para a saúde financeira do negócio.

3# Melhor organização das informações

Com uma plataforma, você centraliza as informações. Sem planilhas, sem pastas diversas e caminhos digitais incompreensíveis. Documentações e certificados atualizados e em um único local, ao alcance de poucos cliques.

4# Cumprir com o compliance corporativo

Em grande parte, todos esses pontos acima reforçam o compliance da sua empresa.

Com maior organização, menos erros e processos ágeis, sua gestão de fornecedores se torna uma etapa completamente transparente e alinhadas às boas práticas exigidas pela companhia.

5# Facilita a cooperação com os fornecedores

Por fim, a automatização da qualificação de fornecedores facilita na hora de escolher os melhores e de cooperar com cada um deles. Com gestão transparente e focada, o grau de satisfação dos seus parceiros comerciais só tende a aumentar, assim como a qualidade das entregas e condições que eles oferecem.

 

E na sua empresa, já existe a automatização da qualificação de fornecedores? Quais os benefícios que essa solução trouxe ao seu processo?

Caso queira entender mais sobre a plataforma u-Qualify de automatização da qualificação de fornecedores, converse conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Software para homologação de empresas com mais de 20 fontes de verificação.

Nos acompanhe

Entre em contato

Telefone: (11) 4280-8482

E-mail: contato@uqualifyapp.com

© U-qualify – Todos os direitos reservados 2020-2021.