Entenda quais as soft e hard skills mais importantes para um líder do setor de compras de destaque hoje em dia. Confira!
Ultimamente, a questão da liderança ganhou enorme destaque em todo mercado por conta da sua importância. Ou seja, não basta apenas ser chefe, é preciso liderar. Mas e no setor de compras, como conduzir os funcionários na direção do sucesso?
Bom, a má notícia é que não existe receita de bolo.
Porém, cada vez mais, os grandes líderes são identificados por um conjunto amplo de habilidades — sejam comportamentais ou táticas.
No jargão do mercado, as conhecemos como soft skills e hard skills.
Você busca se tornar uma liderança bem-sucedida no setor de compras do seu negócio? Então siga as nossas dicas para alcançar os maiores patamares, confira!
1# Gestão de relacionamentos
Por conta de toda a supervisão estratégica e conhecimento da cadeia de suprimentos que os líderes de compras têm, no centro da função está a capacidade de construir relacionamentos significativos com as partes interessadas.
Esteja trabalhando em relações B2B ou B2C, a gestão de relacionamentos é fundamental para sua capacidade de construir lealdade e confiança.
Nesse sentido, é imprescindível que os líderes do setor possuam controle de várias sub-habilidades, como comunicação e liderança empática.
2# Habilidades de negociação
Os gerentes de compras precisam ser negociadores natos — capazes de promover acordos de compra mais favoráveis, caso a caso.
Flexibilidade, confiança, construção de relacionamento natural e uma compreensão completa dos custos e orçamento de compras são essenciais para que qualquer negociação tenha resultados favoráveis.
Os gerentes de compras também precisam estar dispostos a transmitir táticas de negociação e treinamento aos seus funcionários, com objetivo de criar consistência nos resultados da negociação e no alcance das metas.
3# Atenção aos detalhes
Partindo da obsessão com os KPIs de compras para poder analisar a eficácia dos canais utilizados, os líderes do setor precisam estar focados em detalhes e hiper-conscientes de cada etapa da cadeia de compras.
As habilidades analíticas também ajudam em toda uma gama de responsabilidades gerenciais, como na composição e leitura de relatórios, gerenciamento de suprimentos, gerenciamento de riscos, negociação de propostas, detalhamento e previsão de contratos.
4# Foco em resultados
Hoje, o setor de compras é muito mais estratégico do que operacional.
Assim, não é exagero dizer que uma das verdadeiras medidas do sucesso de um líder de compras está nos resultados alcançados — baseados em lucro, em serviços e em pessoal.
Desde a ligação com o fornecedor até o gerenciamento de equipe, os resultados precisam ser uma das principais métricas pelas quais os fluxos de trabalho inteiros são julgados.
Os gerentes de compras não apenas precisam definir o tipo certo de resultados e metas organizacionais, mas também precisam demonstrar um compromisso inabalável com o controle da cadeia de suprimentos dia após dia no local de trabalho e dentro da metodologia de liderança.
5# Mindset diplomático
A aquisição não se trata apenas de atingir metas, mas também de entender as nuances do gerenciamento de fornecedores.
E sim, a questão diplomática pode até parecer semelhante às habilidades de negociação.
No entanto, vale relembrar que a diplomacia vai além dos aspectos práticos de um negócio, mas foca em garantir que todas as pessoas no ecossistema de compras estejam cientes dos objetivos e processos do fornecedor, bem como entendam os meios e métodos pelos quais os negócios são fechados.
6# Foco em sustentabilidade
Se antes a parte de Procurement no setor de compras focava somente no simples gerenciamento de custos, os líderes do setor agora precisam criar cadeias de suprimentos sustentáveis.
Nesse sentido, a busca é por manter relações com fornecedores estáveis, que possuam modelos de negócios consistentes e estáveis.
Assim, o uso e a reutilização de insumos são importantes não apenas para redução de custos, mas também para proporcionar benefícios econômicos e comerciais em ampla escala.
A transição do simples consumo para uma economia mais circular melhora as relações comerciais entre as empresas, promoverá o crescimento da entidade corporativa em geral e trará um padrão sustentável de compras que pode ser levado para o futuro.
7# Liderar em Inovação
Embora os líderes de compras não sejam responsáveis por desenvolver novas tecnologias, eles devem estar cientes do que há de novo em gestão, engenharia, design e produto.
É preciso conhecer os melhores produtos no mercado.
Entender qual nova tecnologia é mais útil para a empresa — e depois adquirir essa tecnologia – pode ajudar a organização a se tornar mais inovadora e competir no mercado hoje.
Um exemplo são os Smart Supplier Qualifier, como é o caso do U-qualify.
A solução é ideal para empresas que buscam otimizar a rotina do setor de compras, já que automatiza todo processo de homologação de fornecedores.
Você busca aprimorar seu relacionamento com os parceiros comerciais?
O primeiro passo é entender se eles estão aptos a lidar com suas demandas e se eles se enquadram em sua política de fornecimento.
O U-qualify simplifica esses processos, automatizando uma função que antes era manual e demorada.