5 fatos sobre a automatização no processo de qualificação de fornecedores

Alie a tecnologia a seu processo de automatização de fornecedores e ganhe tempo. Confira alguns fatos que selecionamos para exemplificar tal ganho.

Como melhorar a qualificação de fornecedores? A automatização e uso da tecnologia é o melhor caminho. Descubra mais sobre a solução!

Um dos grandes desafios da qualificação de fornecedores é que este é um serviço constante. Não basta que você apena faça uma análise de riscos antes de contratar um fornecedor. Seu trabalho de gestão deve ser contínuo, garantindo que o padrão de qualidade acordado seja cumprido.

O problema é que esse é um trabalho enorme, que envolve muito mais que a área de Compras da sua empresa.

Na verdade, a qualificação de fornecedores é um serviço que deve unir vários setores além de Compras, como Qualidade e Logística.

Manter todo esse esforço em uma esfera manual e analógica, porém, é a receita para comprometer toda gestão.

A qualificação de fornecedores exige uma integração dos setores, para que as informações estejam centralizadas e atualizadas.

Sem o auxílio da tecnologia e da automatização, você corre o risco de emperrar o processo, prejudicando não apenas a sua relação com fornecedores, mas também a qualidade final do seu produto e a reputação da sua marca.

No artigo de hoje, explicamos alguns dos fatos sobre o uso de softwares que ajudam na sua gestão e qualificação de fornecedores. Afinal, como a tecnologia pode ajudar a otimizar o seu processo, reduzindo custos e melhorando toda sua cadeia produtiva?

Continue a leitura para entender!

5 fatos sobre a tecnologia para melhorar a qualificação de fornecedores

Um dos principais pontos fortes do uso de um sistema para gestão e qualificação de fornecedores é a integração dos dados. Dessa forma, todos os setores envolvidos na gestão dos pedidos podem realizar suas tarefas e documentá-las na plataforma, que atualiza as informações e oferece um controle aprofundado de cada etapa do processo.

Assim, você terá acesso à toda linha do tempo das suas compras, dos passos anteriores a efetuação do pedido até sua inspeção.

Entenda mais!

1# Programe seus pedidos

Com o uso de um software específico para gestão e qualificação de fornecedores, você pode programar seus pedidos.

Dessa forma, consegue organizar as necessidades já na etapa de planejamento, evitando gargalos e falhas.

Isso facilita a vida da equipe de Compras, que pode realizar grandes pedidos de uma só vez com seus fornecedores (em vez de vários pequenos, o que pode limitar seu poder de negociação e conquista de descontos e condições especiais).

2# Acompanhe todos os dados referentes aos pedidos

A integração geral ainda permite que os dados de Compras, Qualidade e do Estoque sejam sempre analisados em tempo real.

O follow-up instantâneo auxilia na criação de relatórios ou visualização rápida de status.

Além disso, o acompanhamento permite que a equipe de Compras possa se antecipar e renovar os pedidos de insumos que estarão em falta.

3# Crie planos de inspeção de qualidade

Um dos pontos principais da qualificação de fornecedores é a inspeção dos pedidos.

Com um software, você pode criar planos de inspeção que podem ser utilizados no momento que o pedido chega na sua empresa, antes de enviar os insumos para estoque.

Assim, caso defeitos sejam identificados, o setor de Qualidade pode intervir na hora, notificar os erros na plataforma e emitir uma nota fiscal para devolução ao fornecedor.

4# Agilize da auditoria

Com tudo registrado (inspeções, histórico de compras, follow-up dos pedidos), é muito mais fácil para que os auditores recolham os dados para realizar seu trabalho.

Dessa forma, sua equipe não precisa perder tempo criando relatórios personalizados e específicos. Basta apenas filtrar na plataforma e emitir os dados.

5# Bloqueie fornecedores com falhas nas entregas

Por fim, a integração de informações ajuda em questões mais delicadas, como o bloqueio de fornecedores.

No momento em que a plataforma aponta (ou um profissional identifica) problemas consecutivos com as entregas de um determinado fornecedor, é possível configurar um bloqueio para limitar os pedidos com ele — ou emitir notificações para avisar Compras.

 

A automatização de tarefas melhora a sua qualificação de fornecedores, atuando de ponta e ponta no processo. Se você busca atualizar sua gestão, integrando informações para otimizar o trabalho de vários setores, o uso da tecnologia é essencial!

Gostou do artigo? Continue de olho em nosso blog para mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Software para homologação de empresas com mais de 20 fontes de verificação.

Nos acompanhe

Entre em contato

Telefone: (11) 4280-8482

E-mail: contato@uqualifyapp.com

© U-qualify – Todos os direitos reservados 2020-2021.