Entenda como reestruturar o departamento de compras e otimizar seus resultados diante da crise gerada pelo Covid-19!
O departamento de compras é um componente essencial de qualquer negócio. Para operar com eficácia e produzir seus próprios produtos e serviços, contar com um setor de aquisições otimizado é essencial.
Especialmente após os efeitos da pandemia, que gerou uma crise no supply chain e afetou muitas empresas.
Nosso conteúdo tem o intuito de ajudar essas empresas que se desestabilizaram nos últimos anos e agora procuram uma forma de se reerguer.
Mas afinal, como reestruturar seu departamento de compras para operar de maneira otimizada, confiável, ágil e econômica?
Confira a resposta em nosso artigo, em que separamos várias dicas para você!
Qual a função do departamento de compras?
Já que você quer entender como reestruturar seu departamento de compras, que tal entender o conceito deste setor antes de partir para a prática?
O departamento de compras é o responsável por buscar fornecedores externos para que a empresa possa produzir seus bens ou prestar seus serviços.
Até pouco tempo, o setor de compras não era considerado nada mais do que um coadjuvante no dia a dia da empresa.
Porém, hoje, já se tem o entendimento de que o departamento de compras é vital para a empresa atingir seus objetivos e atender às suas necessidades de negócios.
Processos de aquisição eficazes economizam custos, auxiliam na conformidade, garantem que você trabalhe com fornecedores confiáveis e elimine atrasos e erros.
O departamento de compras também ajuda as organizações modernas a atingir metas como sustentabilidade.
Reestruture seu departamento de compras: 5 dicas essenciais para seu negócio!
Você provavelmente já sabe como fazer as compras para o seu negócio, certo? Nosso intuito não é ensinar a você essa parte operacional. Mas sim como reestruturar seu processo existente.
Isso pode ser algo simples ou complexo, dependendo do ponto em que você se encontra.
Aqui, vamos apresentar 3 etapas que consideramos indispensáveis nessa jornada. Confira!
Etapa 1: Identifique as necessidades internas
Isso começa com uma avaliação das necessidades internas — do que é necessário para seu setor de compras operar em um mercado tão competitivo como o atual.
Falamos de sistemas de gestão, softwares de automação de processos ou mesmo metodologias ágeis que podem ser aplicadas no dia a dia.
Etapa 2: Crie novas diretrizes para a atuação do seu departamento de compras
Mas afinal, o que deve mudar no seu departamento de compras? Claro, os processos. Mas eles são movidos pela sua estratégia.
Por isso, recomendamos que você crie novas diretrizes para o setor de compras.
Entre os principais fatores a se atentar, destacamos:
Valor
O preço mais baixo nem sempre é a melhor opção para um fornecedor. O processo de aquisição deve ser orientado por valor.
O comprador deve ter como objetivo obter o melhor produto possível, capaz de oferecer o maior valor agregado para o valor pago.
Quando um comprador compromete a qualidade do insumo com base em custos mais baixos, isso tem um efeito cascata nos produtos ou serviços acabados da empresa.
Competição aberta
A criação de um processo de seleção de fornecedores que seja livre de preconceitos e transparente garante condições iguais para todos os fornecedores.
Responsabilidade e manutenção de registros
Cada pessoa em cada estágio da aquisição deve ser responsável pela tomada de decisão e pelo processo. Boas práticas de manutenção de registros facilitam o rastreamento das etapas de compras.
O uso de tecnologia pode ser essencial, especialmente nessa parte.
Etapa 3: Revise os seus fornecedores com ajuda da otimização
A maioria das empresas possui uma lista aprovada de fornecedores com os quais mantêm relacionamentos.
Acontece que falamos de uma nova realidade de negócios.
Portanto, em conjunto com suas necessidades corporativas atuais — redefinidas pela reestruturação da empresa — busque avaliar se os seus fornecedores estão aptos para lidar com sua demanda.
Uma forma de otimizar esse processo é com a tecnologia!
Como?
Um software, como o U-qualify, automatiza todo processo de homologação e qualificação dos seus fornecedores.
Ou seja, o próprio sistema verifica — em mais de 20 fontes oficiais de consulta — se os seus parceiros comerciais estão em compliance com a política da sua empresa.
Falamos de documentação, certificados, comprovantes e muito mais!
Assim, você reduz custos, otimiza a produtividade do time e garante que sua carteira de fornecedores seja composta por empresas realmente capazes!
Agora que você conheceu algumas dicas úteis para reestruturar seus processos de compras, que tal aproveitar e experimentar o U-Qualify?
Isso mesmo: você pode testar o U-Qualify gratuitamente, sem nenhuma burocracia. Basta preencher o formulário e pronto!