5 passos para ser mais estratégico no setor de compras

Entenda como o seu setor de compras pode ser mais estratégico com nossas dicas!

Faz alguns anos que o setor de compras vem ganhando uma posição estratégica dentro das organizações. Esse se provou um movimento certeiro, visto que o setor de compras pode ser crucial para que um negócio atinja suas metas.

Se antes este departamento apenas acompanhava a negociação com fornecedores e apoiava outros setores, atualmente ele participa ativamente nos processos de inovação dentro das empresas.

Mas muitas organizações ainda não atingiram esse patamar, presas às práticas convencionais e mais tradicionais que moldaram seu setor de compras.

No entanto, já é hora de mudar para melhor e angariar resultados mais alinhados com as demandas modernas.

Mas então, como tornar o seu setor de compras mais estratégico? É o que te mostraremos nesse conteúdo, com algumas dicas interessantes para colocar seu negócio em outro patamar.

Que tal conferir? É só seguir a leitura conosco!

O que de fato é um setor de compras estratégico?

Um setor de compras estratégico precisa estar ativamente envolvido em construir uma cadeia de suprimentos otimizada, e não apenas estar envolvido no processo de compra de insumos e produtos.

No dia a dia, o setor de compras estratégico precisa definir objetivos desafiadores e demonstrar resultados. Isso requer conhecimento sobre os produtos que estão comprando.

O que também significa que a métrica que o setor de compras busca não é meramente o valor individual por peça ou unidade.

Não é apenas o preço que vai determinar sua linha de trabalho, mas os objetivos da empresa e — especialmente — as necessidades do cliente da empresa.

O departamento de compras estratégico precisa pensar além das compras. Na verdade, deve pensar em como o negócio funciona, suas necessidades e objetivos.

Desse modo, o setor de compras moderno não deve representar uma fonte de gastos, mas um vetor que agrega valor à organização.

Portanto, é responsabilidade desse departamento analisar a complexidade de uma aquisição, seu impacto no negócio, a troca de informações entre compradores e fornecedores, a capacidade e a disponibilidade do material e o potencial logístico envolvido.

Nesse aspecto, saber lidar com parceiros comerciais e desenvolver ações eficazes para aprimorar sua gestão de fornecedores é um ponto essencial para o sucesso do setor.

Mas o que define um setor de compras estratégico?

Bom, para um setor de compras se tornar verdadeiramente estratégico, não há uma receita de bolo. Pelo contrário, como em qualquer organização, essa jornada vai depender de seus recursos e de seus objetivos.

O setor de compras de uma grande rede de varejo, por exemplo, pode começar sua jornada em direção ao panorama de “ser estratégico” com foco na tecnologia e automatização de processos.

Já uma empresa da indústria de metal-mecânica pode querer iniciar com foco em criar um infalível processo de gestão da qualidade.

Em geral, no entanto, podemos apontar as principais características de setores de compras estratégicos como:

  • Concentra-se no desenvolvimento de uma cadeia de suprimentos ao invés de simplesmente “comprar”;
  • São proativos, contribuindo estrategicamente onde podem, antes que o resto da organização os peça.
  • Possui coragem e autoconfiança para priorizar o desempenho da empresa sobre as métricas departamentais;
  • Sua equipe deve ter habilidade e experiência para contribuir estrategicamente com a organização.

5 dicas para tornar seu setor de compras mais estratégico

Uma estratégia de aquisição robusta minimizará erros, identificará oportunidades de economia, eliminará gastos independentes e garantirá conformidade com as políticas.

Listados abaixo estão as nove etapas principais na busca por uma estratégia de compras bem-sucedida:

1# Analise os gastos organizacionais

A primeira etapa é analisar a cultura de gastos em sua organização.

Para isso, é preciso mergulhar em dados de várias fontes: sejam internas ou externas, como fornecedores e empresas de transporte.

2# Determine as necessidades de negócios

Para projetar uma estratégia de aquisição robusta, é essencial entender as necessidades da sua organização com clareza.

Essa análise baseada em fatos o ajudará a alinhar e priorizar sua estratégia de compras em outras funções e objetivos de negócios.

3# Avalie o mercado

Depois que as necessidades do negócio forem mapeadas, a próxima etapa é olhar para o lado externo das coisas: seu supply chain, sua rede de fornecedores e suas condições.

Você precisa avaliar o mercado, entendendo seu cenário atual, bem como ele afeta sua organização e seus processos atuais.

Esse mergulho vai simplificar seu entendimento sobre o que deve ser feito para tornar sua operação mais estratégica.

4# Estabeleça objetivos claros

Assim que as necessidades do negócio forem identificadas, é hora de ter uma visão clara do que precisa ser alcançado.

Os dados coletados nas etapas anteriores podem ser usados ​​para determinar os objetivos do setor de compras, em ressonância com os da própria organização.

5# Utilize a tecnologia e a automatização de processos a seu favor

Hoje, não existe setor de compras estratégico que não utilize recursos e ferramentas tecnológicas.

Eles são capazes de automatizar várias tarefas na rotina da sua equipe, simplificando a carga operacional.

Um exemplo é o U-qualify, você conhece?

A ferramenta desenvolvida pela Stratesys é uma plataforma inteligente para homologação e qualificação de fornecedores e parceiros comerciais.

Com o U-qualify, você tem em mãos todo poder da automatização para realizar o monitoramento periódico e automático de seus fornecedores.

Seja sua base de parceiros composta de 5 empresas ou de milhares delas — o U-qualify lida com tudo isso de maneira simples e ágil.

Assim, é possível verificar e manter atualizada sua base de fornecedores, conferindo em tempo real se eles continuam qualificados para atender às necessidades do seu negócio!

 

E aí, gostou de aprender mais sobre como tornar o seu setor de compras mais estratégico?

Se ficou interessado em aprender mais sobre gestão de fornecedores, siga de olho em nosso blog!

Além disso, que tal testar gratuitamente o U-qualify e ver na prática os benefícios de automatizar a qualificação de fornecedores?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Software para homologação de empresas com mais de 20 fontes de verificação.

Nos acompanhe

Entre em contato

Telefone: (11) 4280-8482

E-mail: contato@uqualifyapp.com

© U-qualify – Todos os direitos reservados 2020-2021.