Entendendo o conceito de Compras 4.0 e como isso funciona na prática

Confira tudo sobre Compras 4.0 e como a transformação digital vai impactar e melhorar todo seu processo de aquisição!

Fonte: Unsplash

Sua empresa já é adepta do setor de Compras 4.0? 

Faz alguns anos que a transformação digital é um dos temas mais importantes para o mercado corporativo.

No entanto, se trata muito mais sobre como você lida com clientes, do que como conduz seus processos internos.

Porém, fato é que as operações importam tanto quanto o que você entrega. Elas são complementares.

É nesta brecha que surgiu o conceito de “Compras 4.0”, uma nova abordagem para o setor de compras, que agrega mais tecnologia à sua rotina, visando otimizar e automatizar as tarefas.

É um movimento que busca repensar o valor agregado pelas compras dentro da empresa.

Com as novas oportunidades oferecidas pela digitalização e o big data, as fronteiras organizacionais tradicionais entre pesquisa e desenvolvimento, fabricação, compras e, em alguns casos, toda a cadeia de suprimentos se tornarão cada vez mais confusas.

É a missão do setor de Compras 4.0 lidar com isso.

Neste conteúdo, vamos explorar a tendência de Compras 4.0 e como ela pode impactar (e melhorar) seu negócio!

O que é Compras 4.0

Compras 4.0 nada mais é do que a aplicação dos avanços gerados e influenciados pela Indústria 4.0 e pela transformação digital no setor de Compras.

Trata-se de uma forma de capacitar o trabalho de um setor que, até então, nunca foi visto como verdadeiramente estratégico para o negócio.

Como?

Com a adoção de tecnologias e ferramentas que potencializem a visão dos profissionais e gestores, tornando o fluxo produtivo mais transparente.

Desse modo, é possível compreender toda cadeia de suprimentos através de um único dashboard.

Ou seja:

  • Qual o estado atual da logística da sua empresa? Como estão seus níveis de estoque?
  • Como anda o estoque dos seus próprios clientes? E o estoque dos fornecedores?
  • Sua empresa terá insumos necessários hoje para produzir o esperado para amanhã? E para o mês que vem?
  • Quais produtos estão crescendo em consumo e tornando-se uma tendência (ou seja, quais produtos sua produção deve priorizar)?

Com o Compras 4.0, o setor pode efetivamente otimizar sua proposta de valor, criando novos modelos de negócio e tornando-se, ele mesmo, um gerador de receitas.

O motivo é simples, e algo que Compras 4.0 busca explorar: trata-se de um setor com alto know-how estratégico sobre os fornecedores, seus mercados, os bens e serviços produzidos e adquiridos.

Ou seja, no Compras 4.0, o setor torna-se um protagonista, gerando receita e valor para a empresa e tornando-se um motor de inovação.

Outro fator que vale ressaltar nessa evolução é que em Compras 4.0, os dados ocupam um papel de destaque.

Eles permitem que seu time gerencie todo supply chain de maneira efetiva, desde seu fluxo logístico até as inspeções de qualidade e homologação de fornecedores.

Tudo de maneira mais automatizada possível, agilizando processos e tornando sua operação mais eficiente e centrada no cliente.

Quais os impactos da transformação digital no setor de compras

São principalmente as mudanças da Indústria 4.0 que impulsionam a evolução de Compras 4.0, realizando transformações relevantes nas cadeias de suprimentos.

À medida que o IoT e os recursos de Inteligência Artificial aprimoram o uso dos dados, as plataformas podem processar essas informações em insights assertivos.

Desse modo, é possível contornar efetivamente os meios antigos, não confiáveis ​​e ineficientes compartilhar informações e agir.

Isso significa que os gestores do setor de Compras poderão sincronizar dados de toda operação (fornecedores, motoristas, setores internos, sistemas e necessidades dos clientes) para compreender como seu setor pode preparar toda operação.

Pode-se dizer que o Compras 4.0 é uma mudança profunda no paradigma operacional corporativo.

Embora o processo de aquisição quase sempre mire reduzir custos, no Compras 4.0 o setor pode se tornar, na verdade, uma fonte de lucro.

Imagine: equipes de compras aproveitando insights baseados em dados sobre as tendências de mercado podem identificar novas oportunidades para geração de receitas e parcerias.

Compras 4.0: Como pode melhorar os processos internos?

Fato é que as novas tecnologias vão transformar a capacidade do setor de compras.

Uma das principais mudanças será a capacidade de coletar, analisar e realizar ações baseadas em dados cada vez mais qualificados e assertivos.

Com Compras 4.0, a tendência é que não apenas a sua empresa se torne mais conectada internamente, mas que ela conecte-se também com seus parceiros comerciais.

Desse modo, será possível realizar melhores interações visando os objetivos de um todo: sua empresa, a cadeia de suprimentos e, principalmente, o cliente!

 

Gostou de aprender tudo sobre Compras 4.0?

Esse é só o começo de uma revolução ensaiada, que vai impactar profundamente as empresas e a forma que elas conduzem o processo de aquisição.

Na U-qualify, você experiencia essa evolução in loco: com o software U-qualify, sua empresa automatiza todo o processo de homologação e qualificação de fornecedores.

Ou seja, você garante que seus parceiros comerciais se mantenham dentro do seu compliance, verificando documentos e certificações em fontes oficiais de consulta.

Tudo isso pode ser realizado pelo próprio software, sem intervenção humana!

Que tal conferir mais? Você pode experimentar o U-qualify gratuitamente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Software para homologação de empresas com mais de 20 fontes de verificação.

Nos acompanhe

Entre em contato

Telefone: (11) 4280-8482

E-mail: contato@uqualifyapp.com

© U-qualify – Todos os direitos reservados 2020-2021.