Quais as vantagens de um SRM para sua empresa?

Você sabe o que é e quais as vantagens de um software SRM para seu negócio? Explicamos em um conteúdo detalhado, confira!

À medida que as cadeias de suprimentos estão se tornando cada vez mais complicadas, o desafio de reduzir os preços precisa se equilibrar com a qualidade do serviço. Uma maneira de possibilitar isso é um SRM, um sistema de gerenciamento de relacionamento com fornecedores.

Essa tecnologia ajuda qualquer negócio a manter a lucratividade e tornar sua operação mais eficiente, especialmente porque automatiza várias tarefas relativas à gestão de fornecedores.

Esse é um assunto tão importante que, hoje, de acordo com a Deloitte, 31% dos executivos já se comprometeram a reestruturar seus relacionamentos com fornecedores, implementando soluções como o SRM.

Mas afinal, você sabe o que é um SRM e sua importância para o negócio? E já conhece uma solução de gestão de fornecedores que possa ajudar seu negócio?

Continue a leitura para aprender essas respostas. Confira!

O que é um SRM – Supplier Relationship Management?

Existem duas interpretações para o termo SRM. A primeira é que é uma estratégia de gestão de fornecedores, que visa utilizar ferramentas e boas práticas para melhorar a relação com os parceiros comerciais.

Para isso, é necessário utilizar tecnologias que capacitem a sua organização. Alguns desses sistemas, como softwares de qualificação de fornecedores, são também conhecidos como SRM!

É uma dinâmica semelhante a do CRM, que é a prática de gerenciar o relacionamento com clientes, mas também conhecido como o sistema para isso.

Nesse caso, comercialmente, é comum chamar de SRM o sistema para gerenciamento do relacionamento com fornecedores.

Voltando à conceitualização: o sistema SRM permite que a empresa tenha uma abordagem sistemática para avaliar fornecedores, a qualidade de seus serviços e a forma que o relacionamento é conduzido.

Ele ajuda você a determinar quais provedores têm o maior impacto no sucesso do seu negócio, garantindo que as metas sejam alcançadas.

Além disso, o SRM ajuda na seleção e integração de fornecedores, acompanhamento e avaliação de seu desempenho, troca de documentos e muito mais.

Em uma empresa, tanto a estratégia quanto a tecnologia SRM é aplicada no setor de Compras, Operações e no Gerenciamento de Projetos.

Como o SRM funciona?

O software SRM serve como uma ferramenta de automatização de tarefas manuais. Você pode contar com sistemas variados, desde aqueles que focam na comunicação com os parceiros, até sistemas dedicados à qualificação dos fornecedores.

Por isso, o funcionamento varia bastante.

Um sistema de qualificação de fornecedores, por exemplo, automatiza o processo de homologação, realizando de forma autônoma a consulta de compliance dos parceiros comerciais do seu negócio.

Ou seja, pesquisando automaticamente em diversas fontes de consulta e verificando se cada fornecedor está dentro do compliance exigido pela sua organização.

Essa tecnologia dispensa a necessidade de que funcionários dediquem suas horas a trabalhos repetitivos e meramente operacionais, permitindo que eles foquem nas tarefas estratégicas.

Qual a importância de um SRM para uma empresa? 

Um bom sistema SRM mantém seus relacionamentos com fornecedores funcionando, evitando cenários negativos e reduzindo custos extras.

São ferramentas que ajudam a gerenciar dados, extrair informações de várias fontes, qualificar seus parceiros comerciais e garantir que eles continuem aptos (de acordo com os critérios da sua empresa) a atender suas demandas.

Além do sistema, vale falar que a disciplina de Gestão de Relacionamento com Fornecedores é essencial para manter os processos otimizados, voltados para a melhoria contínua.

Sem um processo adequado de gestão de fornecedores, os parceiros podem acabar vendo seus compradores simplesmente como negócios, sem se preocuparem com o crescimento mútuo.

A estratégia, junto com os sistemas SRM adequados, possibilitam que sua empresa lapide os seus relacionamentos, valorizando-os.

Assim, seus parceiros comerciais não se sentem excluídos ou deixados em segundo plano — algo que pode contribuir, por exemplo, na vontade dos fornecedores de superarem suas expectativas.

Além disso, garantir um bom relacionamento com fornecedores ajuda a evitar que sua supply chain seja interrompida ou desestabilizada — o que pode impactar na satisfação do cliente, bem como na lucratividade.

U-qualify: o SRM que sua empresa precisa!

Você sabia que o U-qualify é um software SRM que atua no core da gestão de parceiros comerciais, automatizando e melhorando seus processos de qualificação de fornecedores?

Na prática, o U-qualify é um Smart Supplier Qualifier, ou seja, um sistema inteligente que serve para automatizar a homologação de seus fornecedores.

O diferencial é que, além de automatizar esse processo, o U-qualify também realiza suas verificações com mais de 20 fontes oficiais.

E todas as consultas são registradas, de modo que nada fique sem a devida documentação.

Com o U-qualify, seu setor de compras pode realizar o monitoramento periódico, de acordo com um cronograma definido por seus funcionários.

Outro ponto que vale ressaltar é a possibilidade da sua empresa personalizar as regras para compliance. Afinal, cada negócio possui exigências diferentes para seus fornecedores.

Assim, você pode livremente criar seu próprio template de regras, certificações e documentos que os parceiros comerciais precisam ter para seguir ligados à sua empresa.

E claro, o U-qualify é um sistema da Stratesys, o que significa que é flexível: além de poder ser utilizado como standalone, você pode integrá-lo a outras plataformas, como ao SAP Ariba.

Por fim, vale ressaltar: não apenas uma ferramenta operacional, o U-qualify tem valor estratégico para o seu negócio.

Afinal, o próprio sistema guarda o histórico de documentos, certificações e registros de cada fornecedor, possibilitando que os responsáveis pelo processo acompanhem a evolução (ou involução) das empresas.

 

E a sua empresa, já aproveita dos benefícios de um SRM?

Então conte com o U-qualify, teste gratuitamente agora mesmo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Software para homologação de empresas com mais de 20 fontes de verificação.

Nos acompanhe

Entre em contato

Telefone: (11) 4280-8482

E-mail: contato@uqualifyapp.com

© U-qualify – Todos os direitos reservados 2020-2021.