O que esperar da transformação digital no setor de compras

Entenda quais os impactos da transformação digital no setor de compras, como afeta diferentes processos e como seu negócio pode aproveitar para otimizar sua atuação!

A transformação digital no setor de compras é uma realidade que as empresas já não podem ignorar. Muito além de um movimento tecnológico, trata-se de uma transformação empurrada pelas novas demandas de mercado.

É por isso que hoje os profissionais de compras estão enfrentando uma pressão crescente por redução de custos, continuidade da cadeia de suprimentos e adoção de metodologias ágeis para otimizar o setor.

Nesse sentido, a tecnologia tem um papel essencial, pois traz oportunidades para melhorar as percepções sobre os dados e, assim, melhorar a execução e organização dos processos de compras.

Mas afinal, o que é a transformação digital no setor de compras e quais seus impactos nos processos de aquisição, bem como na gestão de supply chain da empresa?

Explicamos tudo nesse conteúdo, siga a leitura para aprender mais!

Digitalização à Transformação Digital no setor de compras

Antes da transformação digital, houve o movimento de digitalização do setor de compras (bem, de todos os setores). Você sabe destacar as diferenças?

Vamos lá:

Digitalização do setor de compras

Refere-se ao uso de processos de compras digitais, ou seja, através de canais e mídias digitais e online.

Com isso, sua empresa pode monitorar todas as tarefas e processos para garantir que o software ou outras tecnologias tenham um efeito positivo.

Aqui, a automação de processos entra em cena para economizar dinheiro para a empresa.

Transformação digital no setor de compras

Trata-se de um movimento posterior, com a empresa investindo de forma mais pesada nas tecnologias.

Aqui, o negócio passa a adotar um modelo “digital-first”, em que sua forma de operar é toda baseada em canais e softwares digitais, com a automação tendo atuação fundamental na eficiência dos processos.

Nesse cenário, a empresa passa a utilizar a automação para otimizar a maior parte dos processos operacionais, enquanto sua equipe consegue focar mais tempo e esforços nas tarefas estratégicas.

Mas e afinal, como a transformação digital impacta o setor de compras?

Uma estratégia de compras 100% digital tem o potencial de agregar valor à cadeia de suprimentos da sua empresa.

Na área, chamamos essa transformação de “Compras 4.0” — uma referência à Indústria 4.0 e sua quarta revolução.

De forma geral, falamos da implementação de tecnologias como Inteligência Artificial e automação como substitutas dos humanos para tarefas rotineiras, operacionais e repetíveis.

É algo capaz de impulsionar a otimização dos processos de negócios, tornando-os mais transparentes e seguros.

Mas… Quais processos? Veja bem:

Integração do setor de compras e RH

É possível utilizar as ferramentas de automação e IA para que o setor de compras possa, em conjunto com o RH, atrair e reter os talentos certos para seus processos.

Assim, reduz-se a curva de aprendizagem com a presença dos profissionais mais adequados e preparados para o serviço.

Aquisição

Boa parte dos seus contratos de compras são fechados para cobrir projetos “padrão”, com prazos predeterminados.

No entanto, em casos de emergência — cada vez mais frequentes, especialmente em uma era em que a personalização é tão necessária — em que peças customizadas são necessárias o mais rápido possível, como lidar?

Um profissional experiente provavelmente vai reconhecer o risco e procurar formas de evitar cenários como esse, mas hoje em dia a demanda é volátil e imprevisível.

No entanto, os custos de compra e armazenamento de peças sobressalentes para vários equipamentos personalizados atrapalham o andamento dos processos de compra e do supply chain como um todo.

E claro, isso implica em uma fraca visibilidade das operações do supply chain.

No entanto, por meio da implementação de tecnologias, é possível aprimorar a visibilidade dos processos, reduzir custos e permite que a empresa se antecipe às necessidades do cliente.

Assim, é possível criar um processo de compras realmente flexível, ágil para lidar com as demandas modernas.

Gestão de contratos

Já falamos no blog sobre a importância da gestão de contratos e como inovações, caso dos smart contracts, impactam a rotina da empresa.

Acontece que tarefas como a gestão e supervisão de contratos (com fornecedores, clientes e outros stakeholders) ainda são muito manuais, dependentes inclusive de documentos físicos.

Isso resulta em complexidade acima da média e abre brechas para erros humanos.

Com a transformação digital, a IA e o machine learning, é possível que as empresas otimizem todo esse processo.

Por exemplo, com análise de dados, as equipes de compras podem comparar cada operação individual em relação ao que foi determinado em contrato, permitindo o monitoramento do desempenho do fornecedor em tempo real.

Além disso, as organizações podem se proteger contra a ameaça de atividades fraudulentas, como o faturamento dos fornecedores pelo mesmo pedido duas vezes ou a criação de faturas falsas por um funcionário.

O software pode detectar e destacar possíveis casos de fraude, bem como ajudar a rastrear a pessoa responsável.

 

E aí, gostou de saber mais sobre os impactos da transformação digital no setor de compras? São muitas mudanças e aqui só mencionamos algumas delas.

Mas já é possível ter um gostinho, certo?

E se quiser uma amostra grátis de como a modernização pode impactar seu negócio, que tal testar o software da U-qualify gratuitamente?

Nossa solução automatiza todo processo de homologação e qualificação periódica dos fornecedores. Assim, através de inteligência digital, garante que seus parceiros comerciais estejam aptos para atender seu negócio!

Que tal conhecer mais sobre a ferramenta e testá-la gratuitamente?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Software para homologação de empresas com mais de 20 fontes de verificação.

Nos acompanhe

Entre em contato

Telefone: (11) 4280-8482

E-mail: contato@uqualifyapp.com

© U-qualify – Todos os direitos reservados 2020-2021.