8 passos para ser destaque na liderança de compras

Entenda quais as soft e hard skills mais importantes para um líder do setor de compras de destaque hoje em dia. Confira!

Ultimamente, a questão da liderança ganhou enorme destaque em todo mercado por conta da sua importância. Ou seja, não basta apenas ser chefe, é preciso liderar. Mas e no setor de compras, como conduzir os funcionários na direção do sucesso?

Bom, a má notícia é que não existe receita de bolo.

Porém, cada vez mais, os grandes líderes são identificados por um conjunto amplo de habilidades — sejam comportamentais ou táticas.

No jargão do mercado, as conhecemos como soft skills e hard skills.

Você busca se tornar uma liderança bem-sucedida no setor de compras do seu negócio? Então siga as nossas dicas para alcançar os maiores patamares, confira!

1# Gestão de relacionamentos

Por conta de toda a supervisão estratégica e conhecimento da cadeia de suprimentos que os líderes de compras têm, no centro da função está a capacidade de construir relacionamentos significativos com as partes interessadas.

Esteja trabalhando em relações B2B ou B2C, a gestão de relacionamentos é fundamental para sua capacidade de construir lealdade e confiança. 

Nesse sentido, é imprescindível que os líderes do setor possuam controle de várias sub-habilidades, como comunicação e liderança empática.

2# Habilidades de negociação

Os gerentes de compras precisam ser negociadores natos — capazes de promover acordos de compra mais favoráveis, caso a caso.

Flexibilidade, confiança, construção de relacionamento natural e uma compreensão completa dos custos e orçamento de compras são essenciais para que qualquer negociação tenha resultados favoráveis.

Os gerentes de compras também precisam estar dispostos a transmitir táticas de negociação e treinamento aos seus funcionários, com objetivo de criar consistência nos resultados da negociação e no alcance das metas.

3# Atenção aos detalhes

Partindo da obsessão com os KPIs de compras para poder analisar a eficácia dos canais utilizados, os líderes do setor precisam estar focados em detalhes e hiper-conscientes de cada etapa da cadeia de compras.

As habilidades analíticas também ajudam em toda uma gama de responsabilidades gerenciais, como na composição e leitura de relatórios, gerenciamento de suprimentos, gerenciamento de riscos, negociação de propostas, detalhamento e previsão de contratos.

4# Foco em resultados

Hoje, o setor de compras é muito mais estratégico do que operacional.

Assim, não é exagero dizer que uma das verdadeiras medidas do sucesso de um líder de compras está nos resultados alcançados — baseados em lucro, em serviços e em pessoal.

Desde a ligação com o fornecedor até o gerenciamento de equipe, os resultados precisam ser uma das principais métricas pelas quais os fluxos de trabalho inteiros são julgados.

Os gerentes de compras não apenas precisam definir o tipo certo de resultados e metas organizacionais, mas também precisam demonstrar um compromisso inabalável com o controle da cadeia de suprimentos dia após dia no local de trabalho e dentro da metodologia de liderança.

5# Mindset diplomático

A aquisição não se trata apenas de atingir metas, mas também de entender as nuances do gerenciamento de fornecedores.

E sim, a questão diplomática pode até parecer semelhante às habilidades de negociação.

No entanto, vale relembrar que a diplomacia vai além dos aspectos práticos de um negócio, mas foca em garantir que todas as pessoas no ecossistema de compras estejam cientes dos objetivos e processos do fornecedor, bem como entendam os meios e métodos pelos quais os negócios são fechados.

6# Foco em sustentabilidade

Se antes a parte de Procurement no setor de compras focava somente no simples gerenciamento de custos, os líderes do setor agora precisam criar cadeias de suprimentos sustentáveis.

Nesse sentido, a busca é por manter relações com fornecedores estáveis, que possuam modelos de negócios consistentes e estáveis.

Assim, o uso e a reutilização de insumos são importantes não apenas para redução de custos, mas também para proporcionar benefícios econômicos e comerciais em ampla escala.

A transição do simples consumo para uma economia mais circular melhora as relações comerciais entre as empresas, promoverá o crescimento da entidade corporativa em geral e trará um padrão sustentável de compras que pode ser levado para o futuro.

7# Liderar em Inovação

Embora os líderes de compras não sejam responsáveis por desenvolver novas tecnologias, eles devem estar cientes do que há de novo em gestão, engenharia, design e produto.

É preciso conhecer os melhores produtos no mercado.

Entender qual nova tecnologia é mais útil para a empresa — e depois adquirir essa tecnologia – pode ajudar a organização a se tornar mais inovadora e competir no mercado hoje.

Um exemplo são os Smart Supplier Qualifier, como é o caso do U-qualify.

A solução é ideal para empresas que buscam otimizar a rotina do setor de compras, já que automatiza todo processo de homologação de fornecedores.

Você busca aprimorar seu relacionamento com os parceiros comerciais?

O primeiro passo é entender se eles estão aptos a lidar com suas demandas e se eles se enquadram em sua política de fornecimento.

O U-qualify simplifica esses processos, automatizando uma função que antes era manual e demorada.

Que tal conhecer mais? Teste gratuitamente o U-qualify e experimente os benefícios da nossa solução em seu negócio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Software para homologação de empresas com mais de 20 fontes de verificação.

Nos acompanhe

Entre em contato

Telefone: (11) 4280-8482

E-mail: contato@uqualifyapp.com

© U-qualify – Todos os direitos reservados 2020-2021.