Por que investir na modernização do setor de compras é garantia de resultados positivos

Te explicamos em detalhes os motivos para investir no setor de compras e como a modernização pode trazer melhores resultados. Confira!

O setor de compras é um dos pilares para o sucesso das empresas atuais.

Por isso, cada vez mais, organizações que lideram o topo de corrida contra a concorrência investem na modernização do departamento.

No entanto, não são todos os líderes de negócio que estão cientes desse fato.

Na verdade, para muitos, o setor de compras ainda cumpre um papel puramente operacional — de realizar as aquisições que alimentam a produção — e não como um braço estratégico da operação.

Neste conteúdo, guiado por dados relevantes sobre a participação do setor de compras nos resultados da empresa, vamos explicar a importância de se investir no mesmo.

Vamos lá? É importante que você compreenda para tomar as melhores decisões em sua organização. Confira!

Por que sua empresa necessita de um setor de compras?

Toda organização precisa de um setor de compras, vamos começar por este fato.

É claro, a complexidade e a estrutura do mesmo vai depender bastante da natureza do seu negócio, bem como do tamanho da empresa.

Se você está fabricando um produto que precisa de matérias-primas, é provável que você já tenha a função desde o primeiro dia.

Em negócios menores, essa função pode ser gerenciada pela pessoa ou departamento responsável pela gestão de estoque ou de produção.

No entanto, se sua empresa oferece serviços, é mais provável que a atividade de compra seja realizada dentro de funções individuais.

Por exemplo, o setor de TI é responsável pela compra de hardware e software.

No entanto, a principal função deste setor é centralizar as operações de aquisição, com foco em eficiência e compliance.

Em geral, este setor ajuda sua organização de duas formas principais:

  • Gerenciar os gastos: Uma boa função de compras é fundamental na implantação de um Plano Compras eficaz, aproveitando previsões robustas, análise de mercado, processos de compra e metodologias de redução de custos.
  • Apoiar as operações com insumos de alta qualidade e baixos custos: assim, é possível converter em produtos e serviços de alto valor, que serão adquiridos pelos clientes e potencializar sua satisfação.
  • Mitigar riscos: implantando metodologias de gerenciamento de risco, como a Análise de modo e efeito de falha (FMEA). A gestão de contratos e a mitigação de preços flexíveis proporcionam enormes benefícios para uma organização, stakeholders e clientes.

Uma das responsabilidades mais importantes do setor de compras é a gestão do relacionamento com fornecedores.

O departamento encontra os melhores parceiros para o negócio, supervisionando as interações desde o primeiro dia.

Os relacionamentos com fornecedores de uma organização são fundamentais para o sucesso da empresa, portanto, a aquisição deve garantir que tanto a empresa quanto seus fornecedores estejam se beneficiando do relacionamento, sem obstáculos.

No mais, podemos mencionar o papel do setor de compras como um protagonista na melhoria de qualidade, de modo a estabelecer metas de desempenho para que os fornecedores possam cumprir com o esperado.

E claro, isso acontece não apenas com o estabelecimento de metas, mas também com o monitoramento ativo do desempenho dos parceiros comerciais.

Essa métrica é essencial não apenas internamente, mas na maneira como sua empresa apresenta sua solução para o mercado e para o cliente.

Por fim, não há como negar o papel do setor de compras na promoção da inovação corporativa.

Como o departamento de compras está sempre em contato com uma variedade de players externos, ele está em uma posição ideal para adquirir produtos e serviços inovadores que possam fornecer uma vantagem competitiva ao seu negócio.

E o que os dados dizem sobre a importância do setor de compras?

Iniciamos o conteúdo falando sobre como os dados mostravam o peso do setor de compras… Mas onde estão?

De acordo com matéria do Terra, hoje, mais da metade das empresas (de 50% a 65%) investem no departamento visando alcançar seus objetivos.

Além disso, veja só: a cada 1% de redução nos custos de compras, calcula-se um aumento de 12% a 18% na lucratividade.

Agora, por que investir no setor de compras hoje é tão importante?

Simples, de acordo com dados compilados pela Kodiak Hub, 66% dos gerentes de compras das principais empresas do mundo acreditam que a volatilidade do supply chain vai persistir em 2022.

Os efeitos da pandemia na cadeia de suprimentos certamente vão continuar.

E para que o seu negócio se adapte e conquiste bons resultados, é essencial investir em inovações estratégicas para setores-chave, como Compras!

E qual investimento é essencial?

Existem diferentes formas de evoluir o trabalho do setor de Compras.

Mas e se você pudesse implementar uma ferramenta cujo impacto fosse além deste departamento?

É o caso do sistema de homologação de fornecedores.

Essa ferramenta automatiza o processo de homologação e qualificação dos parceiros comerciais, agindo de maneira inteligente e autônoma na verificação de documentos e certificações.

Que tal entender mais? Você pode experimentar o U-qualify, melhor sistema de homologação de fornecedores do mercado, gratuitamente!

Conheça o trial gratuito do U-qualify!

E para seguir aprendendo sobre gestão de parceiros comerciais, continue de olho em nosso blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Software para homologação de empresas com mais de 20 fontes de verificação.

Nos acompanhe

Entre em contato

Telefone: (11) 4280-8482

E-mail: contato@uqualifyapp.com

© U-qualify – Todos os direitos reservados 2020-2021.