Saiba tudo sobre SaaS: o que é software as a service, quais as vantagens, dados do setor e em quais empresas melhor se aplica. Confira!
O modelo SaaS (Software as a Service) revolucionou o mercado e flexibilizou a atuação das empresas. Com sistemas SaaS, organizações puderam ter maior acesso a tecnologias necessárias para digitalizar suas operações.
Graças a nuvem, soluções SaaS hoje são extremamente comuns, o que é considerado uma virada de chave na rotina das organizações.
Muito provavelmente, você leitor, utiliza um SaaS em sua empresa — mesmo que não saiba. Na verdade, é possível que você utilize uma solução dessas até mesmo em sua vida pessoal.
Que tal entender mais sobre o modelo de entrega, suas vantagens e porque é importante para empresas de todos os tamanhos? Explicamos no artigo a seguir, confira!
O que é SaaS?
SaaS (software as a service) ou simplesmente “software como serviço” é um tipo de entrega digital. Trata-se de um sistema ou aplicativo baseado na nuvem, disponibilizado pelo desenvolvedor, e que pode ser acessado pelo cliente por meio de um navegador.
As empresas de SaaS normalmente operam sob o modelo de assinatura de seus softwares, e não obrigam os usuários a baixar e instalar seus aplicativos ou programas.
Na prática, trata-se de um método de entrega de software em que os aplicativos são hospedados remotamente por um fornecedor ou provedor de serviços e são disponibilizados aos clientes em uma rede.
Simplificando, os usuários alugam o software em vez de comprá-lo. A maioria dos provedores de SaaS oferece uma assinatura baseada no uso que pode ser comprada mensalmente ou anualmente.
Atualmente, o mercado de SaaS vale cerca de 172 bilhões de dólares, segundo a Gartner.
Além disso, conforme viu a Better Cloud, pequenas empresas costumam utilizar em média 16 softwares SaaS, enquanto as médias utilizam cerca de 24 softwares SaaS e as grandes organizações (+1000 funcionários) assinam mais de 150 aplicações SaaS.
Vantagens de aderir a soluções SaaS
O modelo de distribuição SaaS pode ser caracterizado pelas seguintes vantagens:
Tempo de instalação reduzido
Ao contrário dos softwares tradicionais, o processo de configuração e instalação de aplicativos SaaS é simples e rápido.
Além disso, os fornecedores lançam seus novos aplicativos (ou atualizações e bug fixes) de forma automática.
Assim, os clientes sequer precisam dar o comando para que seu programa atualize, já que a nuvem e a conexão à internet já fazem o trabalho.
Outro ponto é que os provedores de SaaS simplificam os processos e reduzem os custos de manutenção de software e hardware, liberando os usuários da necessidade de instalar aplicativos em seus computadores.
Como resultado, as pessoas economizam tempo em todos esses processos e eliminam possíveis problemas.
Baixo custo
As soluções SaaS são uma excelente opção para empresas com orçamentos limitados.
Ao investir em um software do tipo, evitam-se os altos custos iniciais relativos a hardware, bem como os substanciais custos de manutenção e de atualizações, como mencionamos antes.
Escalabilidade
Um dos benefícios do aplicativo SaaS é sua capacidade de aumentar ou diminuir os recursos conforme a necessidade.
Esse tipo de flexibilidade não existe em um modelo tradicional.
Os aplicativos SaaS são hospedados em um ambiente de nuvem com recursos integrados para aumentar ou diminuir conforme a necessidade.
Portanto, você não precisa comprar outro servidor ou software para aumentar os recursos.
Basta entrar em contato com seu provedor de SaaS e ele vai configurar e dimensionar os recursos e a capacidade da solução conforme sua demanda.
Integração
Como as soluções SaaS têm integrações com outros aplicativos essenciais, os clientes não precisam pagar por outros softwares necessários e os usuários podem se beneficiar dessas integrações sem pagar duas vezes.
Assim, seja com integrações nativas (entre sistemas da mesma desenvolvedora) ou por meio de APIs, é possível conectar todas as soluções para centralizar dados e melhor gerenciar o negócio.
Atualizações rápidas
As empresas SaaS atualizam constantemente seus aplicativos para oferecer aos clientes inovações e recursos de ponta.
Maior capacidade de armazenamento e segurança
Com o SaaS, os dados são sempre salvos na nuvem, permitindo que os usuários armazenem suas informações com segurança, obtenham espaço de armazenamento adicional quando necessário e alternem entre dispositivos sem perder o acesso.
Alguns fornecedores de SaaS oferecem a capacidade de instalar SaaS no local.
Isso fornece às empresas mais controle sobre seus dados e acesso a eles.
No entanto, esta forma de instalação requer suporte de TI extra e aumenta os custos de manutenção.
Também pode levar a um risco de perda de dados devido a um mau funcionamento no sistema.
Para evitar tais problemas, uma empresa deve ter uma equipe interna para manutenção.
Todas as empresas podem aproveitar do modelo Software as a Service?
Um software ou solução SaaS pode ser acessado por qualquer empresa, independente do setor ou tamanho.
Hoje, as organizações necessitam de sistemas e aplicativos para funcionarem. É algo normal em seu dia a dia. Logo, softwares SaaS estão presentes na rotina desses negócios.
Bem como na rotina das próprias pessoas, que já utilizam diversas soluções no mesmo modelo (“como serviço” ou “as a service”), como o Google Drive, Netflix, entre outros serviços que podem ser acessados pelo navegador ou aplicativo.
U-qualify: um sistema SaaS que otimiza sua gestão de fornecedores
Sabia que o U-qualify é um SaaS de qualidade que todas as empresas, independente do nicho e tamanho, podem utilizar?
Nossa solução é um Smart Supplier Qualifier, com objetivo de automatizar e facilitar a qualificação de fornecedores.
Com ele, você reduz tempo e dinheiro gasto nesta etapa da gestão de fornecedores.
E o melhor? Você pode testar o U-qualify gratuitamente. Acesse agora mesmo!
Por fim, não se esqueça de seguir de olho em nosso blog para mais novidades sobre tecnologia e gestão de parceiros comerciais!