Confira os 3 principais riscos na gestão de fornecedores que podem impactar sua cadeia de suprimentos. Leia agora mesmo!
A gestão de fornecedores é uma atividade complexa e repleta de riscos para as empresas. Entre eles, existem três que as organizações devem se atentar: falta de padronização nos cadastros, descentralização de registros e falta de qualificação dos fornecedores.
A sua empresa já age nos bastidores para sanar esses problemas e otimizar a gestão de fornecedores?
Se a resposta for negativa, calma, temos uma boa notícia: neste conteúdo, vamos falar sobre esses riscos e indicar formas simples de mitigá-los.
Que tal entender mais? É só continuar a leitura!
Gestão de riscos na cadeia de suprimentos: é importante?
A gestão de riscos é o processo de identificação, mapeamento e avaliação de fatores operacionais e decisões de controle que equilibram risco com benefícios compensatórios.
É uma abordagem sistemática usada para identificar, avaliar e reduzir ou eliminar a possibilidade de um desvio desfavorável de um resultado esperado.
Hoje, o gerenciamento de riscos da cadeia de suprimentos está se tornando uma das principais prioridades em Compras.
Afinal, todo ano, as empresas perdem milhões devido a interrupções no fornecimento, volatilidade de custos, multas por não conformidade e incidentes que prejudicam a marca e a reputação da organização.
Mas afinal, o que são disrupções na cadeia de suprimentos?
Em geral, define-se como qualquer evento imprevisto que perturbe o fluxo normal de mercadorias e materiais em uma cadeia de suprimentos.
Tais interrupções podem ter consequências negativas importantes para a gestão das operações.
Por exemplo, eles podem resultar em interrupções na produção e prejudicar a produtividade e a utilização da capacidade.
A longo prazo, essas interrupções no fornecimento podem afetar negativamente o preço do acionista e o desempenho financeiro de uma empresa a longo prazo.
As interrupções no fornecimento podem vir de uma ampla variedade de fontes.
3 riscos na gestão de fornecedores para ficar atento
E então, que tal conferir quais os principais problemas que sua gestão de fornecedores devem prestar atenção e eliminar o quanto antes? Confira:
1# Falta de padronização nos cadastros
Muitas vezes, um dos efeitos diretos da falta de atenção com os processos no setor de Compras, é o completo abandono da gestão de dados deste departamentos.
Isso acarreta em uma falta de padronização nos cadastros de fornecedores e parceiros comerciais.
Na prática, isso ocasiona uma falta de visibilidade aos fornecedores e aos funcionários do setor, que perdem tempo para entender o que deve ser comunicado/requisitado a cada fornecedores
Desse modo, a empresa corre o risco de cometer algumas gafes, como a violação de compliance na avaliação de fornecedores e o cadastro incompleto de parceiros comerciais.
Assim, no caso deste último evento, a empresa pode fechar com um fornecedor incapaz de cumprir com sua política de fornecimento, ocasionando no desperdício de dinheiro.
2# Descentralização de registros
Outro aspecto que deve ser considerado é a descentralização dos registros dos fornecedores.
Além da falta de padronização, os arquivos ficam em pastas descentralizadas, muitas vezes sem compartilhamento de acesso entre os colegas de setor.
Assim, os funcionários muitas vezes podem não saber vários detalhes sobre os fornecedores, como:
- se tal empresa já foi avaliada por um colega;
- se tal empresa foi aprovada ou reprovada no processo de fechamento de pedidos e no estabelecimento de parcerias.
Isso representa tanto um risco para o compliance e governança da sua operação, como também um passo atrás no que diz respeito à gestão de dados.
Desse modo, o indicado é que todos os processos de registro de fornecedores sejam padronizados e centralizados em uma plataforma unificada e integrada, com acesso simplificado a todos os funcionários do setor.
3# Falta de qualificação dos fornecedores
Por fim, um risco que empresas sem uma boa gestão de fornecedores correm é a falta de qualificação dos seus parceiros comerciais.
Esse processo, normalmente manual, consome tempo e é passível de erros.
Afinal, é necessário percorrer toda a lista de fornecedores e verificar se eles continuam alinhados com a política de fornecimento da sua empresa.
Assim, verificam se os certificados continuam atualizados, se o fornecedor mantém sua qualidade e os níveis de entrega acordados, entre outros aspectos.
A boa notícia é que qualquer organização pode apostar no potencial de um Smart Supplier Qualifier, como o U-qualify!
A plataforma inteligente de homologação de fornecedores faz tudo que descrevemos acima — mas de forma automática (que pode ser agendada), personalizada de acordo com seu layout de regras e em poucos instantes.
O melhor de tudo? Você pode testar a solução gratuitamente, basta preencher suas informações e pronto!
Que tal conferir como a plataforma pode beneficiar seu setor de Compras e ajudar na sua digitalização? Aproveite!
Por fim, entendeu quais os principais problemas da gestão de fornecedores e como a tecnologia pode simplificar a mitigação destes riscos?
Esperamos que esse conteúdo ajude o seu negócio e aponte a direção para uma melhor gestão de parceiros comerciais.
Agora, para seguir de olho em dicas e conteúdos como esses, é só continuar lendo os posts do blog da U-qualify!