A automatização de processos pode trazer inúmeros benefícios ao seu negócio e já é considerado um elemento essencial para o futuro das empresas. Confira!
A automatização de processos é o futuro do mundo dos negócios como conhecemos. Se você quer que a sua empresa prospere daqui para frente, é preciso conhecer e dominar o tema.
Mas você sabe do que a automatização de processos se trata?
Quando você lê a palavra “automação”, provavelmente a primeira coisa que vem à sua mente são robôs construindo carros.
No entanto, não é disso que estamos falando, que mais se assemelha à automação industrial.
A automatização de processos de negócio (ou BPA — Business Process Automation) significa automatizar processos e fluxos de trabalho (como processos de aprovação de documentos).
Nesse conteúdo, vamos falar mais sobre esse assunto, desvendando tudo sobre a automatização de processos e os benefícios para a gestão empresarial.
Continue a leitura para aprender mais!
O que é a automatização de processos?
Automatização de processos trata-se do uso de tecnologia para executar tarefas ou processos em uma empresa, substituindo a execução manual, repetitiva e de pouco valor.
Assim, minimizam-se custos, aumenta-se a eficiência e agilizam-se os processos.
Ou seja, é o uso direto da tecnologia para automatizar algumas tarefas administrativas, aumentando a produtividade.
É uma definição comum, que tem origem no Glossário da Gartner, uma das principais consultorias de tecnologia do mundo:
“A automação de processos de negócios (BPA) é definida como a automação de processos e funções de negócios complexos, além da manipulação de dados convencionais e atividades de manutenção de registros, geralmente por meio do uso de tecnologias avançadas.
Ele se concentra em “administrar o negócio” em oposição aos tipos de esforços de automação de “contar o negócio” e, muitas vezes, lida com processos essenciais orientados a eventos e de missão crítica.
O BPA geralmente apóia os trabalhadores do conhecimento de uma empresa na satisfação das necessidades de seus vários constituintes.“
Qual a importância da automatização de processos?
A automatização de processos é uma forma das organizações otimizarem suas operações com uso da tecnologia.
Assim, empresas digitalmente maduras reduzem sua dependência da intervenção humana, automatizando uma série de tarefas repetitivas.
Em algumas organizações, a automatização de processos é algo amplamente adotado, de forma que afeta toda a organização, não apenas a TI.
A automatização de processos já o futuro dos negócios
Você sabia que a automatização de processos já ocupa um lugar relevante na operação de muitas empresas em todo mundo?
É o que diz um estudo de 2020 da McKinsey, que constatou que 31% das empresas já possuem uma função interna totalmente automatizada.
Em muito, isso se dá pelo uso de Inteligência Artificial, Aprendizado de Máquina e outras tecnologias relacionadas.
É uma forma de potencializar a operação desses sistemas que possibilitam a automatização de processos.
Em setores puramente administrativos, como RH ou de Compras, isso significa uma enorme ajuda com as tarefas rotineiras.
É o caso de uma atividade específica, a localização de documentos para realizar qualquer tarefa.
Um estudo da Economist Intelligence Unit (EIU) viu que, em média, os funcionários gastam 25% do seu tempo apenas procurando por documentos.
No entanto, a porcentagem varia bastante, podendo chegar a até 50%.
Muita coisa, certo?
É justamente nesse tipo de brecha que a automatização de processos age, economizando tempo e aumentando a produtividade.
Como a automatização de processos funciona na qualificação de fornecedores?
Há uma infinidade de processos que podem se beneficiar da automatização, mas a qualificação de fornecedores talvez seja um dos que mais se aproveita da inovação.
Você sabe: o processo de qualificação que todos os seus fornecedores passam, no qual seu time de Compras deve revisar documentos e certificados que garantam que o parceiro comercial possa realmente atender a sua empresa.
Afinal, algumas organizações apenas aceitam negociar com outras que possuem certo nível comprovado de eficiência, que pode ser medido com um Certificado ISO, por exemplo.
No entanto, realizar esse processo manualmente pode ser um verdadeiro desafio.
Falamos de várias e várias horas gastas na verificação e requalificação de cada fornecedor.
Se a sua empresa conta com uma carteira minimamente ampla, o tempo despendido pode ser enorme.
Agora, uma solução que automatiza a qualificação de fornecedores pode eliminar toda essa carga de trabalho.
Assim, 100% desse processo fica por conta da tecnologia, que faz a verificação automaticamente e em múltiplas fontes de consulta oficiais.
Desse modo, não há brechas no processo e você recebe em mãos um relatório sobre a situação de cada parceiro comercial.
Ou seja, é uma forma de economizar tempo e dinheiro, além de garantir que sua rede de fornecedores seja a mais qualificada possível!
E tudo isso é possível com o U-Qualify, um sistema de qualificação de fornecedores que faz exatamente tudo isso que descrevemos acima!
Quer conhecer mais sobre a ferramenta e entender na prática os impactos super positivos da automatização de fornecedores? Teste o U-Qualify gratuitamente!