Conheça as principais tendências para o setor de compras e entenda quais investimentos e mudanças fazer em sua empresa!
Fonte: Unsplash
Ao considerar as principais tendências para o setor de compras, os gestores precisarão aproveitar as lições de 2020.
Eles precisarão praticar o gerenciamento de mudança inteligente, pois compreender o cenário econômico global e integrar habilmente novas tecnologias e mudanças de política terão um impacto significativo na força competitiva, eficiência e crescimento nos próximos meses.
Afinal, cada vez mais, o setor de Compras ocupa um papel estratégico na estrutura de um negócio.
Então, como responder às transformações corporativas, especialmente diante dos duradouros impactos da pandemia? Te indicamos o caminho, com algumas das principais tendências para o setor de compras.
Confira!
5 tendências para o setor de compras
É uma realidade considerar o setor de Compras um ativo estratégico de um negócio — gerador de receitas, não apenas um gastador.
A inclusão de novas tecnologias no seu processo de decisão, bem como a integração de metodologias inovadoras na gestão interna, é um dos direcionamentos para o futuro do setor.
Confira mais sobre as tendências que descobrimos em nossas pesquisas:
1# Priorização do Gerenciamento de Risco e das metodologias ágeis
O distanciamento social e a mudança para o trabalho remoto levaram as empresas a buscar maneiras de aumentar sua agilidade, versatilidade e resiliência.
A redução do risco e o aumento da resiliência andam de mãos dadas, especialmente com as cadeias de suprimentos globais cada vez mais longas e complexas.
As empresas que priorizam a resiliência da cadeia de suprimentos reduzirão significativamente sua exposição ao risco.
Eles também estarão muito mais bem equipados para lidar com interrupções — tanto antecipadas quanto inesperadas — e continuar ou retomar as operações muito mais rapidamente se (e quando) ocorrer um desastre.
Além disso, as organizações que desejam aprimorar ainda mais seu gerenciamento de riscos e fortalecer sua vantagem competitiva, provavelmente farão uma abordagem muito mais proativa para incorporar agilidade em seus processos de negócios.
Os negócios que apostam em metodologias ágeis são projetados para antecipar a volatilidade e desenvolver sistemas que os ajudem a navegar pelas interrupções para manter as cadeias de suprimentos abertas e fazer as compras com base em contexto.
2# Um interesse renovado em sustentabilidade e responsabilidade social
Embora a necessidade de aquisições mais ecologicamente responsáveis e sustentáveis seja clara há muito tempo, o ano de 2020 viu um maior interesse na sustentabilidade que, como tantas outras ambições, foi prejudicado pela necessidade de abordar a pandemia.
Em 2021, no entanto, a sustentabilidade é um tema muito quente e será o foco das empresas ao negociar com fornecedores.
Outra fonte de risco da cadeia de suprimentos, as práticas trabalhistas inaceitáveis, provavelmente dividirá os holofotes com a sustentabilidade à medida que mais e mais organizações buscam atingir algumas metas, como:
- reduzir seus perfis de risco;
- aumentar seu compromisso com a responsabilidade social;
- construir cadeias de suprimentos orientadas por compras éticas.
3# Novas tecnologias
Com as Compras desempenhando um papel cada vez maior na estratégia, bem como nas finanças e nas operações das empresas, os líderes de compras estão procurando novas tecnologias.
Eles buscam soluções que possam ajudá-los a capturar mais valor e economia de seus processos e cadeias de suprimentos.
Os avanços tecnológicos que acompanham a Indústria 4.0, como o movimento Compras 4.0, estão preparados para tornar o setor uma fonte de economia e valor por meio de maior precisão, maior produtividade e percepções baseadas em dados.
4# Promover o setor de Compras ao papel de gerador de valor para a empresa
Junto com o setor “irmão”, Contas a pagar, o setor de Compras atinge todas as áreas da organização que apoia.
Tradicionalmente apenas uma fonte de economia, o setor de Compras cresceu em importância à medida que as empresas percebem como a eficiência e a eficácia dos gastos são essenciais para apoiar as práticas de negócios em geral.
E claro, isso se reflete na adoção de tecnologias, já que elas transparecem como os dados de gastos são estrategicamente úteis para a previsão, orçamento e preservação da continuidade operacional.
5# Automatização de processos
Junto com novas tecnologias, vem também o potencial de automatização que elas possibilitam às empresas.
Para o setor de Compras, isso é crucial para otimizar a eficiência operacional.
Um exemplo é a automatização aplicada aos processos de qualificação periódica de fornecedores.
Assim, um software completo realiza a requalificação dos fornecedores de maneira autônoma e inteligente. E claro, seguindo um layout de compliance personalizado por você, de acordo com as necessidades da sua organização.
E então, gostou de conferir as nossas dicas e ver quais as principais tendências para o setor de Compras?
Continue de olho em nosso blog para conferir outros conteúdos como esse!