6 motivos para automatizar sua Gestão de Fornecedores em 2022

Te contamos 6 motivos pelos quais você deve apostar na automatização de processos na gestão de fornecedores e no setor de compras. Confira!

Já é hora das organizações olharem para a gestão de fornecedores com outros olhos, enxergando o peso dessa atividade e o quão essencial ela é para o sucesso do negócio. Nesse sentido, automatizar a gestão de fornecedores é essencial.

Veja bem, a gestão de fornecedores não está mais restrita apenas ao gerenciamento de um banco de dados de parceiros comerciais e as comunicações feitas com eles.

Hoje, é preciso conhecê-los cada vez melhor, tornando-os parceiros importantes em todas as operações de negócios.

Isso inclui o planejamento e a integração dos fornecedores nas políticas e diretrizes do negócios, em métricas de desempenho mais transparentes e responsáveis, no gerenciamento de risco robusto e eficaz, e assim por diante.

Automatizar os processos desse setor significa tornar a relação com os fornecedores mais suave e consistente, de modo a facilitar para que eles próprios possam se superar e melhorar suas entregas.

No entanto, nós sabemos, não são todos os negócios que visualizam o cenário assim. A tecnologia, para muitas empresas, ainda é um tabu.

A seguir, separamos 5 motivos pelos quais você deve olhar com diferentes olhos para a automatização da gestão de fornecedores, mostrando o valor que essa transformação pode agregar. Confira!

1# Reduz custos

Com uma melhor capacidade de alcançar um número maior de fornecedores, calcular as necessidades de fornecimento, melhor prever suas demandas e gerenciar melhor os contratos, você reduz os custos atrelados ao setor de Compras.

A automação fornece à equipe de compras uma visão ampla de suas operações, ajudando o departamento a reduzir custos continuamente, bem como a identificar áreas onde os gastos parecem altos demais.

Com um sistema automatizado, os gerentes podem garantir que as despesas propostas sejam somente aquelas necessárias.

Enquanto isso, a equipe de compras pode examinar dados históricos sobre gastos com fornecedores, o que permite entender de forma aproximada quais os principais gastos — o que lhe dá maiores possibilidades de renegociar contratos.

2# Menos gastos imprevistos

Com a automatização de processos, você centraliza os dados de todos os seus contratos e informações de fornecedores em um só lugar, tornando mais fácil para as partes interessadas dentro da empresa comprarem o que precisam.

Com tudo em um local de fácil acesso, você evita que gastos imprevistos ou fora do contrato aconteçam com frequência, pois centraliza os dados sobre cada contrato, de modo que todos os participantes do processo saibam o que foi requisitado.

3# Aumenta a confiança nas relações com fornecedores 

Estabelecer relacionamentos de longo prazo com fornecedores requer transparência e uma linha clara de comunicação.

A automação de processos na gestão de fornecedores ajuda a estabelecer uma melhor comunicação com os parceiros, em tempo real, o que permite o fácil rastreamento do status do pedido, maior economia de tempo e custo, bem como uma resolução rápida das reclamações.

4# Maior visibilidade

Com a automatização da gestão de fornecedores, as informações de fornecedores, custos e dos pedidos realizados estão ao seu alcance.

O rastreamento de pedidos se torna muito mais fácil quando todas as informações de uma compra estão em um único lugar.

Além disso, os dados coletados oferecem melhor transparência em todo seu Supply Chain, fornecendo tanto a visão macro, como a visão micro dos processos.

E, compartilhando dados com seus fornecedores, você pode até obter insights sobre os outros níveis da cadeia de valor, o que maximiza seu potencial de previsão e gestão de riscos.

5# Acelera o crescimento do negócio

Antes da transformação digital, o setor de Compras e a Gestão de Fornecedores eram considerados uma função de suporte aos negócios.

Ao contrário de vendas e marketing, eram funções que apoiavam outros departamentos, mas na prática não agregavam nenhum valor ao negócio.

Agora, o cenário mudou, especialmente com movimentos como o Supply Chain 4.0.

Com iniciativas como descontos por pagamento antecipado e a análise da elasticidade dos preços, o setor de Compras se transformou, especialmente no quesito financeiro.

Agora, você pode utilizar a automatização de processos para gastar menos e ainda obter os mesmos resultados ou até melhores.

Como? Com o uso do Big Data e análise de dados, por exemplo, que permite a você mergulhar no histórico de cada fornecedor, identificando os preços praticados, de modo a cruzar com os preços do mercado e buscar alternativas de negociação.

#6 Reduz os riscos

Outra preocupação importante na gestão de fornecedores é a necessidade de ficar de olho nos parceiros comerciais, garantindo que eles entreguem a qualidade máxima.

Com ferramentas integradas de gerenciamento de fornecedores, é mais fácil acompanhar a qualidade dos fornecedores, o que melhora a gestão de riscos.

Um exemplo é o U-Qualify, um sistema inteligente que automatiza a homologação e qualificação periódica de fornecedores.

Assim, em vez de perder dias da sua equipe verificando um a um os comprovantes e certificados do seus fornecedores, você tem em mãos um software que automatiza todo processo!

 

Gostou do que aprendeu? Esperamos que esse conteúdo mostre a você a importância da automatização de processos no setor de Compras e na gestão de fornecedores!

Se interessou pelo U-qualify, que mencionamos acima? Então aproveite e teste a solução gratuitamente em sua empresa!

Para seguir aprendendo sobre gestão de fornecedores, é só continuar lendo o nosso blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Software para homologação de empresas com mais de 20 fontes de verificação.

Nos acompanhe

Entre em contato

Telefone: (11) 4280-8482

E-mail: contato@uqualifyapp.com

© U-qualify – Todos os direitos reservados 2020-2021.