O futuro das empresas está na automação de processos

A automação de processos é uma realidade cada vez mais presente. Confira em nosso artigo por que é importante automatizar processos dentro de uma empresa!

A automação de processos será a base dos negócios do futuro — especialmente dos bem-sucedidos. Entenda como aproveitar o momento e transforme a sua empresa!

Para as empresas, se preparar para o futuro vai muito além de inovar na fabricação de seus produtos. Para se destacar hoje e, de quebra, ter um diferencial competitivo no futuro, é preciso pensar de forma ampla. É necessário olhar para dentro, para os seus processos internos, e reavaliar a sua gestão — a forma de conduzir operação e estratégia. Como revolucionar toda essa base? A resposta está na automação de processos.

Impulsionada por movimentos de mudança, como a Indústria 4.0 e especialmente a Transformação Digital, as empresas estão cada vez mais apostando em soluções tecnológicas.

O intuito aqui é simples: otimizar as operações e tornar a estratégia mais inteligente. 

Não é por menos que cerca de 70% das empresas já estão no processo ou estruturando sua virada para a Transformação Digital. Em valores totais, esse esforço movimentou cerca de US$ 2 trilhões só em 2019.

Para 2020 e toda nova década, a promessa é de uma movimentação ainda maior.

A dúvida de empresas, principalmente brasileiras, é a validade dessa mudança. Afinal, vale a pena investir na automação de processos? Mesmo quando tudo parece se desenrolar tão bem no ambiente de trabalho?

A verdade é que sim.

Se os números citados acima não impressionam e dão a magnitude da necessidade desse movimento, vale relembrar que o mundo corporativo é repleto de pontos de virada.

As Revoluções Industriais, por exemplo, foram relevantes para mudar as estruturas do trabalho — seja no que condiz o microverso dos funcionários, ou no universo das grandes empresas.

No caso da última, a Transformação Digital, os resultados já são palpáveis e mensuráveis em várias companhias. Quer entender mais sobre o assunto e compreender a importância da automação de processos? É só continuar a leitura!

Como a automação de processos beneficia as empresas?

Segundo alguns executivos de empresas que já passaram por uma Transformação Digital, já é possível destacar alguns dos principais benefícios da mudança.

  • Para 40%, ela melhorou a eficiência operacional — em especial pelo uso de recursos de automação.
  • Para 36%, o timing de marketing melhorou bastante.
  • Já para 35%, ficou mais fácil de atender às expectativas dos clientes.

Fato é que os recursos tecnológicos tendem a otimizar toda forma de gestão e aplicação operacional dos projetos.

Com isso, além da execução sempre apontar para a excelência, os custos de retrabalhos reduzem pois as falhas são mitigadas.

Por outro lado, as empresas conquistam maior potencial na tomada de decisões, tendo agilidade para aplicar melhorias na estratégia de forma assertiva.

Entre os principais benefícios, destacam-se:

+ Produtividade

A automação de processos potencializa a produtividade pois tarefas repetitivas ficam à cargo dos softwares, enquanto a equipe foca realmente nas atividades relevantes para o negócio.

Além disso, há o potencial de padronizar várias situações dentro do contexto corporativo, o que facilita na estruturação de processos mais ágeis.

+ Organização

Pegando carona acima, um dos benefícios diretos da automação de processos é o maior potencial organizacional.

Normalmente, os softwares promovem a possibilidade de centralizar informações de forma segura (em cloud computing, por exemplo) e padronizada. Assim, encontrar dados e criar relatórios aprofundados é relativamente mais simples.

+ Integração

Softwares de automação costumam integrar setores inteiros. ERPs, por exemplo, buscam essa ligação com a finalidade de exercer um controle maior sobre todos os processos.

Dessa forma, a leitura de dados é muito mais precisa e as ações em cima dos processos são super assertivas, gerando impactos imediatos.

+ Qualidade

Além de tudo, a automação de processos torna sua produção mais eficiente, o que aumenta a qualidade das entregas. Sem erros recorrentes, a condução operacional entra em um ritmo de produção que preza, primeiro, pela satisfação do cliente. 

– Custos

Por fim, tamanha eficiência resulta em uma considerável diminuição dos custos em sua empresa.

Seja no que condiz ao uso otimizado de matérias-primas e fontes de energia, como também referentes ao retrabalho originários de falhas operacionais e erros estratégicos.

A automação de processos tende a tornar a leitura e o acesso aos dados muito mais transparente, contribuindo com inteligência de verdade para o planejamento estratégico corporativo.

Os principais tipos de software de automação de processos

Entre os softwares que se destacam na automação de processos, contribuindo para um melhor andamento operacional e estratégico das empresa, se destacam:

# ERPs

O ERP é um dos principais softwares de gestão automatizada de processos. Normalmente, ele se aplica no back-office da companhia, integrando setores como RH, contabilidade, fiscal, suprimentos e etc.

Ele elimina a necessidade de vários programas para controlar cada operação, automatizando pequenas tarefas e centralizando as informações.

# CRMs

O CRM é o queridinhos dos setores de comunicação e vendas, pois automatiza várias tarefas relacionadas à gestão de clientes.

E-mails marketing, base e segmentação de leads, criação de projetos de conteúdo, envio de potenciais clientes ao time comercial… Tudo pode ser automatizado por um CRM.

# Automação da Qualificação de Fornecedores

O software de Automação da Qualificação de Fornecedores agiliza o processo de homologação dos parceiros comerciais.

O U-Qualify by Stratesys, por exemplo, valida a qualificação de fornecedores de forma automática, armazenando e conferindo documentos legais e certificados.

Com isso, sua gestão de fornecedores se mantém otimizada, em conformidade com seu compliance corporativo e ainda melhorando a sua relação com os parceiros comerciais.

A automação de processos corporativos é o caminho para o futuro das empresas. Como seu negócio está lidando com isso?

A hora de modernizar sua gestão é agora. Por isso, é essencial começar da base: a gestão de fornecedores.

Que tal melhorar a forma que você qualifica os seus parceiros comerciais com os recursos do U-Qualify by Stratesys? Venha conversar com nossos especialistas e solicite uma demonstração!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Software para homologação de empresas com mais de 20 fontes de verificação.

Nos acompanhe

Entre em contato

Telefone: (11) 4280-8482

E-mail: contato@uqualifyapp.com

© U-qualify – Todos os direitos reservados 2020-2021.