É possível utilizar metodologias ágeis no setor de compras?

Afinal, como implementar metodologias ágeis em seu processo de compras? Te explicamos tudo sobre a aquisição ágil, seus benefícios e um primeiro passo para implementá-la!

Fonte: Unsplash

Afinal, como melhorar seus processos do setor de compras, indo além das dicas convencionais? A melhor dica é: implemente a metodologia ágil!

Em tempos instáveis como o atual, em que as cadeias de suprimento locais, regionais e globais estão enfraquecidas, é missão das empresas encontrar soluções para se adaptar.

E veja bem: o setor de compras não é mais uma operação estática, escondida no escritório da empresa. Estamos na era de Compras 4.0.

Agora, e cada vez mais, é um setor estratégico, que precisa responder às mudanças do mercado para contribuir nos resultados da empresa.

A implementação da metodologia ágil dá outra dinâmica para o setor de compras.

Esse método, chamado também de “Aquisição Ágil”, pode trazer ótimos benefícios para sua empresa.

Que tal aprender mais sobre o assunto? Confira neste conteúdo!

O que é a metodologia ágil?

A metodologia ágil não se aplica a um ou outro setor, mas a qualquer processo dentro e fora do contexto corporativo.

Mas afinal, o que significa metodologia ágil?

Bom, suas origens estão no desenvolvimento de software. Suas diretrizes buscam uma execução mais simples e eficaz dentro de um projeto.

Originalmente, “ágil” é um termo usado para descrever abordagens de desenvolvimento de software que empregam planejamento contínuo, aprendizado, melhoria, colaboração em equipe, desenvolvimento evolutivo e entrega antecipada.

É algo que encoraja respostas flexíveis à mudança. Entre seus princípios, a metodologia ágil prega:

  • A satisfação do cliente é tudo
  • Mudança é oportunidade
  • Velocidade e valor caminham lado a lado
  • A colaboração vence o conflito
  • Poder para as pessoas
  • Enfatize o interpessoal
  • O valor demonstrável impulsiona cada projeto
  • Mantenha as coisas estáveis ​​e sustentáveis
  • A melhoria contínua garante agilidade
  • Mantenha as coisas simples
  • Sempre há espaço para melhorias

Guiados por esses princípios, as equipes de projeto em qualquer setor podem começar a mudar seu foco da rigidez para a agilidade.

Ser ágil significa estar confortável e ser capaz de tirar proveito da única constante na era da transformação digital: a mudança.

Como a metodologia ágil se aplica no setor de compras?

A metodologia ágil no setor de comprar pode reduzir efetivamente os prazos dos projetos e melhorar a qualidade dos contratos fechados com fornecedores.

Em um contexto de negócios como o atual, que está em constante mudança, uma abordagem nova e mais rápida para os processos de seleção e contratação pode contribuir para o seu resultado.

O conceito de “aquisição ágil” não é novo.

O termo “ágil” foi emprestado do setor de desenvolvimento de software e agora está sendo usado em uma variedade de segmentos e setores.

De forma simples, a metodologia ágil no setor de compras é “é um tipo de abordagem de aquisição que é menos estrita, menos ortodoxa e mais aberta e colaborativa”.

É uma metodologia revolucionária que vira as estruturas de compras tradicionais de cabeça para baixo, permitindo que as equipes tomem decisões mais rápidas.

A aquisição ágil fornece a seus adeptos um modelo multifuncional, por meio do qual novas ideias, novas maneiras de fazer as coisas são empregadas. Há uma ruptura distinta com o jeito antigo de conduzir o setor.

Mas como?

Bom, aplicar os princípios delineados na metodologia ágil aos processos de compras é fácil quando se considera as formas como esses princípios complementam a transformação digital e a evolução contínua dos modelos tradicionais de compras.

Ao contrário de modelos mais tradicionais, que enfatizam soluções fixas de redução de custos, a aquisição ágil busca recontextualizar a função de compras como uma base de geração de valor, apoiando as metas organizacionais e atendendo às necessidades de negócios.

Confira as diferenças:

Entregáveis

  • Tradicional: Fixo, com amplo planejamento e documentação.
  • Ágil: Baseado em sprints, reativo e iterativo, com foco em atender às expectativas em vez de benchmarks fixos ou entregas.

Aquisição

  • Tradicional: Gerenciado pelo gerente de projeto; pode ou não fornecer transparência de gastos a todas as partes interessadas.
  • Ágil: Gerenciado pela equipe de compras; Interativo e orientado por processo.

Gestão de contratos

  • Tradicional: Baseado no confronto e na competitividade.
  • Ágil: Colaborativo e comunicativo. A gestão de contratos é focada em relacionamentos sólidos com fornecedores e sucesso compartilhado.

Gestão da cadeia de suprimentos

  • Tradicional: O projeto funciona de forma quase “bloqueada”, dificultando a substituição de fornecedores após entrar em andamento, depois que um projeto é financiado e está em andamento.
  • Ágil: Interativo e contextualmente responsivo; os fornecedores podem ser prontamente alterados após um determinado sprint, conforme exigido pelas mudanças nas circunstâncias. A automatização é chave.

Como o U-qualify agiliza a gestão de fornecedores da sua empresa?

Para consolidar o uso de metodologias ágeis em seu processo de compras, um dos primeiros passos é buscar por tecnologias que capacitem sua equipe.

Uma delas é o U-qualify, o software de homologação e qualificação de fornecedores.

Com ele, você automatiza todo processo de qualificação de fornecedores, deixando com que o sistema faça as tarefas que sua equipe antes fazia (e levava dias para finalizar!).

Simples, prático e rápido: permite que você crie seu próprio layout de regras e implemente no sistema, guiando suas verificações periódicas.

O U-qualify ainda conta com integração a vários ERPs, inclusive possui integração homologada com o SAP Ariba!

Que tal conhecer mais sobre essa solução de metodologia ágil para seu setor de compras? Teste gratuitamente o U-qualify!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Software para homologação de empresas com mais de 20 fontes de verificação.

Nos acompanhe

Entre em contato

Telefone: (11) 4280-8482

E-mail: contato@uqualifyapp.com

© U-qualify – Todos os direitos reservados 2020-2021.